CABO FRIO - RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DOS ÚLTIMOS DIAS

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

Comerciantes da Passagem abraçam polo gastronômico e organizam evento para este fim de semana
Em reunião, prefeito Marquinho Mendes anunciou a realização de outro evento no local em comemoração ao Dia dos Namorados

O projeto de transformar a Passagem, primeiro núcleo de ocupação de Cabo Frio, em um polo gastronômico recebeu o apoio integral dos comerciantes do local. Em reunião realizada na noite de quarta-feira (3) com a presença do prefeito Marquinho Mendes e da secretária de Turismo, Fabíola Bleicker, os comerciantes confirmaram a realização de forma independente de um evento no próximo fim de semana. No encontro, o prefeito Marquinho Mendes agradeceu o empenho de todos e anunciou mais um evento para o local no mês de junho.
Neste sábado (6), o Largo São Benedito irá receber o evento Passagem Bossa & Jazz, a partir das 19h. A programação conta com a banda Three Jazz e tem apoio da Prefeitura.
"Todos estão de parabéns por se envolverem de forma tão dedicada com os projetos que estão sendo realizados pela Secretaria de Turismo para qualificar ainda mais o local como atrativo da cidade. Como parte deste projeto, faremos uma noite romântica em junho em comemoração ao Dia dos Namorados. Agradeço a parceria do Sebrae, Convention Bureau e demais entidades envolvidas", disse o prefeito Marquinho Mendes.
Os comerciantes da Passagem aprovaram as novidades. Para Iris Rabelo, proprietária do Restaurante Galápagos, as ações irão fomentar ainda mais o turismo no bairro histórico.
"Ficamos motivados com as novidades. Seguindo nesta linha, tenho certeza que a Passagem irá se consolidar como um verdadeiro point para moradores e turistas", disse ela.
A reunião contou ainda com a presença do analista e gestor de projetos do Sebrae Ronald Silveira e da presidente do Convention & Visitors Bureau de Cabo Frio, Maria Inês Oliveros;

Polo Gastronômico

Desde o início do ano a Secretaria de Turismo vem desenvolvendo uma série de ações para transformar a Passagem em um Polo Gastronômico. A primeira ação foi a revitalização do Largo São Benedito pela Coordenadoria de Serviços Públicos. O local recebeu reparos no calçamento, na iluminação e na infraestrutura. Posteriormente ficou definido o fechamento do trânsito para veículos durante fins de semana e feriados. O polo passou a receber atividades culturais com o evento "Águas de Março", que fez um tributo ao maestro Tom Jobim.
"Precisamos impulsionar e qualificar os atrativos da nossa cidade. A Passagem é um local charmoso e de enorme importância histórica. Cabo Frio está muito além das praias e a valorização do patrimônio é imprescindível para colocar nossa cidade em um novo patamar como destino turístico", aponta a secretária de Turismo, Fabíola Bleicker.

Fonte de história e de riqueza cultural

O bairro Passagem foi ocupado pelos portugueses no início do século XVII. O local é um marco histórico e emblemático de Cabo Frio, pois deu origem à formação da cidade. Localizado entre o Canal Itajuru e o mar, o espaço abrigou as primeiras habitações e feitorias, e era ocupado em sua maioria por pescadores.
A Passagem possui diversos prédios antigos coloniais tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como a Igreja de São Benedito. Construída para abrigar escravos no século XVIII, pequena Igreja está localizada em frente à praça de mesmo nome, rodeada por pequenas e charmosas casinhas que conservam o desenho colonial. A construção é uma das principais atrações da Passagem.

Mudanças no trânsito

O Largo São Benedito está sendo fechado ao trânsito de veículos todas as sextas, sábados, domingos e feriados, das 16h às 2h da madrugada.
A medida provoca mudanças no trânsito com a interdição de sete ruas no entorno do Largo: Maestro Clodomiro Guimarães de Oliveira, Almirante Tamandaré, Furtado, Beco do Furtado, Travessa Primeiro de Maio, Largo de São Benedito, atrás da Igreja de São Benedito, e Avenida Almirante Barroso, altura da Rua Manoel Barbosa.
Os motoristas que se deslocam no sentido Centro-Passagem devem acessar, pela Avenida Assunção, a Rua Professor Domingos Ribeiro, que fica com sentido único. Quem se desloca no sentido Passagem-Centro, pela Avenida Almirante Barroso, deve entrar na Rua Manoel Barbosa e seguir pela Constantino Menelau (a rua do canal) até a Rua Barão do Rio Branco, que fica com mão invertida e única em direção à Avenida Hilton Massa (antiga Avenida do Contorno). Com isso, durante os fins de semana e feriados não é possível acessar o Largo de São Benedito pela Avenida Hilton Massa.
Meio Ambiente realiza visita técnica na Fazenda Campos Novos
Objetivo é alinhar os projetos criados e desenvolvidos pela coordenadoria e a Secretaria de Agricultura
A equipe da Coordenadoria do Meio Ambiente realizou nesta quinta-feira (4) uma visita técnica na Fazenda Campos Novos, localizada em Tamoios, onde funciona a Secretaria de Agricultura. O objetivo foi alinhar os projetos criados e desenvolvidos pelas pastas.
No encontro foram discutidos a legalização da colheita da semente da aroeira e o destino da trituração das podas de árvores realizadas no município, além da inspeção do local onde serão plantadas mudas de árvores de várias espécies dentro da fazenda.
“É muito importante a integração entre as secretarias municipais na realização dos projetos que beneficiam a população”, disse o secretário de Agricultura, Gustavo Correa Gonçalves.
Ainda não há previsão para o plantio das árvores. Já o cultivo de legumes e hortaliças vem sendo desenvolvido no local desde o início do mês de abril. É realizado o plantio de batata doce, feijão, milho e aipim em uma área de 14 mil metros quadrados. Uma parte da colheita vai para o consumo da própria Fazenda Campos Novos e a outra vai para os produtores rurais da localidade.
_________________
Prefeitura aplica multa de R$ 40 mil por reincidência de terraplenagem irregular
Ação ilegal é flagrada em Tamoios pela Coordenadoria de Meio Ambiente
Agentes da Coordenadoria do Meio Ambiente, ligada à Secretaria de Desenvolvimento da Cidade multaram em R$ 40 mil a Mineração Pureza de Areia e Argila Ltda por terraplenagem irregular. A ação ilegal foi flagrada na última terça (02) na Rua Projetada, que divide o Parque do Mico Leão Dourado e a Área de Proteção Ambiental (APA) Federal da Bacia do Rio São João, em Tamoios.
A empresa recebeu a multa uma hora depois de ter sido notificada pelos agentes da Prefeitura de que deveria paralisar a obra até que a documentação para a execução do serviço fosse legalizada. Mas a empresa não acatou a ordem e continuou a operação, inclusive com uso de caminhões e caçamba despejando barro no local. Os fiscais, então, aplicaram a cobrança e a suspenderam a terraplenagem.
De acordo com os agentes, os responsáveis pela obra apresentaram licença emitida no fim do ano passado. No entanto, ao verificarem o documento não havia tramitação junto aos órgãos ambientais municipais e nem no Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMbio), que  administra as áreas ambientais federais. A licença era irregular.
Prefeitura derruba construção ilegal no Parque Municipal do Mico Leão Dourado
Proprietário já havia sido notificado pela Coordenadoria de Meio Ambiente
A Prefeitura derrubou mais uma casa construída de forma irregular na área do Parque Municipal do Mico Leão Dourado, em Tamoios, na localidade conhecida como Gleba 6. A ação foi realizada na última terça (02) pelos agentes das Coordenadorias de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, órgãos ligados à Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, e contou com apoio do Batalhão Florestal.
A construção foi localizada na semana passada e, na ocasião, o proprietário foi notificado.  A demolição aconteceu somente após a perícia para que todo o procedimento seguisse os trâmites legais. As ações da Secretaria de Desenvolvimento tem como meta eliminar todos os tipos de construções ou intervenções irregulares nas áreas de proteção ambiental de Cabo Frio.
“Nosso meio ambiente é muito rico e precisamos preservá-lo a todo custo, tanto para que nossos cidadãos posam usufruir de tudo o que a natureza nos oferece quanto para que o município esteja apto a receber os benefícios federais que essas ações vão proporcionar no futuro”, afirmou o secretário de Desenvolvimento, Cláudio Bastos.
A população pode denunciar quaisquer ameaças ao meio ambiente pelo e-mail cogemacabofrio@gmail.com.
________________
Animais do Canil Municipal estarão disponíveis para adoção em evento de moda
Serão cerca de 30 animais entre cães e gatos
Cerca de 30 animais do Canil Municipal estarão disponíveis para adoção no Quintal da Moda Feira Multimarcas Especial. O evento acontece nos dias 6 e 7 de maio, das 15h às 21h, na casa de festas Mega Desafio. A feira de moda, resultado de mais uma parceria entre a Superintendência de Proteção aos Animais e a iniciativa privada, é organizada por uma loja de roupas e acessórios e o Canil. A entrada é gratuita.
Na feira haverá moda feminina, masculina, infantil, acessórios, calçados, perfumaria, artesanato, decoração, entre outros, além de um estande do Canil com os cães e gatos disponíveis para adoção. De acordo com a superintendente de Proteção aos Animais, Carol Midori, a feira é uma boa oportunidade para realizar uma adoção responsável.
“O nosso maior objetivo é encontrar lares saudáveis e felizes para os nossos animais. Mas vale lembrar que eles não vêm com um botão de liga/desliga. Adotar é um ato de amor e responsabilidade, são vidas que exigem cuidado e atenção. Adote com planejamento. Adotar faz bem”, destacou a superintendente.
O evento terá ainda um espaço kids com diversas atividades, além de uma área pet friendly, voltada para o entretenimento dos bichinhos de estimação. A organização do evento pede que as pessoas levem 1kg de alimento não perecível e os donativos arrecadados serão distribuídos para instituições de caridade de Cabo Frio.

Quintal da Moda Feira Multimarcas Especial
Local: Casa de Festa Mega Desafio, localizada na Rua Porto Alegre, 444, Palmeiras
Data: 6 e 7 de maio (sábado e domingo)
"Dia de Limpeza" na Ilha do Japonês recolhe 250 kg de lixo
Ação contou com a participação dos praticantes de esportes aquáticos e de agentes da Prefeitura

Cerca de 250 kg de lixo foram retirados da Ilha do Japonês na ação de conscientização ambiental realizada no última segunda (01), como parte das celebrações pelo feriado do Dia do Trabalhador. A iniciativa contou com a participação dos praticantes de esportes aquáticos e de agentes das Secretarias de Turismo e Desenvolvimento da Cidade.
A equipe da Coordenadoria de Meio Ambiente foi responsável pela limpeza do manguezal das Peroanas, importante para o ecossistema da Lagoa de Araruama por ser o primeiro a ser encontrado por águas oceânicas. No manguezal das Peroanas foram recolhidos desde pneus e tampos de vasos sanitários até chuveiros, tênis, sandálias de borracha e cadeiras plásticas, entre outros itens. De acordo com a Coordenadoria, a principal origem do lixo flutuante são as embarcações pesqueiras e de turismo.
A Prefeitura planeja ações de conscientização junto a essas frotas, no sentido de diminuir, ou até mesmo, interromper a prática do descarte de lixo diretamente no mar. O “Dia de Limpeza” faz parte de um conjunto de ações que estão sendo tomadas para manter o ordenamento da Ilha do Japonês. A ação contou ainda com apoio da Comsercaf, da Guarda Marítima e Ambiental, além Condutores Ambientais do Parque Estadual da Costa do Sol.
“Esse é um governo agregador, que vem conseguindo a participação de praticamente todos os seus órgãos nas ações que estão recuperando a autoestima dos cidadãos de Cabo Frio ao verem sua cidade voltar a ser um local bonito, agradável e bem cuidado”, opinou o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Cláudio Bastos.
Dona Matilda, de 72, que recolhe lixo diariamente na Praia do Forte, foi homenageada durante o evento. Ela recebeu das mãos da secretária Fabíola Bleicker um troféu em formato de cavalo marinho. Muito emocionada, dona Matilda afirmou que “cuidar do meio ambiente é dever de todos”.
Os participantes tiveram acesso a mesa de frutas, além de sorteio de brindes e entrega de prêmio para os primeiros colocados de cada categoria. O instrutor da canoa Molokai, Bruno Dias, destacou que a ação fortalece a conscientização na população.
“Tem efeito maior na população, que participa mais efetivamente, além de ser muito importante desenvolver em todos os moradores e nos visitantes a necessidade de protegermos o meio ambiente”, afirmou.

Guarda Marítima recolheu micro lixo

Já nas areias da Ilha do Japonês o recolhimento do micro lixo foi feito pelos agentes da Guarda Marítima Ambiental, que além de participar do mutirão, apoiou o deslocamento das embarcações e a competição de Canoas Havaianas.
A competição marcou a importância de atrelar o esporte à conscientização ambiental e conservação dos pontos turísticos ao estipular premiações para as equipes que recolhessem a maior quantidade de lixo durante o percurso. A iniciativa transformou todas as equipes participantes em campeãs da conscientização. Para o coordenador do Meio Ambiente, Eduardo Pimenta, ações como estas são fundamentais para a proteção ambiental.
“Cabo Frio sempre teve sua economia ligada ao aproveitamento de suas belezas naturais, que são suas atrações turísticas. Preservar e conscientizar, unindo forças, como foi nesse fim de semana, é o primeiro passo para uma recuperação plena. A Prefeitura e todos os órgãos envolvidos estão de parabéns”, opinou o coordenador.

Biblioteca Municipal inaugura nova sede em São Cristóvão
Mudança tem por objetivo atender o público com mais conforto e comodidade, além de comportar com segurança o acervo de 32 mil livros
A nova sede da Biblioteca Municipal Professor Walter Nogueira foi inaugurada na noite da quarta-feira (3). Um dos destaques no novo espaço é o painel em homenagem aos escritores cabo-frienses. Mudança tem por objetivo atender com mais conforto e comodidade o público e comportar com segurança o acervo de 32 mil livros.
O evento contou com a presença do prefeito Marquinho Mendes, dos secretários de Cultura, Ricardo Chopinho, e de Fazenda, Clésio Guimarães, além do subsecretário, João Félix, e dos escritores Célio Guimarães e Carlos Henrique Ferreira. No discurso, o prefeito destacou a importância de investir em Cultura e falou sobre a história da biblioteca, além da necessidade de diversificar a oferta de serviços culturais fora do eixo central da cidade.
"É essencial para a nossa cidade resgatar e fomentar a cultura da nossa gente, e a biblioteca faz parte disso. Temos um grande acervo de livros que fazem parte da história de Cabo Frio. Esse material é muito usado como base de estudo pelos alunos do município e pesquisadores", afirmou o prefeito.
O secretário de Cultura, Ricardo Machado, destacou a relevância da biblioteca para a população que “é de extrema importância nos dias de hoje onde todos vivem virtualmente, logo, é necessário o contato com os livros para que não se perca a cultura da leitura”.
Na Biblioteca, que funciona de 8h às 18h, estará disponível um acervo de 6 mil livros para pesquisa, empréstimos, seção Infanto-juvenil com cerca de 2 mil exemplares, livros históricos de Cabo Frio e do Estado do Rio de Janeiro além de uma sala multifuncional. A nova sede também conta com wi-fi disponível para os associados.
Outra novidade é que em parceria com a Secretaria de Fazenda, a Cultura pretende restaurar e digitalizar 10 livros de registros da contabilidade de 100 anos da cidade. Em 2012, o planejamento de recuperação foi apresentado à Biblioteca Nacional. Os livros ficarão no prédio anexo à Fazenda que está sendo esvaziado.

Painel homenageia escritores cabofri-enses

Na Sala Múltipla de Curso e Vídeo da biblioteca, foi criado um painel de quase seis metros quadrados com fotos dos escritores locais como forma de homenageá-los. Entre eles o patrono do espaço, o professor Walter Nogueira, o romancista Teixeira e Sousa, advogado, escritor e precursor da comunicação na região, Hilton Massa, o poeta Victorino Carriço e outros, além da memorialista Meri Damasceno, a também romancista Izabelle Valladares, o cronista Paulo Orlando e os jornalistas Carlos Henrique Ferreira e Toni Fonseca para citar alguns dos homenageados.
"A homenagem se deve porque estes escritores fizeram e fazem parte da história de Cabo Frio, assim como tantos outros. É uma forma de prestigiar e manter viva a contribuição dos talentos da terra, além de tornar pública a importância da contribuição deles para Cabo Frio ", opinou o diretor da biblioteca, Anderson Macleyves, acrescentando que o público compareceu à inauguração, que foi embalada pelo grupo instrumental de saxofone, violão e voz, Luis Henrique e Banda, com o melhor da MPB.
A partir desta quinta-feita (04), a biblioteca vai abrigar lançamentos de livros com sessão de autógrafos e coquetéis, além de receber visitas escolares. Interessados devem entrar em contato com o número 22-999517331 ou pelo e-mail bibliotecamunicipalwn@gmail.com para solicitar o agendamento. Já a marcação para visitação escolar começará após 18 de maio.

Reconstrução teve início em março

As obras da nova sede começaram em março, com montagem de móveis e instalações, além da recatalogação e remanejamento dos livros. O espaço estava funcionando parcialmente desde 18 de abril para leitura, empréstimos e devoluções de livros.
O antigo prédio da Biblioteca Municipal, o Solar dos Massa, passou por reforma e irá abrigar um acervo de livros raros e de autores cabo-frienses, além de um Centro de Memórias e Acervo Fotográfico de Wolney Teixeira.
A Biblioteca Municipal fica próximo a universidades e escolas, localizada na Avenida América Central, nº 200, loja 01, em São Cristóvão. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Conselho Municipal do Patrimônio Cultural retoma atividades
Entidade visa cuidar e avaliar o patrimônio material e imaterial da cidade
O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cabo Frio retomou as atividades depois de ficar inativo durante a gestão anterior. Os 11 membros e a diretoria eleita tomaram posse em reunião realizada na Casa de Cultura José de Dome - Charitas.
O secretário de Cultura, Ricardo Machado, foi eleito por unanimidade para presidir o Conselho e a representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Teresa Maria Simões Barbosa de Araújo, foi escolhida como secretária. A entidade visa cuidar e avaliar o patrimônio material e imaterial do município.
O Conselho tem representante das Secretarias Municipais de Cultura; da Coordenadoria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano; de Desenvolvimento e Meio Ambiente; de Educação; da Câmara Municipal de Cabo Frio; do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan; do Instituto Brasileiro de Museus - Ibram; da Associação Remanescente dos Quilombolas; da Associação de Engenheiros e Arquitetos da Região dos Lagos - Asaerla; e do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB.
“Valorizar o patrimônio de nossa cidade deve ser incentivado desde cedo para que as futuras gerações também possam testemunhar o nosso patrimônio histórico. Teremos um olhar mais atento para o patrimônio imaterial já que não consta, na cidade, nenhum bem imaterial tombado", declarou o subsecretario de Cultura, João Felix.
__________________
Cabo Frio participa de Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Cultura, no Rio
Município está apto para receber verbas do Fundo Federal em 2018
O secretário municipal de Cultura, Ricardo Machado, participou nesta quarta-feira (3) do Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Cultura, que aconteceu na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. Há 12 anos o Fórum não era realizado. Estiveram presentes 78 dos 92 secretários municipais do Estado do Rio de Janeiro.
O evento avaliou a situação da Cultura nos municípios e na oportunidade, traçaram metas para o futuro. Em tempos de crise econômica, a criatividade foi um dos temas de relevância.
Segundo Ricardo Machado, o evento foi de extrema importância para fomentar projetos na cidade.
“Discutimos o repasse do Fundo Federal para os municípios e Cabo Frio está apto para receber. Temos seis meses para publicar o Plano Municipal de Cultura. Com esta verba, que é uma novidade, poderemos fomentar projetos culturais na cidade”, ressaltou o secretário.
Assistência Social reativa o programa 'Família Acolhedora'
Interessados podem fazer cadastramento na Secretaria Municipal de Assistência Social
Mais um serviço social foi reativado em Cabo Frio. O projeto 'Família Acolhedora', é um trabalho social destinado a cuidar de crianças e adolescentes afastadas do convívio familiar por determinação judicial, em função de situação de risco pessoal e social, cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de sua função de cuidado e proteção.
É um serviço de atendimento provisório, até que seja viabilizada uma solução permanente para a criança ou adolescente.  A família passará por um processo de cadastramento, seleção e preparação, além de acompanhamento durante todo o período que estiver acolhendo o menor.
São considerados os seguintes critérios para o cadastramento da família candidata: ser maior de 21 anos, sem restrição de gênero ou estado civil; ter disponibilidade de tempo e afeto para cuidar da criança/adolescente, zelando pela sua saúde e garantindo a frequência escolar; não ter interesse em adoção; residir em Cabo Frio há pelo menos 3 anos; não ter antecedentes criminais; ter boas condições de saúde física e psíquica.  A família recebe uma ajuda de custo para auxiliar nas despesas da criança acolhida.
Para divulgar o Programa, a equipe da Família Acolhedora firmou uma parceria com a Faculdade Estácio de Sá e vem proferindo palestras para os alunos dos Cursos de Direito, Serviço Social e Psicologia, explicando a dinâmica do processo – desde a denúncia no Conselho Tutelar e o encaminhamento através do Juiz da 1ª. Vara de Família, até a garantia dos direitos da criança e a análise do perfil social e psicológico das famílias.  A próxima palestra será no dia 04 de maio às 9h40, no auditório da Faculdade.
O Família Acolhedora é um serviço prestado pelo Departamento de Proteção Social Especial – DEPSE, que é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social.  O DEPSE tem a finalidade de atender às famílias e aos indivíduos que sofrem violação dos seus direitos.  É o Departamento que opera também na defesa da criança vítima do trabalho infantil e o que cuida do menor infrator que presta serviços à comunidade, através de medidas socioeducativas.
Os interessados em se candidatar como Família Acolhedora deverão procurar o Departamento na SEMAS, à Av. Florisbela Roza da Penha no 292, Braga.
Conselho Tutelar apoia o Projeto Mirim Futuro Guardião
Proposta é voltada para adolescentes de 8 a 17 anos
Noções de primeiros socorros, de prevenção e combate a incêndio, de sobrevivência e resgate na selva, de preservação ambiental, práticas desportivas e auxílio na instrução escolar em geral. Estes são os ensinamentos que recebem os jovens entre 8 e 17 anos que integram o Projeto Futuro Guardião.
A proposta, que tem apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e da Guarda Civil Municipal, foi idealizada pelo comandante do Exército Alexandre Vieira e começou a ser desenvolvida a partir deste ano na Região dos Lagos, através da Associação dos Veteranos Militares.
A Associação, também fundada pelo comandante, que tem por objetivo despertar nos veteranos a capacidade individual, o conhecimento, o sentimento do dever, o patriotismo, quer estimular nos jovens adolescentes esses mesmos sentimentos.
Segundo ele, o público-alvo aprende disciplina por orientação dos instrutores e monitores e, à medida que progridem, passam a comandar pequenas equipes, manejar projetos, pensar de forma independente e desenvolver habilidades de liderança que poderão usar ao longo de suas trajetórias na vida adulta.
Os aprendizados básicos respeitam cada faixa etária e em todas as fases eles são submetidos à avaliação de comportamento, aproveitamento, participação nas atividades, desenvolvimento e relacionamento interpessoal. Atualmente o grupo tem 73 inscritos, que se reúnem na Colégio Estadual Miguel Couto, aos sábados, a partir das 8 horas.
“São importantes ensinamentos como hierarquia, resgate do respeito ao próximo e cidadania. Tudo é feito no projeto com muito zelo e por acreditar na relevância da proposta inscrevi meu filho para participar”, contou Douglas Felizardo, representante do Conselho Tutelar que acompanha o projeto.
Para ingressar no projeto é preciso estar matriculado e estudando na rede de ensino. O candidato deve ser levado ao projeto acompanhado do responsável legal com as devidas documentações (identidade, CPF, certidão de nascimento, cartão de vacina, histórico escolar, comprovante de residência, tipo sanguíneo e atestado médico). A idade máxima para ingressar é de 14 anos.
Após a entrega de documentos, o candidato é submetido à avaliação psico/pedagógica, física e médica. Em seguida, inicia-se o curso de Formação de Guardião Mirim por um período de três meses. Após esse período, é verificada a disponibilidade e aceitação das regras do projeto para que o participante continue no treinamento.
_________________
Saúde Coletiva alerta sobre a vacina pneumocócica
Dose é oferecida mediante encaminhamento médico

A Secretaria de Saúde de Cabo Frio, baseada nas normas do Ministério da Saúde, reforça a indicação e a importância da vacina pneumocócica. A imunização é recomendada para pessoas com doenças crônicas a partir de dois anos de idade e também para a população acima de 60 anos que está abrigada em hospitais ou casas, além dos povos indígenas acima de cinco anos de idade.
A imunização é importante porque evita doenças como pneumonia, meningite, septicemia (infecção generalizada), otite, infeção de garganta, sinusite. É necessária apenas uma aplicação e para pessoas com imunodeficiência grave a segunda dose deve ser administrada cinco anos após a primeira. A superintendente municipal em saúde coletiva, Lucy Pires, alerta que as patologias citadas e doenças de transferência respiratória como gripes e resfriados aumenta no período de baixas temperaturas.
“É necessário evitar ambientes fechados, lavar as mãos com frequência, evitar colocar as mãos nos olhos e na boca”, acrescentou a superintendente.
A vacina pneumocócica pode ser aplicada junto a outras vacinas, no entanto, é possível acontecer pequenas reações como dor no local e vermelhidão. Pessoas com reação alérgica grave a uma dose anterior ou aos seus componentes não devem se imunizar.
Para receber a dose, o paciente deve apresentar os seguintes documentos para a Saúde Coletiva: prescrição médica junto com o laudo da indicação, documentos de identificação e comprovante de residência. A partir disso, a documentação será encaminhada ao Rio de Janeiro para autorização. Depois de autorizado, a pessoa é encaminhada ao posto de saúde mais próximo de sua residência que tenha a vacina disponível.
________________
Serviço de limpeza, capina e pintura de meio-fio são realizados em nove bairros
Trabalho é realizado de segunda a sábado pela Comsercaf
Nove bairros e as principais avenidas da cidade já receberam os serviços de varrição, capina e pintura do meio-fio pela Companhia de Serviços Públicos de Cabo Frio, (Comsercaf).
Os bairros Braga, Centro, São Cristóvão, Passagem, Praia do Siqueira, Parque Burle, Palmeiras, Itajuru e Gamboa foram contemplados. As avenidas Wilson Mendes e Joaquim Nogueira, além das pontes Márcio Correa e Feliciano Sodré, também receberam os serviços.
Cerca de 250 funcionários estão atuando na realização do trabalho. Cada equipe é composta por 30 pessoas. O serviço é realizado nos bairros de segunda-feira a sábado, das 8 às 17 horas. Já nas principais avenidas da cidade a limpeza é feita todos os dias.
Além destes serviços, a companhia continua os trabalhos de manutenção da iluminação pública e da coleta de lixo, que são realizados de forma setorizada, atendendo a necessidade de cada localidade e abrangendo toda a cidade.