Pular para o conteúdo principal

CADÊ O PODER PÚBLICO?

Dias atrás escrevi um artigo falando sobre o abandono da fiscalização na Praia do Forte. Entre os comentários que recebi, uma pessoa afirmou, com muita pertinência, que a matéria deveria ser sobre o abandono da cidade, e não somente da praia. E citou alguns problemas, entre eles o problema da falta de manutenção de semáforos, com o que eu concordei plenamente. Outras pessoas comentaram trazendo outros problemas, então pensei: do jeito que a cidade encontra-se abandonada pelo poder público, acho que terei que criar uma série com capítulos, cujo título poderia ser algo do tipo: abandono da cidade 1, 2, 3...etc!

Hoje gostaria de compartilhar com vocês mais alguns absurdos que acontecem em Cabo Frio. 

Temos, na primeira foto, uma armação de barraca que fica armada o dia todo no canal para funcionar somente à noite, vendendo "artesanato"(será mesmo artesanato?). Vejam que o banco, que poderia ser utilizado para transeuntes sentarem, descansarem um pouco apreciando a bela paisagem do Canal do Itajuru, está cercado, e além disso, destruído! Falta fiscalização para que essa estrutura não permaneça aí o dia todo, enfeiando a cidade e sendo também fonte de risco para acidentes, e falta manutenção nos bancos que estão em péssimo estado de conservação. Olhem bem a foto e digam se condiz com a paisagem de uma cidade turística! Cabo Frio não merece um descaso deste tamanho... ademais, pega super mal também para um governo que diz ser a "reconstrução". Podemos dizer que essa foto representa bem a "reconstrução" a que estamos assistindo:

E como se não bastasse a destruição do patrimônio material, mais uma vez o patrimônio natural grita por socorro!

No texto que fiz sobre a Praia do Forte, elenquei alguns problemas, mas há ainda muitos outros. Nosso mais belo patrimônio natural está sendo destruído! Além da questão do microlixo, da qual também já tratamos aqui, vejam nas fotos abaixo como está feia e suja a área da vegetação natural. Não vemos nenhum sinal de cuidado, e sim de abandono. Lixo de todo tipo, pichação, muita sujeira. Imagina só no carnaval como ficará!! 

É lamentável ver uma cidade tão linda, privilegiada pela natureza, sofrer a ação de duas terríveis forças destruidoras que são pessoas sem consciência e sem educação e um poder público que não cumpre seu dever de casa, que não fiscaliza, não organiza, não ordena:

Luciana G. Rugani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J