Pular para o conteúdo principal

ALAIR CORRÊA - 44145: MEU CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL

Para deputado estadual não é novidade pra ninguém: seguirei apoiando o amigo Alair Corrêa, que fez um grande trabalho por Cabo Frio. Nos anos de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004, respectivamente segundo e terceiro mandato de Alair, Cabo Frio teve um boom de desenvolvimento. A cidade adquiriu toda a infraestrutura necessária para uma melhor qualidade de vida de seus cidadãos e também para que se tornasse referência no turismo. Foram construídas escolas, hospitais, foi feito o manilhamento e pavimentação de 70% de toda a cidade, pontos turísticos foram organizados, a cidade ganhou título de cidade mais limpa do Brasil, entre outras muitas realizações. Quem conheceu Cabo Frio antes e depois de 97 sabe bem o que estou dizendo. O seu governo foi, sem dúvida nenhuma, e até mesmo seus adversários sabem bem disso, o que mais realizou em prol de Cabo Frio.

A partir daí, a cidade viu seu número de habitantes ser aumentado ano a ano de forma vertiginosa. Era grande o número de pessoas que a cada ano escolhiam-na para morar. A cidade passou de pequena para média, segundo classificação oficial.
 
No último governo de Alair (2013-2016), aconteceu o ápice da queda de arrecadação, quando a cidade recebeu as mais baixas parcelas de royalties de toda sua história, chegando a parcelas ínfimas, praticamente zero perto do que eram antes e do que são hoje.  A trimestral caiu de 40 milhões para 40 mil reais, e a parcela mensal caiu de 17 milhões para 4 milhões apenas. Então tínhamos o seguinte cenário: agora uma cidade média, com muitas escolas municipais (inclusive de nível médio, apesar de não ser obrigação do município), com muitos hospitais de excelência, e uma arrecadação repentinamente em queda brusca tanto dos royalties, devido à crise da Petrobrás, como também das outras fontes de arrecadação, devido ao auge da crise nacional. Foi o período mais crítico já vivido até hoje na economia da cidade, com muitos transtornos, porém, ainda assim, Alair prosseguiu até o final do governo mantendo ativas as unidades de serviços.

Reconheço e acompanhei o esforço feito por ele para segurar as rédeas e não deixar que houvesse ainda mais caos e prejuízo para a cidade caso tivesse optado por extinguir de vez escolas e hospitais, conquistas obtidas nos tempos da alta arrecadação. E seu esforço em manter tais conquistas tanto foi válido que, logo no primeiro trimestre de 2017, já no governo de seu sucessor, a arrecadação de royalties teve sua maior alta desde 2014 e a partir daí foi subindo, voltando à normalidade, inclusive hoje com perspectivas de alta ainda maior nos próximos meses, portanto a cidade hoje já tem condições de manter toda a estrutura de serviços que Alair construiu nos seus mandatos passados e que, esforçosamente, manteve ativa até o final, sem deixar que fosse definitivamente perdida.



Luciana G. Rugani

Comentários

  1. Eu passei, eu vivi... sei exatamente esse trajeto, como foram bons e alvissareiros os anos de glória e como foi difícil manter o que conquistamos...Mas continuamos no caminho, com esperancas e muito entusiasmo. Como se diz: tjm!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto.
A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos problemas …

DEMOLIÇÃO DOS QUIOSQUES NA PRAIA DAS CONCHAS E ILHA DO JAPONÊS

Na sexta-feira passada (15), aconteceu a demolição de quiosques na Praia das Conchas e na Ilha do Japonês por fiscais do INEA. Incrível a forma autoritária como as coisas acontecem hoje! Parece que o desrespeito e a força têm sido os principais instrumentos para atingir os objetivos! A questão ali estava sub judice, não havia ainda sentença determinando a demolição, como podem ver abaixo na tramitação do processo. E ainda, a forma como foram feitas as demolições revela total despreparo. Não respeitaram os carrinhos de ambulantes ali guardados, destruíram TUDO, quebraram vidros sem o menor cuidado e preocupação, deixando os pedaços espalhados pela areia da praia, agredindo aquele ambiente natural. Muito triste ver como tornou-se comum resolver as coisas "na marra". Falta total de respeito com anos de trabalho, afinal os quiosques pertenciam a trabalhadores e foram demolidos sem decisão judicial para tal. Seria muito bom saber o que a prefeitura tem a dizer sobre esse triste, lame…

POESIA "COM LU", DE HAIRON HERBERT DE FREITAS

Linda, maravilhosa poesia!!

Com Lú
O amor não acaba, o amor só aumenta. Experimente uma frase, Espere mais e comente.
Seja velho, seja jovem, Esqueça o tempo que passou. O momento é agora, Aproveite tudo com amor.
Não chore, não clame, Seja firme, seja honesto. Não viva mau seus sentimentos, Aos restos estranhos, acalento.
Contudo o amor revigora, Mesmo no atrapalho da hora, Volta sempre sem demora.
O amor é sem fim, É eterno em mim, Consciente estou, Quando estou com amor.
Hairon H. de Freitas 15/7/2019