Pular para o conteúdo principal

COMO OS NARCISISTAS REALMENTE PENSAM E AGEM

Matéria publicada no site Psiconlinews


Muitas vezes ouvimos o termo narcisista, mas o que isso realmente significa? Este termo designa alguém que gosta de ser o centro das atenções ou que simplesmente gosta da sua aparência? Ou há algo mais?
A literatura psiquiátrica define os narcisistas como possuindo traços específicos, como tendo um senso de direito ou exigindo uma admiração excessiva. Mas o que os indivíduos narcisistas realmente gostam no dia-a-dia?
Qualquer um que tenha convivido ou trabalhado com um narcisista irá responder: os narcisistas se vêem de forma totalmente diferente em comparação com os outros, tornando aqueles que os cercam menos valorizados. Tudo gira em torno do narcisista. Esse comportamento é apropriado para o estágio de desenvolvimento de uma criança de 2 anos. Mas é preocupante quando um homem de 40 anos precisa desse nível de apreciação.
Os narcisistas vitimam aqueles que os rodeiam apenas pelo fato de ser quem são, e eles não mudarão. Essa afirmação pode lhe parecer extrema, até você ouvir as histórias daqueles que foram vítimas de um narcisista. Então você percebe o quão tóxicas as relações com esses indivíduos podem ser.
Trabalhe para um chefe narcisista, e ele/a pode fazer você ficar doente fisicamente ou psicologicamente. Conviver com um pode ser pior. No livro Dangerous Personalities , podemos encontrar relatos de indivíduos que foram vítimas de uma personalidade narcisista. São histórias de infâncias roubadas, casamentos destrutivos e relacionamentos onerosos, um refrão pode ser destacado: os narcisistas se vêem tão especiais que ninguém mais importa. Ninguém.

Como os narcisistas se vêem

1. Eu me amo, e sei que você também. Na verdade, todos me amam. Não consigo imaginar alguém que não.
2. Não preciso me desculpar. Você, no entanto, deve entender, aceitar e me tolerar, não importa o que eu faça ou diga.
3. Há poucas pessoas como eu no mundo, até agora não conheci ninguém igual. Eu sou o melhor _______ (gerente, empresário, amante, aluno, etc.).
4. A maioria das pessoas não está à minha altura. Sem eu para liderar, os outros não seriam nada.
5. Agradeço que existam regras e obrigações, mas essas se aplicam principalmente a você, porque eu não tenho tempo nem a inclinação para cumpri-las. Além disso, as regras são para pessoas comuns, e estou muito acima da média.
6. Espero que você aprecie tudo o que sou e tudo o que eu consegui por você – porque sou maravilhoso e sem falhas.
7. Desejo que fôssemos, mas não somos e nunca seremos. Lembro-lhe com frequência não-amigável que eu sou a pessoa mais inteligente da sala e o quão bem eu fui na escola, nos negócios, na família, etc. – e você deve ficar agradecido.
8. Posso parecer arrogante e altivo, e tudo bem. Eu simplesmente não quero ser visto como sendo você.
9. Espero que você seja fiel a mim o tempo todo, não importa o que eu faça. No entanto, não espere que eu seja leal a você de qualquer maneira.
10. Eu vou criticar você, e espero que você aceite, mas se você me criticar, especialmente em público, eu ficarei com raiva de você. Mais uma coisa: nunca vou esquecer nem perdoar, e retribuirei a você de uma maneira ou de outra – sou um “colecionador de feridas”.
11. Espero que você esteja interessado no que tenho a dizer. Eu, por outro lado, não estou interessado em você ou no que você tem a dizer, então não espere muito interesse da minha parte pela sua vida. Eu simplesmente não me importo.
12. Não sou manipulador. Eu simplesmente gosto de fazer as coisas do meu jeito, não importa o quanto isso incomode os outros ou como isso faz com que eles se sintam. Não me importo com o que os outros sentem – os sentimentos são para os fracos.
13. Espero gratidão em todos os momentos, mesmo pelas menores coisas que faço. Quanto a você, espero que você faça o que eu peço.
14. Eu só ando com as melhores pessoas e, francamente, a maioria dos seus amigos não estão à minha altura.
15. Se você fizesse o que eu disse, as coisas seriam melhores.

Como você pode imaginar, não é fácil conviver ou trabalhar com alguém que pensa ou se comporta desse jeito. A experiência daqueles que o fizeram nos ensina o seguinte: os narcisistas se superestimam e desvalorizam os outros, incluindo você. Você nunca será tratado como um igual, você nunca será respeitado, e você será desvalorizado o tempo todo por necessidade, para que eles possam se superestimar.
Como lidar com uma personalidade narcisista
Conhecer os traços da personalidade narcisista e como os narcisistas se vêem é útil, mas também é preciso saber o que pode acontecer quando você estiver ligado a eles. Alguns vínculos, como filhos, parentes próximos ou idosos, podem não nos dar escolha. Nesses casos, cabe a amigos, parentes, professores, associados e colegas de trabalho apoiá-los o melhor que pudermos.
E há aqueles que escolhem tentar recuperar a pessoa, por causa de finanças, circunstâncias, ou porque estão em um relacionamento ou casamento complicado. Para eles, eu digo, cuidado: você pagará um preço. Aqueles que escolhem viver ou trabalhar com uma personalidade narcisista devem estar preparados para aceitar o seguinte:

1. Aceite que você não é igual, porque os narcisistas sentem que não têm iguais.
2. Aqueles sentimentos de insegurança, consternação, descrença ou incongruência que você está enfrentando são reais e continuarão.
3. Para que o narcisista se supere, você precisará ser desvalorizado. Prepare-se para se degradar repetidamente.
4. Você será tratado de maneiras que nunca imaginou, e terá que aprender a tolerar isso.
5. As necessidades e desejos do narcisista vêm em primeiro lugar – não importa o quão inconveniente sejam para você.

Esta é a verdade irrepreensível sobre como os narcisistas se vêem, como eles se comportarão e como eles podem fazer você se sentir. Eu queria que fosse uma imagem melhor, mas os sobreviventes dessas personalidades irão dizer-lhe que é muito ruim e tóxico. Como Stuart C. Yudofsky explica em seu livro Fatal Flaws, a personalidade verdadeiramente narcisista é “severamente falha de caráter”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto. A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos

TEXTO EXCELENTE SOBRE RESILIÊNCIA

Como se forma um gênio como o escultor Auguste Rodin?   por Regis Mesquita   Blog www.psicologiaracional.com.br Em 1840 nasceu um gênio chamado Auguste Rodin? Não, ele se tornou um gênio , nasceu com potencialidades, vocações e plano de vida. A sua genialidade foi o fruto final de um longo processo de estudos, tentativas, erros, treinamentos, aprimoramentos, fracassos. Para cada obra bem feita, ele deve ter tido pelo menos uns 400 fracassos. Olhando pelo lado da proporção, o genial Rodin foi um fracassado. O pior vem agora: para cada obra Genial, para cada "obra prima", ele deve ter tido pelo menos uns mil fracassos (obviamente, estes números são projeções minhas). Rodin era pobre, foi rejeitado três vezes ao tentar entrar em escolas de artes. Mas, ele tinha uma arma infalível: ele brincava com a arte. Em nossa sociedade nós dizemos: "isto não é brincadeira, vamos fazer as coisas com seriedade. Se seguisse este preceito, Rodin teria si

PARA HENRY BOREL

Não mais o riso fácil de criança! Os bonecos a lutar, Impulsionados por frágeis mãozinhas, Agora estão inertes Como inerte está  O seu corpinho sofrido. Não mais a alegria E o gosto da liberdade Dos dias fora do calabouço, O seu cárcere de dor. Quantos gritos mudos Em abraços silenciosos. Quantas dores caladas Gritadas em olhar de pavor. Quantos pedidos no choro fácil, No rostinho escondido no ombro No colo de sua algoz. Uma criança somente, E somente só. Única! Seu riso só seu, Seu olhar, sua identidade. Sua voz, seu abraço Únicos! Sua voz agora é silêncio, A mesma voz  Que animava brinquedos A mesma voz  Que implorava socorro na fala curta. Pai, me deixa ficar contigo! A luz aqui Pra sempre se apaga. Ficarão a saudade, E consciências sem paz. Mas a luz vive além Resplandece linda entre anjos. O anjo venceu o leão da arena E em outras esferas foi sorrir, Foi brincar, Foi viver. Liberto está, Para sempre, Das mãos frias de duros golpes, Dos abraços fortes de ódio E da tortura, Que dói