Pular para o conteúdo principal

DOIS ALERTAS DO CEPMAA: DESCARTE DE LIXO EM LOCAL INADEQUADO E PONTO TURÍSTICO FECHADO PARA VISITAÇÃO

por Luciana G. Rugani - Recebi hoje algumas fotos e dois pedidos de alerta do CEPMAA (Centro de Estudo e Proteção do Meio Ambiente Aquático). As fotos de hoje e de terça passada são de um local em frente ao convento e revelam que infelizmente tornou-se ponto habitual de descarte de lixo. As pessoas que agem dessa forma não têm consciência do mal que causam à cidade e do quanto isso reflete em suas próprias vidas.
Dias atrás postamos aqui o alerta referente ao esgoto neste mesmo lugar (clique aqui para ler). Vale destacar que o convento tem alta relevância turística e histórica. Ao continuar dessa forma, tornando-se um habitual ponto de lixo e sujeira, os turistas levarão consigo a lembrança de uma cidade suja, uma péssima impressão que pode marcar a referência de nossa cidade no turismo. E depois, desfazer essa imagem é muito mais difícil. 
O ideal seria que as pessoas não descartassem seu lixo ali, pois ali não é local para isso. Mas, considerando então que parece que já fizeram deste local um ponto de descarte habitual, reforçamos o alerta do CEPMAA de que não basta ao poder público apenas limpar. É preciso que seja encontrada uma maneira de que esse lixo frequentemente ali lançado não permaneça a céu aberto, suscetível a espalhar-se com facilidade. 
Sendo assim, fica aqui nossa sugestão para que se coloque ali uma caçamba coletora de forma que o lixo não fique frequentemente espalhado a céu aberto, sujando e enfeiando nossa cidade. 

por CEPMAA - O CEPMAA vem, mais uma vez, alertar as autoridades competentes de que não basta limpar. Não é cabível uma lixeira a céu aberto na frente de dois importantes pontos turísticos e históricos. Uma cidade que não trata sua história com respeito não merece ser visitada e sem turismo essa cidade morre. Ali não é local de lixo.

fotos de hoje, 28/08/17:

Fotos de terça-feira passada, dia 22/08/17:



O segundo alerta que recebemos foi em relação à visitação da Fonte do Itajuru. Todos conhecem a importância histórica da fonte e sabem que ali é um ponto turístico que desperta muita atenção dos visitantes interessados em conhecer nossa história. 
Acontece que a fonte tem permanecido fechada durante todo o dia e não há nem uma placa com determinação de horário em que o local possa estar aberto à visitação pública. Seria interessante que fosse determinado um horário para visitação e que neste período o local da fonte permanecesse aberto sob os cuidados da guarda municipal.

por CEPMAA - Um importante ponto turístico (Fonte do Itajuru) fechado! Em termos de turismo, isso representa muito para a cidade, pois como um turista interessado no estudo de nossa história vai conhecê-la? Por isso afirmamos que uma cidade que trata sua história dessa forma não merece ser visitada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J