Pular para o conteúdo principal
A matéria traz estudos realizados que retratam o crescimento do número de viagens motivadas por grandes shows. Segundo estes estudos, as pessoas estão viajando mais em busca de espetáculos, inclusive os próprios brasileiros dentro do próprio país. Dois seriam os principais motivos: a expansão internacional de alguns artistas e as facilidades de se viajar que vieram com a internet.
A matéria trata, principalmente, de shows particulares, contudo, as principais justificativas apresentadas cabem tanto para shows particulares quanto públicos. Lembrei-me, então, dos grandes carnavais, como o carnaval da Bahia, por exemplo, que, segundo o governo daquele estado, foi mais uma vez um grande sucesso neste ano de 2019, inclusive, o governador do referido estado teria ressaltado que "há uma 'ebulição cultural', não só em Salvador, mas em todas as nossas cidades que têm vocação turística". ( https://bahia.ba/politica/carnaval-bahia-e-a-bola-da-vez-diz-rui-costa-sobre-turismo/ )
E, após analisar sob este amplo foco, lembrei do caso de nossa cidade. Quantos eventos, como festas e shows, ficaram marcados para sempre em Cabo Frio! Desde as festas religiosas até os carnavais e grandes shows! Hoje a cidade não tem mais estas grandes festas. Atualmente, são promovidos apenas pequenos eventos cujo maior foco é o público regional. São importantes, claro, porém não conseguem fortalecer o nome da cidade turisticamente como ela merece. Em feriados prolongados, por exemplo, vemos a cidade vazia, sem atrações como havia antes. A cidade perdeu muito de sua fama nacional ligada às grandes festas.
Tivemos especialmente um prefeito famoso por promover a cidade e inseri-la no panorama turístico nacional. Foi ele quem tornou possível que a cidade ficasse conhecida e marcada pelas mais belas festas. Não direi seu nome, mas vamos recordar:
Quem foi este prefeito que fazia grandes festas como: o maravilhoso Natal de Luz, com as meninas cantoras de Petrópolis; o Réveillon com o segundo maior show de fogos do estado do Rio, cuja estrutura inclusive serviu de modelo para a mudança da instalação dos fogos na capital, quando deixaram de ser colocados na areia e passaram a ser colocados em balsas no mar; as festas de Carnaval com trios elétricos; o Cabofolia; o Tatuí Elétrico, único do país; a Barqueata Elétrica; as festas do Camarão, da Padroeira e do São Cristóvão; a bela encenação da paixão de Cristo na Semana Santa; a Festa do Divino; as festas para os funcionários públicos e para os professores; os belíssimos desfiles cívicos nas comemorações do aniversário da cidade; as festas nos bairros, dentre tantas outras?
Quem foi este prefeito que trouxe para Cabo Frio grandes cantores e bandas nacionais e até internacionais, isso tudo sem esquecer dos artistas locais, que geralmente abriam os grandes shows e participavam da programação destes eventos? Vejamos alguns artistas e bandas que se apresentaram na cidade, incluindo o segundo distrito:

1) Roberto Carlos
2) Daniel
3) Leonardo
4) Zezé de Camargo e Luciano
5) Sandy e Junior
6) Kelly Key
7) Jota Quest
8) Roupa Nova
9) Paralamas do Sucesso
10) Capital Inicial
11) O Rappa
12) TiTãs
13) Só pra Contrariar
14) Paula Fernandes
15) Luan Santana
16) Anita
17) Zeca Pagodinho
18) Harmonia do Samba
19) É o Tcham
20) Araketu
21) Chiclete com Banana
22) Joana
23) Claudia Leite
24) Daniela Mercury
25) Cheiro de Amor
26) Ivete Sangalo
28) Tchacabum
29) Alexandre Pires
30) Terra Samba
31) Molejo
32) Os Morenos
33) Os Travessos
34) Karametade
35) Netinho
36) Raça Negra
37) Barão Vermelho
38) Sambô
39) Revelação
40) Neguinho da Beija flor
41) Os Morenos
42) Gang do Samba
43) Elymar Santos
44) Pepeu Gomes
45) Frank Aguiar
47) Thiaguinho
48) Orquestra Sinfônica
49) Coral Meninas de Petrópolis
50) Asa de Águia
51) Tuca Fernandes
52) Sorriso Maroto
53) Grupo Raça
54) Lulu Santos, dentre tantos outros artistas.

Pode até ser que alguns nomes desta lista não agradem a todos, porém é fato que suas apresentações sempre foram grande sucesso de público e a diversidade de gostos deve ser respeitada.
Para concluir, sabemos que o povo brasileiro gosta de curtir estes eventos. Cresce a cada dia o número de pessoas que buscam na internet os calendários de shows e programam suas viagens com este foco. Sendo assim, creio que este prefeito sabia onde estava pisando quando promoveu tantos eventos que fizeram com que a cidade se destacasse turisticamente. Suas ações foram, naquela época, em consonância com o estilo e gosto de grande parte dos que fazem turismo no Brasil, além de terem sido previamente "antenadas" com a tendência futura de crescimento deste segmento que hoje vemos consolidar-se.
Depois de todas estas colocações, fica a pergunta: qual o nome deste prefeito?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POESIA "COM LU", DE HAIRON HERBERT DE FREITAS

Linda, maravilhosa poesia!!

Com Lú
O amor não acaba, o amor só aumenta. Experimente uma frase, Espere mais e comente.
Seja velho, seja jovem, Esqueça o tempo que passou. O momento é agora, Aproveite tudo com amor.
Não chore, não clame, Seja firme, seja honesto. Não viva mau seus sentimentos, Aos restos estranhos, acalento.
Contudo o amor revigora, Mesmo no atrapalho da hora, Volta sempre sem demora.
O amor é sem fim, É eterno em mim, Consciente estou, Quando estou com amor.
Hairon H. de Freitas 15/7/2019

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto.
A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos problemas …

LANÇAMENTO DE MEU LIVRO "MAR DE PALAVRAS" E DO LIVRO "SURFANDO NAS LETRAS", DE ROBERTO AMORIM

Ontem, no Charitas, aconteceu o lançamento de meu livro "Mar de Palavras" e do livro "Surfando nas Letras", de Roberto Amorim. Com a presença de diversos amigos, escritores e poetas, a noite foi um show de poesia e alegria!Para mim foi uma emoção sem tamanho! Ao som do piano de Vania Meireles, amigos queridos declamaram nossas poesias e nos dirigiram palavras engrandecedoras. Foi uma noite mágica!  Para quem deseja adquirir um livro, basta procurar no site https://sebodolanati.com.br/ com o Fábio Lanati. O livro está a venda também nas seguintes lojas virtuais: Americanas, Submarino, Shoptime, Amazon, Estante Virtual, Portal dos Livreiros, Sebos OnLine, Megaleitores e no site Leu Vendeu. Abaixo segue um pequeno vídeo com algumas fotos oficiais do evento, um segundo vídeo com a filmagem completa do evento e algumas fotos: