Pular para o conteúdo principal

BANIDOS - TEXTO DE MIRTZI RIBEIRO

por Luciana G. Rugani - compartilho abaixo o texto de minha amiga escritora Mirtzi Ribeiro. Esse texto diz simplesmente tudo sobre nossa atualidade. Parabéns, Mirtzi! Assino embaixo de suas palavras!


BANIDOS
por Mirtzi Ribeiro

No MUNDO, não há mais lugar para o individual, o individualismo, o egocentrismo, assim como também para figuras populistas.
O mundo mudou, a consciência daqueles que costumam aprimorá-la, evoluiu.
O que se requer atualmente, urgentemente, são pessoas e gestores CAPAZES de se sentarem à mesa de negociações com RESPEITO, visando ao DIÁLOGO, às PARCERIAS, à COOPERAÇÃO, ao COMPROMETIMENTO, ao fato de que cada um deve fazer a sua parte no que foi acertado, negociado e definido para o TODO, para o GRUPO.
Não estamos mais na época da pedra lascada, onde o brutamontes atacava com seu tacape, levando a vítima arrastada para lhe servir, indefesa, sem voz e sem vida própria.
Não... isso precisa ficar no passado. Essa história de dizer que modelos como Trump e Bolsonaro representam uma "nova política", é um ENGODO e um AUTO-ENGANO de proporções dantescas.
Esses governantes, chamam a atenção para seu ego minúsculo e distorcido, promovem seu círculo de amigos com a ausência de controles e regramentos. Esses "amigos" ou "íntimos" deles, podem fazer tudo ao arrepio das leis, inclusive, cometer todos os ilícitos e prevaricações sem nenhuma restrição e sem qualquer tipo de punição: SEM ÉTICA, acham-se acima das leis e da moral, e, no "direito" de poder fazer TUDO o que lhes apraz, mesmo que subtraiam da sociedade. Esses gestores, ainda por cima, ignoram o coletivo, favorecem segregação e discórdia, pregam ódio que destilam impiedosamente sobre aqueles que não fazem adesão incondicional a eles, veneram personalidades obscuras que perpetraram torturas e mortes.
Daí se pergunta: por que espiritualistas, evangélicos de diversas denominações e fração da igreja católica ENDEUSAM esses obscuros? Serão esses os sepulcros caiados dos quais falava o Mestre Jesus? Possivelmente, SIM. Seriam esses os vendilhões do tempo, que o Cristo encarnado abominou? SIM... Seriam eles mesmos.
É totalmente inapropriado dizer que esses elementos são da LUZ, ao contrário, estão imersos na ESCURIDÃO do ESPÍRITO, e, representam o que há de mais vil, mesquinho, degradante e odioso na raça humana.
Seus fiéis seguidores estão com a MARCA da insígnia do Grande Reich cravada em seus corações, ressuscitando as hostes demoníacas que inspiraram seu Führer. Supremacistas e ególatras, tentam se manter em patamares acima dos demais mortais.
Se alguém falar sobre inclusão, sobre a necessidade de redução de desigualdades sociais, de erradicação da fome, de valorização da mulher, de respeito à opção sexual de alguém, é visto por eles como "comunista".
Essas criaturas colocam-se em um pedestal, confinam-se em sua BOLHA anti-realidade, e, defendem tudo o que é indefensável. Esse comportamento, entretanto, é a anti-civilidade, representando tudo o que é nocivo à coletividade; é o obscurantismo, é a limitação, é a falta de decoro, é o que degrada e segrega. É o lixo que deve ser expurgado, separado e transformado, para haver alguma possibilidade, mesmo que mínima, de servir a algo que CONSTRUA.
Assim como o nazismo foi banido (restando células cancerígenas desse tipo ainda nos dias atuais), o trumpismo e o bolsonarismo devem ser erradicados. Não servem a NADA CONSTRUTIVO. São o vírus que deve ser combatido, a ignorância que deve ser erradicada e a escória que deve ser banida.
O que é necessário, são pessoas comuns DISPOSTAS ao DIÁLOGO CONSTRUTIVO, colocadas no poder para representar os anseios do povo, não o seu próprio. Todas as demandas no mundo são mais amplas e tocam também ao mundo inteiro, não apenas a um país isoladamente. As fronteiras estão cada vez menos densas, permitindo negociações, ao invés de embates ideológicos. A tônica é a inclusão e não a exclusão.
Porém, nos casos extremos, como o cenário que vivenciamos, esse sim, deve ser erradicado, não porque discordemos do conceito e do posicionamento, MAS, porque se mostram LETALMENTE NOCIVOS à civilização e à sobrevivência da democracia. Porque representam o lado mais HEDIONDO que a humanidade seria capaz de ser, e, esse tipo de pensamento e comportamento, ao serem fomentados e alimentados, geram CAOS, DEGRADAÇÃO, ÓDIOS VIRULENTOS, enfim, tudo o que de PIOR existe no universo.
Esses são adjetivos desqualificantes que, quando VIVENCIADOS e APLICADOS, trazem alta LETALIDADE, a exemplo da segregação, do negacionismo, do autoritarismo, de ideias supremacistas, necessitando de expurgo uma vez que têm potencial e seus adeptos são capazes de cometer atrocidades e horrores à vida como um todo.
O resultado das eleições nos EUA é o prelúdio da derrocada desse modelo nocivo que não serve à humanidade.
É hora de expurgar, definitivamente, os fomentadores de notícias falsas, do engodo, da beligerância endêmica, das intolerâncias extremas, e, da vilania. O mundo irá mostrar a eles que não há mais lugar para esse tipo de pensamento e comportamento. É o BASTA.
Devem ser banidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

POESIA PARA DUAS IRMÃS

Duas irmãs, Dois corações, Duas almas que trilham o mesmo caminho: de amor, fé e união. Impossível tratar aqui só de uma delas, Suas histórias se completam. Nos olhos de uma vejo a alegria que se estampa no sorriso da outra, No abraço de uma sinto o acolhimento que se estende à presença da outra. Duas almas plenas de sensibilidade, Que sabem amar e viver com alegria, Que sabem cultivar a luz nos seus dias, E, ainda que chegue a noite, Será sempre iluminada pelas estrelas. Porque a escuridão nada é, Perante a força que emana dessa união. Luciana G. Rugani

POEMA CIGANO

Navegando pela internet encontrei uma música cigana francesa simplesmente maravilhosa: "Parlez Moi D'elle", cantada por Ricão. Encontrei também um poema cigano encantador! Escolhi ambos para compor essa minha postagem que fica como uma singela homenagem ao povo cigano. Abaixo da foto segue o vídeo com a música e o poema logo abaixo. Assistam ao vídeo e leiam o poema. São maravilhosos! POEMA CIGANO Sou como o vento livre a voar. Sou como folha solta, a dançar no ar. Sou como uma nuvem que corre ligeira. Trago um doce fascínio em meu olhar. Sou como a brisa do mar, que chega bem de mansinho. Sou réstia de sol nascente, sou uma cigana andarilha. O mundo é a minha morada, faço dela minha alegria. A relva é a minha cama macia, meu aconchego ao luar. Acendo a luz das estrelas, salpico de lume o céu. Sou livre, leve e solta, meu caminho é o coração. Sou musica, sou canção, sou um violino à tocar. Sou como fogo na fogueira, sou labaredas inquietas. Sou alegre, sou festeira, trago...