Pular para o conteúdo principal

LIVRO QUE CONTA A HISTÓRIA DA ESTRADA DE FERRO MARICÁ SERÁ LANÇADO EM CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - Havia em Cabo Frio uma estação da Estrada de Ferro Maricá que foi de grande importância para a história do desenvolvimento da cidade. O seu prédio, que é avalorado pelo Inepac/Iphan e tombado pelo Imupac, encontra-se à venda.  Para que seja realizado o tombamento estadual da estação, pedimos a colaboração de todos os amantes da história, e em especial da história de Cabo Frio, para que assinem o abaixo-assinado clicando neste link
Peçam também aos seus amigos!
__________________________________________________

Um dos capítulos relata a importância dos salineiros da região

A história do transporte no país está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico e social. Em Cabo Frio não é diferente. Somente com a chegada da Estrada de Ferro Maricá, em setembro de 1937, a cidade teve ligação direta com a capital e locais dos arredores. A rodovia foi um marco no desenvolvimento das cidades da Região dos Lagos. O sal, o cal e os produtos produzidos nas lavouras, com a integração da estrada de ferro que vinha de Maricá, puderam ser comercializados. A viagem para a capital, que antes era feita em lombo de burro ou em barcos que navegavam pela Lagoa de Araruama e, muitas vezes levava 10 horas, também foi encurtada e mudou a rotina dos moradores destas cidades.

A história da Estrada de Ferro Maricá, que narra a instalação da ferrovia que no final do século XIX interligou o município de São Gonçalo a Maricá, e no início do século XX interligou a Baía da Guanabara, em Neves, São Gonçalo, à Lagoa de Araruama, em Iguaba, e em seguida a Cabo Frio, é contada nas páginas do livro “Estrada de Ferro Maricá – Desenvolvimento Regional da Área Litorânea do Estado do Rio de Janeiro”, do jornalista e historiador Célio Pimentel. Filho do então chefe da estação de Iguaba, Sotero Luiz Pimentel, Célio tem uma ligação direta com a rodovia, pois nasceu via parteira na estação de Iguaba.

“Tem um capítulo no livro que escrevo sobre os salineiros da região, pois eles despachavam o sal durante todo o tempo em que o trem circulou. Cito nome por nome das famílias. Estou muito emocionado em lançar o livro em Cabo Frio porque meu pai chegou a trabalhar na estação do Jacaré na década de 40”, conta o escritor.

O livro vai ser lançado em duas ocasiões em Cabo Frio. No Charitas, no dia 15, às 18h, e no Solar dos Massa, no dia 22, de 9h às 11h.
imagem

Att.
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura de Cabo Frio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J