Pular para o conteúdo principal

PROGRAMAÇÃO DA 28ª SEMANA TEIXEIRA E SOUSA

 28ª Semana Teixeira e Sousa ganha novas atrações
Programação terá exposições, gincanas, passeios, palestras e várias outras atividades

Neste mês de março Cabo Frio vai sediar a 28ª Semana Teixeira e Sousa. A Secretaria de Cultura já definiu a programação do evento que é tradicional na cidade. Para isso, alguns ajustes foram realizados na última semana. As atividades serão realizadas em diferentes pontos culturais da cidade como Charitas, Solar dos Massa, subsede da Biblioteca Professor Walter Nogueira (São Cristóvão), Teatro Municipal e Fazenda Campos Novos.

A Semana Teixeira e Sousa foi criada por meio da Lei Municipal nº 1106/1991 passando a fazer parte do calendário oficial do município de Cabo Frio, e em 06 de julho de 2012 passou a constar também do calendário oficial de eventos do Estado do Rio de Janeiro através da Lei Estadual nº 6290/2012. A Semana foi criada para homenagear o escritor cabo-friense Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa (1812-1861), considerado o primeiro romancista brasileiro, autor do livro O Filho do Pescador, de 1843.

Confira a programação completa:

03/03 a 08/04 – Praça Porto Rocha das 8h às 22h - Praça de Leitura e Artes – 5 tendas com livros para venda

16/03 – Charitas, 19h - Exposição “Mitologia Africana Conhecendo Orixás”, do artista plástico Marcelo Moraes

21/03 – Praça Porto Rocha, 10h – Reinstalação do busto de Antonio Gonçalves Teixeira e Sousa, Apresentação musical do Cras, grupo Amadeus

21/03 – Praça Porto Rocha, 10h – Gincana de Artes Plásticas (exposição das obras no Solar dos Massa)

21/03 – Solar dos Massa, 15h – Tarde Literária (encontro com os escritores Roberto Amorim, Meri Damasceno e Lindberg Brito)

21/03 – Charitas, 18h – Intervenções, expressões artísticas e culturais afro-brasileira (grupo Africanize – Afrodance e Arthur Guimarães - grafite)

21/03 – Charitas, 19h – Ato Comemorativo do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial (entidades do movimento negro de Cabo Frio)

21/03 – Charitas, 19h30 – Palestra “Respeito dá o tom”, com o diretor do Programa de Igualdade Racial da Prolagos Josélio Raymundo

21/03 – Charitas, 20h – Show musical com Karen Oliveira

22/03 – Praça Porto Rocha, 10h30 – Varal de Poesias com a participação de estudantes da Rede Pública de Ensino

22/03 – Solar dos Massa, 15h – Tarde Literária (encontro com os escritores Luciana Branco e Paulo Orlando)

22/03 – Charitas, 19h – Noite de autógrafos e lançamento dos livros “Fiel” e “Efetivo Variável”, do escritor Jessé Andarilho, e mesa redonda com o tema “Juventude negra e o novo recado da literatura brasileira”, com a participação da também escritora Ana Lisboa

22/03 – Praça Porto Rocha, 19h – 2ª edição do projeto Notáveis na Música, com a participação dos artistas Jorge Villas, Vinicius Santa Rosa, Juliana Feliciano, Osvaldo Guimarães, Rafael Sena, Zarinho Mureb, Rodrigo Félix, Tadeu Uchoa, André Guimarães

22/03 – Praça Porto Rocha, 20h – Chegada do Pedal Cultural Cabo Frio (Bike Night, com saída da Expedicionário da Pátria, em São Cristóvão) e performance de Teixeira e Sousa com o artista Carlos Antônio de Oliveira

23/03 – Solar dos Massa, 15h – Tarde Literária (encontro com os escritores Jaqueline Brum, Andrea Rezende e Paulo Cotias)

23/03 – Charitas, 19h – Lançamento do livro “Gomeia, a arte de tecer o invisível”, do escritor e jornalista Carlos Nobre, além de mesa redonda com debate sobre a trajetória histórica do babalorixá Joãozinho da Gomeia

24/03 – Charitas, 18h – Sarau Flores Literárias – Apresentação da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio (ALACAF)

24/03 – Charitas, 20h – Show musical com Keriun Hapuk

25/03 – Fazenda Campos Novos, 9h – Ações afirmativas para criação do Centro de Referência da Cultura Afro-Brasileira (entidades do Movimento Negro, quilombolas, Prolagos, Grupo Quilombo, Suppir, Fundação Palmares, OAB, IPHAN)

25/03 – Charitas, 19h – Série Jovens Pianistas com Raisa Richter (piano) e Bezaleel Ferreira (clarinete)

26/03 – Praça Porto Rocha, 10h - Projeto Caminhos da História especial Teixeira e Sousa, saída do busto na Praça

26/03 – Subsede da Biblioteca Walter Nogueira (São Cristóvão), 9h – Apresentação da Esquete Teixeira e Sousa

26/03 – Subsede da Biblioteca Walter Nogueira (São Cristóvão), 15h – Oficina de Redação com alunos do curso de teatro da biblioteca

26/03 – Solar dos Massa, 15h – Tarde Literária (encontro com escritores Luis Carlos Cunha, Mônica Cabral, Mauricio Cardoso e José Correia)

27/03 – Solar dos Massa, 15h – Tarde Literária (encontro com os escritores Vinicius Santa Rosa, Rosana Andreia e Lorena Brites)

27/03 – Charitas, 19h – Mesa Redonda com o tema “A Providência” – Nossa identidade e outros olhares a Teixeira e Sousa” (mediadores: Paulo Cotias, Manoel Justino e José Correia)

27/03 – Charitas, 20h – Show musical com a cantora Sarah Dhy

28/03 – Solar dos Massa, 15h – Conversando sobre a história de Cabo Frio especial “Cabo Frio na obra de Teixeira e Sousa”

28/03 – Teatro Municipal Inah Mureb, 18h – Reabertura do Teatro Municipal; Exposição coletiva no foyer: “Descrevendo em arte paisagens ao romancista”

28/03 – Teatro Municipal Inah Mureb, 18h30 - Entrega das Comendas Teixeira e Sousa

28/03 – Teatro Municipal Inah Mureb, 19h - Mesa Redonda com o tema “Cabo Frio na literatura do escritor José Lins do Rêgo” (mediador: José Correia)

28/03 – Teatro Municipal Inah Mureb, 20h – Apresentações teatrais do grupo Oficena: “Tribobo City” e “Médico à força”

Att.
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura de Cabo Fri

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto.
A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos problemas …

DEMOLIÇÃO DOS QUIOSQUES NA PRAIA DAS CONCHAS E ILHA DO JAPONÊS

Na sexta-feira passada (15), aconteceu a demolição de quiosques na Praia das Conchas e na Ilha do Japonês por fiscais do INEA. Incrível a forma autoritária como as coisas acontecem hoje! Parece que o desrespeito e a força têm sido os principais instrumentos para atingir os objetivos! A questão ali estava sub judice, não havia ainda sentença determinando a demolição, como podem ver abaixo na tramitação do processo. E ainda, a forma como foram feitas as demolições revela total despreparo. Não respeitaram os carrinhos de ambulantes ali guardados, destruíram TUDO, quebraram vidros sem o menor cuidado e preocupação, deixando os pedaços espalhados pela areia da praia, agredindo aquele ambiente natural. Muito triste ver como tornou-se comum resolver as coisas "na marra". Falta total de respeito com anos de trabalho, afinal os quiosques pertenciam a trabalhadores e foram demolidos sem decisão judicial para tal. Seria muito bom saber o que a prefeitura tem a dizer sobre esse triste, lame…

POESIA "COM LU", DE HAIRON HERBERT DE FREITAS

Linda, maravilhosa poesia!!

Com Lú
O amor não acaba, o amor só aumenta. Experimente uma frase, Espere mais e comente.
Seja velho, seja jovem, Esqueça o tempo que passou. O momento é agora, Aproveite tudo com amor.
Não chore, não clame, Seja firme, seja honesto. Não viva mau seus sentimentos, Aos restos estranhos, acalento.
Contudo o amor revigora, Mesmo no atrapalho da hora, Volta sempre sem demora.
O amor é sem fim, É eterno em mim, Consciente estou, Quando estou com amor.
Hairon H. de Freitas 15/7/2019