Pular para o conteúdo principal

APRESENTAÇÃO DO ESCRITOR, JORNALISTA E CONTADOR DE HISTÓRIAS, RICARDO ALBINO

por Luciana G. Rugani - Caros leitores, hoje venho apresentar o Ricardo Albino, mais conhecido como Ric.
Ric é jornalista, escritor, cronista e contador de histórias. 
Conheci Ric no Facebook, quando ele entrevistou a apresentadora Cátia Cristina, da Web Rádio "Invista em Você", de Cabo Frio. Proprietário do canal do youtube "Ricontar Histórias", onde publica seus podcasts, Ric divulga entrevistas e histórias de vida, tendo sempre por base a promoção da diversidade e da inclusão social da pessoa com deficiência. 
Vale a pena conhecer sua história de vida e seus trabalhos nas redes sociais. Segue abaixo o texto autobiográfico do autor:

APRESENTAÇÃO

por Ric

Olá! Meu nome é Ricardo Flávio Mendlovitz Albino, mas, para facilitar a vida do pessoal, todos me conhecem como Ricardo Albino ou Simplesmente o Ric.
Nascido e criado em Belo Horizonte, cheguei ao mundo prematuro de 6 meses. Tive parada respiratória e falta de oxigenação no cérebro, o que a provocou paralisia cerebral que afetou minha parte motora e minha visão. Não enxergo do olho direito e tenho metade da visão esquerda, mas digo que enxergo melhor que muita gente quando tento enxergar o outro pelo sentimento e pelo coração. 
Desde criança, amo esportes, música, arte e cultura em geral. Já usei aparelho nas pernas, andador, bengala canadense e, desde 1997, devido ao pouco equilíbrio e aos espasmos (susto involuntário, sequela da paralisia) fui para a cadeira de rodas. As rodas da cadeira, muito além de funcionarem como minhas pernas, tornaram-se minhas asas para voar rumo aos sonhos e descobertas do mundo. 
Em 2006, formei-me em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Tive um blog de crônicas e, a partir dele, fui colaborador no blog "Tudo Bem Ser Diferente" , da jornalista e minha professora Sônia Pessoa, onde são relatados fatos do dia a dia relacionados à acessibilidade e inclusão social da pessoa com deficiência. Em 2015, me formei contador de histórias no curso do Instituto Cultural Aletria. Participei de alguns eventos e festivais e, em 2017, criei a página Ricontar Histórias, do Facebook. Em 2021, nasceu o canal Ricontar Histórias , do YouTube. Nesse canal, desde julho passado e sempre uma vez por semana, faço o podcast da Ricontar, onde, além de contar minhas histórias, também ouço e compartilho outras tantas.
Como cronista e contador de histórias, descobri também em mim o dom de criar histórias. Escrevi a minha história de vida, à qual dei o título de "O Rapidinho Teimoso". Com essa história costumo abrir as apresentações que faço, por meio das quais busco motivar famílias e pessoas com algum tipo de deficiência a buscarem seus objetivos e sorrisos na arte da vida, e também busco mostrar a todos a importância da acessibilidade, fundamento básico para uma inclusão social de todos nós. 
A história "O Rapidinho Teimoso" é uma história com final itinerante, ou seja, com o final que varia conforme o local onde a estou contando. Por isso, o final é sempre diferente. A versão literária ainda está em construção.
Durante a pandemia, em isolamento social na roça com meus pais e de pés no chão, nasceu o projeto do livro "Histórias de um Rapidinho em Quarentena" que será lançado em breve, se Deus quiser.

Seguem alguns dos meus trabalhos:

Ricardo Albino, formado em Comunicação Social - Jornalismo - pelo Centro universitário de Belo Horizonte Uni-BH, em 2006.
Formado como Contador de Histórias pelo Instituto Cultural Aletria, em 2015.
Participou da Bienal do Livro de Minas, em 2015.
Criou a página facebook.com/ricontar
Participou da Semana Nacional de Museus nos anos de 2015 a 2020.
Participou do quadro "Os Contadores de Histórias", no programa Revista da Tarde, da Rádio Inconfidência AM 880, nos anos de 2018 e 2019.
Participação no programa Estação 750 Especial de domingo, da Rádio América AM 750.
Participação no Festival Surpreenda-se, no ano de 2018.
Participação no Festival Livro da Rua, nos anos de 2018 e 2019.
Participação no Encontrão dos Contadores de Histórias, nos anos de 2018 a 2020.
Participação no Salão do Livro, no Vale do Aço, no ano de 2019.
Participação nos encontrões virtuais de contadores de histórias virtuais de BH e do ES e no Salão do Livro Virtual, do Vale do Aço, no ano de 2020.

Espero vocês no meu canal no YouTube e na página no face:

https://www.youtube.com/channel/UCub-bug87iLOghsj5qu1V8Q

Facebook.com/Ricontar

Comentários

  1. Parabéns 👏👏 amigo Ricardo exemplo de superação e muita alegria .

    ResponderExcluir
  2. Muito legal! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Linda história e belo projeto! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo carinho. Se quiser seguir tenho a página no Facebook e o canal no YouTube também. Será bem vindo e desde já agradeço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J