Pular para o conteúdo principal

REFLEXÕES EM TEMPOS DE PANDEMIA


Creio que vivemos um tempo de revelações. Hoje em dia nada fica encoberto por muito tempo. A realidade de muitos tem sido escancarada. Vemos isso, por exemplo, nas disputas políticas, onde a essência de cada um brotou mais clara. Muitos que se passam por boa gente, mas, em defesa de seus candidatos, expressaram toda a realidade de seu íntimo de ódio, mentiras e egoísmo.
Em relação ao vírus, ele veio revelar o quanto vivemos em uma sociedade egoísta e individualista. Os pontos principais da prevenção do avanço da doença são o uso de máscara e álcool gel, além de manter o distanciamento mínimo necessário. Então, vemos que são ações que têm por base a solidariedade e respeito com o outro. Quando vemos os jovens na balada em aglomerações, pessoas sem máscara e sem os cuidados com álcool gel, e vemos o avanço da doença justamente pela falta desses cuidados básicos, percebemos o quanto cada um só pensa em si e não se importa com o outro, o quanto o individualismo predomina em nossa sociedade. E pior ainda é assistirmos a pessoas famosas promoverem eventos grandiosos, afrontando a sociedade ao escancarar a ilusão de que estão acima de tudo e de todos. É muita arrogância, egoísmo e desdém com a vida do outro.
Creio que esse está sendo apenas um primeiro teste. Para arrumar a casa, é necessário primeiramente bagunçá-la. O planeta, para se reformar e atingir um patamar um pouco mais evoluído, infelizmente ainda precisará de muitas provas, pois essa doença, pela forma como está avançando justamente pela falta de empatia de grande parte da sociedade, está servindo como diagnóstico de algumas de nossas mazelas. 
Mas nunca é experiência perdida. Uma boa parte da sociedade está se modificando e aprendendo a ter um olhar mais empático. Mas, essa ainda não é a regra, portanto sinto que, infelizmente, novas provas ainda serão necessárias. Que Deus nos dê forças e sabedoria!

Luciana Gonçalves Rugani

Comentários

  1. Verdade. Estamos mexendo nos móveis para varrer seus locais, precisamos continuar esforçando nesta limpeza, que não é fácil e exige: paciência e compreensão. Sem estes dois ingredientes não conseguiremos nada, e que, devem se tornar nossos novos hábitos.

    ResponderExcluir
  2. Verdade. Estamos mexendo nos móveis para varrer seus locais, precisamos continuar esforçando nesta limpeza, que não é fácil e exige: paciência e compreensão. Sem estes dois ingredientes não conseguiremos nada, e que, devem se tornar nossos novos hábitos.

    ResponderExcluir
  3. Deus além de nos dar força e sabedoria, tem que nos dar saúde para poder nos passar por essa pandemia!!

    ResponderExcluir
  4. Reflexão é essencial a qualquer mudança... Obrigada por proporcionar isso...

    ResponderExcluir
  5. Realmente neste ano aconteceram fatos horríveis não só no Brasil como no mundo inteiro, e o que mais tenho ouvido e lido, é que, 2020 é um ano para ser esquecido, o que não concordo, este ano deverá ser sempre lembrado. Essa pandemia veio nos mostrar como somos fracos, mas ao mesmo tempo solidários e com muita esperança, apesar do genocida que está no poder querer nos jogar para baixo todos os dias.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J