UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DO AEROPORTO DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani Uma obra maravilhosa, um enorme ganho para nossa cidade, para a região e para todo o estado, pois o aeroporto hoje é apoio estrutural para atividade de extrema relevância que é a atividade petrolífera. Mil vezes parabéns, Alair Corrêa, por ter sido o idealizador desta obra, por ter tido visão de enxergar além na época em que Cabo Frio ainda engatinhava no seu desenvolvimento e por ter tido a coragem de empreender e trazer mais desenvolvimento para nossa região. Conheçam a história dessa realização:

por Alair Corrêa

Recebi de um amigo esse elogio: " ALAIR, ACOMPANHEI A SAÍDA E CHEGADA DE AERONAVES NO AEROPORTO, FIQUEI IMPRESSIONADO. POSSO AFIRMAR, VOCÊ É O CARA MEU AMIGO! “

CONHEÇA ENTÃO UM POUCO DA HISTÓRIA DO AEROPORTO DE CABO FRIO

Em 1983 assumi meu primeiro Mandato como Prefeito. Fui logo em busca do meu principal projeto: o Aeroporto.
Em 1985, negociei a área necessária com o Grupo Perynas, conseguindo UM MILHÃO DE METROS para sua construção! Em 1986, esperava iniciar a obra, mas não foi possível porque o Governador BRIZOLA resolveu emancipar o nosso quarto distrito, Arraial do Cabo. Nossa Cidade tinha o ICMS como sua principal receita porque éramos o único produtor brasileiro de barrilha fabricada pela Alcalis, em Arraial do Cabo. O ICMS era para Cabo Frio naqueles tempos como é hoje o petróleo. Diante da perda de receita causada pela emancipação, fomos obrigados a suspender todas as obras e engavetar o projeto do Aeroporto. Encerrei o ano de 1988 sem ter iniciado a obra, esse foi o último ano do meu primeiro mandato.
Ao sair da Prefeitura, fiquei com receio que meus sucessores loteassem a área e dessem aos seus eleitores, já que a área tinha Um Milhão de Metros Quadrados, o equivalente a 3.000 LOTES. O que poderia ser uma farra nas mãos deles. Mantive e pedi a quem trabalhou comigo sigilo sobre a área conquistada, pois tinha esperança de voltar a governar a cidade. Fora da prefeitura tomei conta da terra como se fosse minha, pois sabia que se a perdesse, uma outra com esse tamanho seria quase impossível conseguir novamente.
Terminei meu primeiro mandato em 1988 com o ICMS em queda, assim como encerrei o último mandato em 2016 com o PETRÓLEO também despencando.
Nos dois mandatos, mesmo sendo um distante do outro - o primeiro, há 20 anos, quando também encerrei meu governo sem pagar o 13 salário, também havia perdido o ICMS por causa da emancipação do Distrito de Arraial do Cabo.

Pela segunda vez em 1996 voltei a Prefeitura, era o meu segundo mandato. Já nos primeiros dias coloquei a escritura das terras em baixo do braço e junto com o falecido amigo Jacoh Mureb fomos para o Rio e Brasília, trabalhamos muito junto a outros dois amigos que preferiram o anonimato, conseguimos a verba e já no ano seguinte, em 1997 começávamos a grande obra. Três anos depois inaugurávamos a nossa maior obra, O AEROPORTO INTERNACIONAL DE CABO FRIO!
Como um homem que chora, ri e se emociona, vivi uma de minhas maiores emoções, peguei em São Paulo um avião para Cabo Frio lotado de turistas. Já chegando em Cabo Frio ouço a voz do comandante. "O TEMPO EM CABO FRIO É DE SOL, EM CINCO MINUTOS ESTAREMOS POUSANDO NO AEROPORTO INTERNACIONAL DE CABO FRIO". Imaginem, meu coração acelerou, era minha obra dando frutos! O comandante continuou, “SENHORES PASSAGEIROS SE ENCONTRA NESSE AVIÃO O IDEALIZADOR DESSE AEROPORTO, O PREFEITO ALAIR CORREA"!
Foi emocionante ver 110 desconhecidos batendo palmas para mim. Levantei, as palmas aumentaram e acenei agradecendo. Foi demais minha emoção, mais meu coração aguentou! O Aeroporto virou a página do turismo da cidade.