Mostrando postagens de janeiro, 2023

POEMA: DIREITOS HUMANOS

Direitos Humanos Humanos não parecem ser Os que a vida vivem a abater. Humanos não parecem ser Os que a liberdade insistem em tolher. Humanos não parecem ser Os que a equidade negam reconhecer. Vida, com dignidade, Liberdade, com respeitabilidade, Respeito à diversidade, Educação, com qualidade. Quesitos de uma sociedade Que reconhece a humanidade. Não há que ser humano direito Para um direito humano merecer. Ser perfeito não é o preceito  Basta apenas o ser! Será mera utopia Em meio à distopia? Direitos humanos, como há de ser Onde há mais desumano que humano ser? Luciana G. Rugani Acadêmica da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio - ALACAF e da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia - ALSPA  2/9/22

23ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - PIETRA DOLAMITA E A SITUAÇÃO ATUAL DOS YANOMAMIS

Nosso encontro de hoje, na 23ª edição do Baralharte, teve a participação da indígena apurinã, antropóloga, arte-educadora, ativista e encadernadora, Pietra Dolamita.  A pauta principal foi a situação atual do povo yanomami. Pudemos aprender também sobre a cultura indígena, sobre a invasão que aconteceu aqui no Brasil há 522 anos e também sobre a cultura de outros países onde Pietra já viveu. Muito bom e rico de conhecimentos. Clique no vídeo abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

PROJETO "POESIA NA ESCOLA" - LIVRO FÍSICO E E-BOOK

Apresento para vocês nosso mais recente trabalho! Eu e o escritor Hairon H. de Freitas tivemos a honra de sermos convidados, pela professoa Anália Maria, da cidade de Ribeirão Preto, para participar do projeto " Poesia na Escola ", idealizado pelo professor Gilberto Martins e produzido pela Editora Palavra é Arte. O projeto tem como objetivo incentivar o gosto pela leitura e escrita nos alunos de escolas públicas. Os livros, contendo poemas de autores diversos, são produzidos para serem distribuídos nas escolas. Além dos livros físicos, foi produzido também um e-book que vocês podem conhecer clicando abaixo: Luciana G Rugani E Book    Luciana G. Rugani

POEMA DE HAIRON H. DE FREITAS: SIMPLES MODO DE VIDA

Para começar bem a semana, deixo uma curta e belíssima mensagem do nosso querido poeta Hairon Herbert de Freitas. Uma mensagem poética! Aprecie com atenção e tranquilidade para que, assim, você possa sentir a paz profunda e a alegria plena que ele nos transmite por meio de suas palavras. Clique no vídeo para conhecer: Luciana G. Rugani

9ª EDIÇÃO DO PROJETO "SARAU 15 MINUTOS" - TEMA: BOLA PRA FRENTE

Ontem (18) aconteceu a 9ª edição do projeto Sarau 15 Minutos. Foi também a primeira edição de 2023, e os trabalhos foram abertos com muita positividade, pois contou com a participação do músico Andrezinho Bandeira, que trouxe para nosso sarau quatro composições de sua autoria cujas letras funcionam como alavanca para qualquer um de nós que esteja desanimado, triste ou deprimido. São músicas repletas de energia positiva, tudo que precisávamos para recomeçar as atividades de nosso sarau neste novo ano. Para esta edição, eu escrevi um poema contendo o nome de duas das canções de Andrezinho, que são "Não vale a pena amargurar" e "Bola pra frente". O texto segue após o vídeo abaixo. Clique no vídeo para assistir e conhecer um pouco mais sobre a vida e o trabalho de mais este grande compositor e músico cabo-friense: Seguindo em frente  De tropeços surgem recomeços Se cair, há que levantar. Chorar, só pra aliviar. Afinal, não vale a pena amargurar. Seja a vida rock, bossa

SOCIEDADE DOENTE

Considerando os últimos acontecimentos, são muitos os apontamentos que nos levam à reflexão. A recente tentativa de golpe à democracia, pela qual passou nosso país, causou-nos repulsa. Lembro bem dos grandes juristas que nos trouxeram a devida compreensão do funcionamento do Estado Democrático de Direito, com seus poderes constituídos, e o quanto aderir a um sistema democrático significa, em termos de evolução, para uma sociedade.  Quando vejo na atualidade ainda existir um número representativo de brasileiros e brasileiras que, cegamente, defendem a todo custo um ex-presidente autoritário e fascista, que usou e abusou da administração pública para fins pessoais, corrupto, que não aceita deixar o poder, que está aliado a tudo de pior e criminoso que existe, até mesmo internacionalmente, percebo que nossa sociedade ainda engatinha em sua evolução e que a democracia, apesar de ter saído vitoriosa, e até mesmo mais forte, para essas pessoas representaria um regime de maior nível, ao qual

PRIMEIRAS MEDIDAS DETERMINADAS PELO PRESIDENTE LULA

No mesmo dia de sua posse, durante a cerimônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou vários decretos contendo suas primeiras medidas. Na segunda-feira (primeiro dia útil de governo), os decretos foram publicados no Diário Oficial da União - DOU. Trata-se de algumas medidas que, logo de cara, desvinculam o país daquela imagem de imposição da destruição e estagnação que permaneceu nos últimos anos. São medidas que possibilitam um novo olhar para o país, tanto por parte de nós, brasileiras e brasileiros, quanto por outros países. São elas: Decretos: altera a política de controle de armas; restabelece combate ao desmatamento; mantém a desoneração dos combustíveis; revogação de decreto que permitia garimpo em áreas indígenas e de proteção ambiental; promove a inclusão das crianças com deficiência nas escolas; altera as regras sobre participação social na definição de políticas públicas; regulamenta a lei que cria o Fundo Nacional do Meio Ambiente; altera as regras para a apuração

CONSIDERAÇÕES SOBRE A VITÓRIA E A POSSE DO PRESIDENTE LULA

"Ainda que nos arranquem todas as flores, uma por uma, pétala por pétala, nós sabemos que é sempre tempo de replantio, e que a primavera há de chegar. E a primavera já chegou. A alegria tomou posse do Brasil, de braços dados com a esperança". - Lula Hoje aconteceu a cerimônia de posse de Luiz Inácio Lula da Silva na presidência da república! E, com certeza, foi a posse mais linda e original que já houve: Lula recebeu a faixa presidencial diretamente das mãos do povo! A faixa passou por representantes de vários segmentos de nossa sociedade, representantes estes que subiram a rampa com o presidente, e, ao final, uma senhora da cooperativa dos catadores de São Paulo foi quem colocou nele a faixa. Penso que a decisão ridícula, imatura e covarde, por parte daquele que deixou o cargo, de não passar a Lula a faixa presidencial, foi, na verdade, um grande presente que ele deu a Lula pela vitória, pois tal decisão permitiu que houvesse o ritual de colocação da faixa presidencial mais