Pular para o conteúdo principal

PRAIA DO FORTE ABANDONADA PELA FISCALIZAÇÃO

Hoje fomos surpreendidos com a notícia de uma barraquinha de pizza com botija de gás que pegou fogo na Praia do Forte. Digo "surpreendidos", porém não tanto, pois, se considerarmos a total falta de fiscalização e abandono em que se encontra a praia, podemos dizer que era algo anunciado.

Sabemos que acidentes podem acontecer, porém, geralmente, em relação ao uso de gás, se está de acordo com as normas de segurança e em perfeitas condições de funcionamento, a probabilidade de acidentes é mínima, quase zero. E, como se trata de uma atividade na praia, o mínimo que esperamos é que seja devidamente licenciada e constantemente fiscalizada.

Não temos visto fiscais na praia! E isso digo em relação a vários tipos de problema. Não vemos fiscalização destas barraquinhas com gás, não vemos fiscalização coibindo o som em excesso, carros e bugres na areia e pessoas jogando bola ou frescobol com a praia cheia. Em relação ao som, no início do mês aconteceu um fato no mínimo esdrúxulo: um grupo de turistas chegou na praia com uma caixa de som enorme, essas de som profissional mesmo, com duas baterias de carro para mantê-las em funcionamento. Chegaram, instalaram e pronto! Som em alto volume, praia lotada. Falta total de bom senso e educação. Fiscalização? Nenhuma! Passaram assim o dia de praia!

Outra questão relevante: não vemos medidas de preservação e cuidado com a vegetação nativa, e também não há nenhuma fiscalização nesse caso, a ponto de os barraqueiros fazerem livremente uma "escadinha" com sacos de areia por cima da vegetação, como um atalho, simplesmente para não darem a volta pela areia, no caminho adequado, e pegarem a rampa de acesso.

Tudo isso são questões que poderiam facilmente serem resolvidas se houvesse uma fiscalização estratégica com um planejamento de ações diárias, constantes, e intensificadas na alta temporada. Se queremos melhorar essa questão do turismo, o primeiro passo é cuidar das ações de fiscalização, pois a cidade está virando um modelo do "aqui tudo pode". Os maiores absurdos estão acontecendo em Cabo Frio! São "flanelinhas" mandando estacionar em áreas de preservação e cobrando antecipadamente quantias absurdas, são "turistas" que vêm para a cidade em alta temporada para exercerem atividades ilícitas, enfim, um caos geral. E a imagem que levam é que a malandragem pode vir e atuar à vontade em Cabo Frio, por isso é preciso que o poder público intensifique a fiscalização dentro da legalidade e mostre que não é assim que funciona.

É preciso lembrar que a Praia do Forte é o principal cartão postal. Se está assim, o que podemos dizer do restante da cidade?

Luciana G. Rugani


Sacos de areia em cima da vegetação, atalho dos barraqueiros destruindo a vegetação nativa
Foto: divulgação
Em laranja, barraquinha pegando fogo na Praia do Forte.
Imagem: Flávio Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J