Pular para o conteúdo principal

ÁRVORE SUSTENTÁVEL - PROJETO MAR SEM LIXO PROMOVE AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

por Luciana G. Rugani - o Projeto Mar Sem Lixo é uma ONG sem fins lucrativos, com foco na conscientização em relação ao grave problema do lixo nas praias, do consumismo exacerbado e do "mundo" de plástico que está se formando no interior dos oceanos. 
Em junho passado, durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, visitei uma exposição, produzida por essa ONG, que aconteceu no Shopping Park Lagos. A exposição (clique aqui para ver) foi uma mostra de fotos e dados sobre os efeitos na natureza do plástico, apetrechos de pesca e demais materiais descartados nas praias e que acabam parando nos oceanos.
E agora, para o natal, o Projeto Mar Sem Lixo realizou um belo e relevante trabalho que poderá contribuir muito para a conscientização de cidadãos e turistas. Foi construída na Praia do Peró, em parceria com a Prefeitura de Cabo Frio, uma árvore de natal sustentável, decorada com redes apreendidas em pescas ilegais e resíduos recolhidos pela ONG nas praias. A ideia contou também com o apoio dos moradores do bairro que lutam por maior conscientização e pela limpeza das praias. 
Segue abaixo texto postado na página de Roberto Ramos, fundador do Projeto Mar Sem Lixo:


"Tudo que vai, volta.
Possivelmente você deve conhecer essa frase. E não é que ela está bem certa? Os resíduos encontrados nas praias da região voltaram para nós de uma maneira muito diferente. Tudo que vai, volta.
O Projeto Mar Sem Lixo e a Prefeitura de Cabo Frio, através da Secretaria de Turismo, construíram uma árvore de Natal Sustentável com 6 metros de altura feita com rede de pesca irregular apreendida pela Guarda Marítima e Ambiental e ornamentada com diversos resíduos encontrados nas praias. E tem de tudo um pouco: chinelo, garrafa pet, bóia de isopor, brinquedos, escova de dente, apetrechos de pesca, copos de guaraná, entre outros. Todos os resíduos foram recolhidos das praias pela equipe do Projeto Mar Sem Lixo.
Segundo Roberto Ramos, presidente do Projeto Mar sem Lixo, “O objetivo é chamar a atenção para o lixo deixado nas praias e que matam mais de 100 mil de animais marinhos a cada ano apenas com resíduos de plástico.”

Fotos: Facebook

Comentários

  1. Maravilhoso esse projeto,mas,infelizmente é uma questão de educação, conscientização constante,fiscalização em toda costa do planeta e não só em orlas,bueiros,ruas,etc.
    É um dever de cada cidadão, presevar,nossa natureza,nosso ambiente,e contribuir para que isso se torne um hábito entre os povos.
    O homem,peca politicamente, socialmente e ambições, não se preocupando com a terra,o mar e o ar.
    Deveria ter uma politica educativa e de punições, mas,nossas leis,precisam ser revisadas.
    É triste e muito lamentável.
    Parabéns pelo projeto e meus desejo que sirva de exemplo para muitos.
    Sucesso !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J