PROGRAMA TRANSFORMEAÇÃO - CONSCIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE

Hoje participei do programa TransformeAção, com Nádia Rouefski, na Jovem TV.

Conversamos sobre um assunto essencial hoje em dia que é "Consciência e Sustentabilidade". Faz-se urgente uma mudança de hábitos, o despertar de uma consciência que nos possibilite enxergar com mais profundidade e amplidão o ambiente em que estamos inseridos e a forma como interagimos e interferimos no equilíbrio deste ambiente.

A sustentabilidade nos permite usufruir dos recursos disponíveis de forma com que eles não se esgotem para gerações futuras. Leva-nos a pensar no todo e mais além, fora do imediatismo tão comum ao mundo extremamente capitalista e consumista, nos proporciona uma percepção mais clara do outro, seja este outro uma pessoa ou qualquer ser vivo. O meu modo de pensar um fato ou uma realidade pode não ser o mesmo do outro, o que eu imagino que seja pode não ser, então é importante sabermos conviver com essa diversidade sem medo de expor o que sentimos, o que pensamos, e, pelo contrário, crescendo e aprendendo com essa troca, com esse compartilhamento. Rompermos de vez com tantos bloqueios que nos impedem de seguir adiante, de sentir, de amar e assim conseguirmos perceber a realidade do outro e compreender suas razões, tornando-nos, dessa forma, seres mais empáticos e, portanto, mais afinados com um modo de ser e com uma visão sustentáveis da vida.
Aqui no blog há alguns textos sobre este assunto que complementam este tema, como:

Segue o vídeo com a gravação do programa. Vale a pena assistir, eu aprendo muito com os programas da Nádia. São esclarecedores e sempre com temas atuais e diversos. Cliquem no vídeo abaixo:

1. Espetacular!!!!!!
    Assuntos que deveriam se tornar cotidiano como fonte de esclarecimento e educação .
    Minha pós, foi Gestão Ambiental. Estamos muito retrogados e distante de uma conscientização mundial,porém, toda tentativa é muito válida.
    O povo de forma Mundial,precisa dos governantes para uma política literalmente,social e empresarial em toda sua plenitude de forma cosciente e prática na coleta,transporte,destino e reciclagem ,para que aconteça de fato uma política Ambiental Sustentável .
    Achei o máximo.
    Parabéns à todos.
    Meu carinho,
    ELIANE Campelo

ResponderExcluir
  2. Gostei do conjunto da obra. O Assunto em si, os vídeos relativos e a dinâmica das apresentadoras na abordagem do assunto em pauta. Foi prazeroso de fato. Parabéns a todos que se propõe a trazer a público as razões pelas quais precisamos nos reeducar no sentido de preservar o nosso ambiente e o habitat natural de outras espécies. Uma verdadeira aula de preservação ambiental! Pena que as pessoas tem preguiça de ler um texto de apenas 100 (cem) palavras ou um vídeo de apenas 40(quarenta)minutos, ainda que nele contenha informações que podem salvar sua vida e planeta. Farei a parte que me cabe : Compartilhar com todos os amigos e demais blogs.

ResponderExcluir

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J