Pular para o conteúdo principal

AOS MEUS CAROS AMIGOS, LEITORES E SEGUIDORES

Caros amigos, leitores e seguidores

Considerando o fato de que alguns amigos me perguntaram sobre qual candidato a prefeito eu apoiaria desta vez, venho informá-los o seguinte:

Amigos, antes de tudo, gostaria de reforçar que tudo o que já escrevi até hoje aqui em meu blog, em relação à política, todo trabalho e apoio sempre foram enquanto cidadã cabo-friense.  Nunca tive cargo, nunca fiz parte da folha de pagamento da administração da cidade e nunca fui funcionária de político. O apoio que dei foi em via totalmente unilateral, fruto de minha vontade e da admiração que tinha pelo trabalho de um político. Não vivo de política, não trabalho com política. Apenas sou uma pessoa que gosta de se posicionar, de estar ativa em relação ao dia a dia da cidade e de manifestar apoio aos nomes que escolho. 

Nesta eleição que se aproxima, temos dois principais nomes. Um deles é José Bonifácio (Zé, ou Zezinho, como é conhecido na cidade), economista, candidato com muita experiência, conhecedor de Cabo Frio e sua história, uma pessoa íntegra e de caráter. Digo isso baseado em minhas observações e conhecimento sobre sua pessoa e também em depoimentos de pessoas que o conheceram de perto há muitos anos. Inclusive Alair Corrêa, seu antigo adversário político, comentou comigo, há uns dois anos, sobre a integridade de Zé, e já falou isso em entrevistas também. Além disso, penso, e já postei isso várias vezes nas minhas redes sociais, que Cabo Frio, na situação difícil em que se encontra, não pode abdicar de ter um prefeito experiente, que conheça a fundo cada canto da cidade e sua administração. 

O outro candidato (que chamarei aqui de "o segundo") diz representar tudo o que eu considero de mais destrutivo que temos visto na política ultimamente. Um nome sem história, sem experiência, sem nenhum trabalho social e nenhuma ação representativa na cidade. Elegeu-se deputado já visando a cadeira da prefeitura, apesar de ter dito, quando eleito, que cumpriria seu mandato de deputado. A política que este nome representa é a política das fakenews, que tanto prejuízo já causou a todos nós.

Enfim, prezo muito pela coerência. Penso que um ser humano tem seus valores, princípios e ideias que regem um caminhar. As nossas ações, opções, e até mesmo nossas mudanças de opinião, são guiadas por aquilo que prezamos em nosso íntimo, por nosso aprendizado e pelas constatações que observamos no decorrer da vida. Assim, eu não poderia caminhar agora com outro nome que não o de José Bonifácio. Jamais abriria mão de meus ideais e valores para caminhar em outra direção.

E, aos que devem estar curiosos em relação à minha situação com Alair Corrêa, pelo fato de termos caminhado juntos há mais de dez anos, informo que Alair me conhece bem e sabe que eu nunca poderia seguir com o segundo nome. Inclusive, em março, quando conversávamos sobre política e ele ainda era pré-candidato, eu disse a ele que, se algum dia, por acaso, ele viesse a desistir, eu seguiria com Zé e jamais poderia apoiar o segundo nome, pois, caso o fizesse, estaria sendo totalmente incoerente com tudo que penso e expresso em meus textos e em minhas redes sociais. Alair entendeu, disse que ele e Zé hoje em dia são amigos e têm uma boa relação. E, no início deste mês, quando Alair postou sua mensagem abdicando da candidatura, respondi a ele lamentando sua decisão e reafirmando o que já havia dito sobre meu apoio ao Zé. Ele me disse ser um bom nome e compreendeu minhas colocações. E, vale dizer ainda, algo que prezo muito em Zé é a forma educada e sem ofensas com que sempre tratou a todos, inclusive a seus adversários e também ao próprio Alair Corrêa. Mesmo quando muitos batiam em Alair em razão do seu último governo, inclusive pessoas da parte do outro candidato, ao qual estou aqui neste texto chamando de "o segundo", Zé nunca o ofendeu, muito pelo contrário. Em todas as entrevistas às quais assisti, quando questionado sobre Alair, Zé falou muito bem e afirmou a boa relação que ambos têm atualmente.

Por fim, apesar de minha participação como pré-candidata na política partidária ao lado do então pré-candidato Alair Corrêa ter sido cogitada, essa ideia ficou por terra. Eu não tenho nenhuma pretensão de seguir em política partidária e nem tampouco de lidar mais com política da forma como lidei. Resolvi seguir até dia 15/11 por já estar neste caminho, então irei conclui-lo até sua data final, mas somente até aí.

Venho, então, convidar meus amigos e seguidores para caminhar com Zé e apoiá-lo como candidato à prefeitura de Cabo Frio para que possamos ter uma cidade livre, que não seja negociada e que não tenha que servir a interesses outros que não os da coletividade e os legítimos de sua população. José Bonifácio é economista, tem muita experiência em administração pública, pois já foi prefeito duas vezes, e por isso, também tem muitas realizações e obras na cidade. Não podemos ficar inertes, é preciso que façamos nossa parte para o bem de nossa Cabo Frio. Se a cidade já passa por situação difícil e grave em sua administração, a experiência administrativa é quesito essencial do qual não se pode abrir mão.

Luciana G. Rugani

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto.
A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos problemas …

DEMOLIÇÃO DOS QUIOSQUES NA PRAIA DAS CONCHAS E ILHA DO JAPONÊS

Na sexta-feira passada (15), aconteceu a demolição de quiosques na Praia das Conchas e na Ilha do Japonês por fiscais do INEA. Incrível a forma autoritária como as coisas acontecem hoje! Parece que o desrespeito e a força têm sido os principais instrumentos para atingir os objetivos! A questão ali estava sub judice, não havia ainda sentença determinando a demolição, como podem ver abaixo na tramitação do processo. E ainda, a forma como foram feitas as demolições revela total despreparo. Não respeitaram os carrinhos de ambulantes ali guardados, destruíram TUDO, quebraram vidros sem o menor cuidado e preocupação, deixando os pedaços espalhados pela areia da praia, agredindo aquele ambiente natural. Muito triste ver como tornou-se comum resolver as coisas "na marra". Falta total de respeito com anos de trabalho, afinal os quiosques pertenciam a trabalhadores e foram demolidos sem decisão judicial para tal. Seria muito bom saber o que a prefeitura tem a dizer sobre esse triste, lame…

LANÇAMENTO DE MEU LIVRO "MAR DE PALAVRAS" E DO LIVRO "SURFANDO NAS LETRAS", DE ROBERTO AMORIM

Ontem, no Charitas, aconteceu o lançamento de meu livro "Mar de Palavras" e do livro "Surfando nas Letras", de Roberto Amorim. Com a presença de diversos amigos, escritores e poetas, a noite foi um show de poesia e alegria!Para mim foi uma emoção sem tamanho! Ao som do piano de Vania Meireles, amigos queridos declamaram nossas poesias e nos dirigiram palavras engrandecedoras. Foi uma noite mágica!  Para quem deseja adquirir um livro, basta procurar no site https://sebodolanati.com.br/ com o Fábio Lanati. O livro está a venda também nas seguintes lojas virtuais: Americanas, Submarino, Shoptime, Amazon, Estante Virtual, Portal dos Livreiros, Sebos OnLine, Megaleitores e no site Leu Vendeu. Abaixo segue um pequeno vídeo com algumas fotos oficiais do evento, um segundo vídeo com a filmagem completa do evento e algumas fotos: