Pular para o conteúdo principal

DIA DAS MÃES....NA REAL

Não quero aqui repetir os dizeres tão propagados pela mídia nos últimos dias, nem quero me dirigir àquelas mães perfeitas formadas no imaginário popular, idealizadas pela propaganda. Posso até contrariar algumas opiniões, mas devo expressar o que penso e fazer minha homenagem àquelas que realmente são merecedoras 
Ser mãe não é simplesmente gerar. Isso é apenas uma condição biológica. Por isso não digo que amor de mãe é maior que qualquer amor. Antes de tudo, é preciso compreender o sentido real da palavra "mãe" e da palavra "amor".
Sabemos que há muitas mulheres que vêm em um filho a oportunidade de se garantirem na vida, até mesmo financeiramente. Sabemos também que há muitas mulheres que fazem do filho um canal para suprir suas frustrações Sabemos, ainda, que há mulheres que espancam e cometem atrocidades, aberrações, com seus filhos. Há ainda aquelas que "vendem" suas filhas ainda adolescentes ou as entregam para "poderosos"em troca de dinheiro ou benesses, desvirtuando-as moralmente. Sabemos que isso tudo até hoje acontece, ainda que com a utilização de métodos mais sofisticados.
Eu não me dirijo a estas mulheres. Desculpem, mas não as considero mães, apenas fêmeas que pariram. Qualquer mulher que veja no filho uma oportunidade de se garantir, está desrespeitando-o enquanto ser humano, tratando-o como objeto de sua posse, como um brinquedo para satisfação de suas vaidades.
Quero me dirigir àquelas que, antes de tudo, sabem que o filho é um ser vivo que merece respeito e que está na Terra para evoluir enquanto ser espiritual que é, e não para ser instrumento de satisfação de ninguém. 
Quero me dirigir àquelas que são seres humanos naturalmente imperfeitos, mas que, conscientes disso, buscam dar o melhor de si, dentro de suas possibilidades, e cumprir sua missão com amor e dedicação. 
Quero me dirigir às que não possuem a pretensão de serem “supermães”, mas possuem a sabedoria de discernir entre o que está ou não dentro de suas possibilidades, aceitando, com humildade, que muitas vezes não podem mudar o curso do rio que corre, que isso não é motivo para se entregarem à dor e sofrimento, e sim razão para o exercício da compreensão.
Quero me dirigir àquelas que lutam consigo mesmas para entender que amor é diferente de apego, que filho não é posse, que é preciso respeitar sua individualidade, ideias e caminhos escolhidos, e que a base do amor é a amizade sem cobrança.
Quero me dirigir à mãe que vive, que batalha, que já sofreu muito, mas que segue em frente sem "entregar os pontos".
A esta mãe que me dirijo hoje para desejar que as bênçãos, por ela a nós ofertadas, a ela retornem multiplicadas mil vezes. Que o aconchego que sentimos em sua presença continue confortando nossos corações e faça morada eterna em nosso ser, amenizando nossas lutas diárias. Que Deus lhe devolva todo o bem que nos ofertou. Meus parabéns e agradecimentos neste dia especial, que é todo seu! 

Comentários

  1. Lindo! Ser mãe é padecer no paraíso dando glória á Deus, ser mãe é o dom mais sublime da terra. Ser mãe é dar o melhor de si. Eu amo ser mãe do ser mais lindo que Deus criou. Parabéns á todas as mães.

    ResponderExcluir
  2. Bela mensagem dos dias das mães

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J