Pular para o conteúdo principal

FEIRA LITERÁRIA "FASES E FATOS” COMEÇA NESTA QUINTA-FEIRA

       

Evento terá palestras, apresentações musicais, lançamento de livros e entrega do Prêmio Cora Carolina de Literatura

Começa nesta quinta-feira (9) e vai até sábado (11), na Casa de Cultura José de Dome (Charitas), a Feira Literária “Fases e Fatos”. O evento, que conta com palestras, apresentações musicais, lançamento de livros e entrega do Prêmio Cora Carolina de Literatura, é promovida pela Editora Comunicação e tem o apoio da Secretaria de Cultura.

Com tema “A mulher na literatura”, a feira tem o objetivo de incentivar a leitura na cidade. “Queremos estimular o hábito da leitura e transformar as pessoas através dos livros. A feira e o prêmio promovem também a confraternização dos artistas e mostra a importância deles nas suas categorias”, comentou a diretora da editora Comunicação, Keetherine Giovanessa.

O Charitas fica localizado na Avenida Nossa Senhora da Assunção nº 855, no Centro de Cabo Frio. O espaço sedia exposições artísticas temporárias e permanentes, e pode ser visitado de segunda à sexta-feira, de 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 20h.

Programação:

Quinta-feira (9)
17h  – Palestra com a professora Andréa Rezende com o tema “Das femininas às feministas. A luta pela inclusão e ascensão da mulher na literatura”
18h30 – Apresentação da banda Limite Alternativo
19h – Lançamento do livro Palavras à Flor da Pele, da escritora Jaqueline Brum
20h45 – Entrega do Prêmio Cora Coralina de Literatura nas categorias Melhor Livro e Melhor Poesia.

Sexta-feira (10)
17h – Palestra com a professora Mônica Cabral com o tema “Os cinco poderes da palavra”
18h30 – Apresentação com a cantora Lorena Brites
19h – Lançamento do livro “A Propriedade Lexical no ensino de produção de textos”, da professora Mônica Cabral
20h45 – Entrega do Prêmio Cora Coralina de Literatura nas categorias Melhor Crônica Revelação do Ano e Melhor Projeto Sociocultural

Sábado (11)
17h – Palestra com a coach Andreia Menezes com o tema “A importância da leitura no desenvolvimento de emoções positivas”
18h – Lançamento da Antologia Fascínios
19h – Concerto com o pianista da série Jovens Pianistas
20h – Bate-papo com Laura Baptista sobre a “Literatura Feminista”
20h45 – Entrega do Prêmio Cora Coralina de Literatura nas categorias Melhor Escritor, Destaque Cultural e Destaque Literário

Att.
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura de Cabo Frio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto.
A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos problemas …

DEMOLIÇÃO DOS QUIOSQUES NA PRAIA DAS CONCHAS E ILHA DO JAPONÊS

Na sexta-feira passada (15), aconteceu a demolição de quiosques na Praia das Conchas e na Ilha do Japonês por fiscais do INEA. Incrível a forma autoritária como as coisas acontecem hoje! Parece que o desrespeito e a força têm sido os principais instrumentos para atingir os objetivos! A questão ali estava sub judice, não havia ainda sentença determinando a demolição, como podem ver abaixo na tramitação do processo. E ainda, a forma como foram feitas as demolições revela total despreparo. Não respeitaram os carrinhos de ambulantes ali guardados, destruíram TUDO, quebraram vidros sem o menor cuidado e preocupação, deixando os pedaços espalhados pela areia da praia, agredindo aquele ambiente natural. Muito triste ver como tornou-se comum resolver as coisas "na marra". Falta total de respeito com anos de trabalho, afinal os quiosques pertenciam a trabalhadores e foram demolidos sem decisão judicial para tal. Seria muito bom saber o que a prefeitura tem a dizer sobre esse triste, lame…

POESIA "COM LU", DE HAIRON HERBERT DE FREITAS

Linda, maravilhosa poesia!!

Com Lú
O amor não acaba, o amor só aumenta. Experimente uma frase, Espere mais e comente.
Seja velho, seja jovem, Esqueça o tempo que passou. O momento é agora, Aproveite tudo com amor.
Não chore, não clame, Seja firme, seja honesto. Não viva mau seus sentimentos, Aos restos estranhos, acalento.
Contudo o amor revigora, Mesmo no atrapalho da hora, Volta sempre sem demora.
O amor é sem fim, É eterno em mim, Consciente estou, Quando estou com amor.
Hairon H. de Freitas 15/7/2019