por Luciana G. Rugani - Em comunicado oficial por e-mail enviado dia 29 de agosto, a Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Cabo Frio anunciou que no dia 21 de setembro, em comemoração ao dia da árvore, a Fonte do Itajuru seria aberta à visitação pública, com segurança, jardim temático e outras melhorias. Assim dizia o comunicado:
"...Para fechar a programação, no dia 21, Dia da Árvore, acontece a inauguração da Fonte do Itajuru, a partir das 9h. O local passou por reformas, como a troca de todo o gradil e a pintura da guarita. Além disso, a Fonte vai ganhar um jardim temático com plantas endêmicas, como pau-brasil, guapeba, pitangas, aroeira, entre outras. “canteiro cabo-friense, flora nativa”. O projeto Kombination promete animar a entrada do Parque no dia da inauguração, para entreter os visitantes.
Para o secretário de Cultura, Ricardo Machado, a reabertura da Fonte do Itajuru vai abrir uma nova possibilidade de turismo, além de recuperar parte da história de Cabo Frio:
“Não temos dúvidas que a Fonte é um dos marcos mais importantes da nossa cidade e a reabertura vai reavivar a história desta que é a sétima cidade mais antiga do Brasil. E isso vai proporcionar mais uma bela opção para os turistas, de conhecer o local que abastecia a cidade na colonização”, destaca ele.
Para o coordenador de Meio Ambiente, Eduardo Pimenta, quem mais vai ganhar com a reabertura da Fonte é a população e a cidade como um todo: “Vamos dar segurança ao local para que a população possa desfrutar de todo aquele paraíso. O lago também foi revitalizado”, comentou Pimenta".
Hoje nosso blog recebeu do Centro de Estudo e Pesquisa do Meio Ambiente Aquático (CEPMAA) fotos atuais da Fonte do Itajuru através das quais percebemos que infelizmente a abertura à visitação pública anunciada no comunicado não foi efetivada. O local continua fechado e com aspecto de abandono. Lamentável que um ponto histórico de tamanha relevância para a história da cidade siga dessa maneira! É mais um pouco da história que se perde a cada dia e mais um atrativo turístico que fica abandonado.
No facebook há um grupo intitulado "Casarões Antigos, Histórias e Relíquias" destinado a tirar do esquecimento os monumentos históricos de todo o país. O grupo tem mais de 10 mil participantes e o post sobre a fonte do Itajuru já teve mais de 400 curtidas. Através dos comentários podemos perceber a tamanha indignação dos participantes em relação a essa questão.
Seguem abaixo o comunicado da prefeitura, com destaque no trecho sobre a abertura da Fonte do Itajuru, as fotos tiradas hoje pelo CEPMAA e o link e comentários para o grupo do facebook "Casarões Antigos, Histórias e Relíquias".
Fica aqui também nossa solicitação para que a questão seja resolvida o mais breve possível para que mais este pedaço de nossa história não se perca e possa ser devidamente divulgada para os turistas e cidadãos.


por CEPMAA - Fonte do Itajuru ainda fechada, feriado chegando e principal ponto histórico ainda abandonado . Cidade que não zela por sua história não merece ser visitada.
Grupo de facebook - comentários sobre a questão (clique no nome do grupo para acessar o post do facebook)
Casarões Antigos, Histórias e Relíquias
Comentários
Postar um comentário