terça-feira, 31 de outubro de 2017

PAZ

Por Jaqueline Brum (escritora cabo-friense), do livro "Palavras à flor da pele"
"Não existe um caminho para a paz, a paz é o caminho." (Gandhi)

Precisamos de Paz!

Mais que usar a palavra paz é necessário refletir seu real significado e entender o que falta para conseguirmos usá-la com mais verdade e muito mais frequência, não como súplica, mas como algo real e concreto nas sociedades. O ser humano precisa de paz urgente!

São Francisco de Assis disse a respeito da paz: "Para você pregar a paz, primeiro você deve ter a paz dentro de você". Será um sonho ou desejo utópico? Será que algum dia conseguiremos deitar a cabeça no travesseiro em plena paz?

Maravilha quando o ser humano está bem consigo mesmo e busca uma harmonia elevando sua dimensão espiritual, psíquica, emocional. Seja através de uma conexão com Deus, com o universo ou com a natureza. É um sentimento pleno encontrar a paz dentro de si e ainda assim estar conectado ao mundo e às pessoas. No entanto, é possível estar em paz em um mundo de guerras?

Todos os dias somos bombardeados com notícias que avassalam nosso eu, e se há humanidade em nós, não dá pra ser indiferente à dor alheia. São tantas notícias que nos deixam horrorizados, apavorados. Observamos que a mesma espécie que dá a vida, também mata cruelmente e comete inúmeras atrocidades contra seu semelhante.

Somos tão contraditórios!

Há tanta fome, miséria e dor que humanamente é difícil saber de tudo isso e não se incomodar, ficar em paz.

Tentar "sublimar" e esquecer e fingir que não existem problemas sociais graves que nos afetam pode nos tornar frios e egoístas, por outro lado, é preciso cuidado, certo limite. É importante o auto-conhecimento. Conhecer, entender suas limitações, descobrir o que está ao seu alcance, o que você pode mudar, o que você pode transformar. Não podemos sozinhos transformar o mundo, as pessoas...

Precisamos, com cautela, começar de dentro pra fora. Percebemos que o ser humano está em constante conflito com o seu eu e cada um precisa se achar, se descobrir, se conhecer e perceber que há beleza dentro de cada um de nós. Dentro de cada pessoa há belezas e mistérios!

Por que o tormento, o lamento e a dor?

Um dia não estaremos mais aqui, tudo aqui é passageiro. A paz deveria ser constante...

Precisamos de paz!

Precisamos ficar em paz!