Pular para o conteúdo principal

PARABÉNS, CABO FRIO! 402 ANOS!

Nesta segunda-feira (13), Cabo Frio (RJ) comemora seu aniversário de 402 anos! Data importante, que não poderia passar em branco em nosso blog.
Cabo Frio é uma rica em recursos naturais, já expusemos isso aqui em diversos artigos. Uma cidade antes pequena, que tinha na extração do sal sua principal atividade econômica em tempos passados. Havia pouca infraestrutura, mas mesmo assim seu potencial natural despertou a atenção de turistas do mundo inteiro e também de investidores imobiliários. Com o tempo, as salinas deram lugar às construções, a cidade ampliou estratosfericamente o seu número de habitantes pela vinda de imigrantes de outros estados, cresceu em comércio, serviços e também, como consequência natural, em problemas sociais. Já há algum tempo passa por sua mais grave crise econômica devido ao revertério causado pela queda acentuada de uma de suas principais receitas, os royalties do petróleo, e também pela crise geral por que passa o país, em especial o estado do Rio de Janeiro.
Mas, ainda assim, segue sendo a cidade que tanto nos encanta, onde sentimos e percebemos seu potencial latente que muito pode impulsioná-la a ter melhor qualidade de vida, desde que seja este o foco de sua gestão. Por isso que, além de solicitarmos providências para algumas situações específicas que precisam ser melhoradas, fazemos sempre questão de destacar o que a cidade tem de positivo, de divulgar o seu potencial natural e cultural e de trazer também para cá o relato de novas experiências, ideias, pensamentos e atividades realizadas em outras cidades e que possam servir de inspiração para aplicação de forma semelhante em nossa cidade. Este tem sido o foco principal de nosso blog em relação a Cabo Frio.
E hoje eu não poderia deixar de homenagear mais uma vez essa cidade linda onde me sinto viva, onde tenho inspiração para doar o melhor de mim e, em consequência, aprimorar-me cada vez mais enquanto pessoa.
Segue abaixo um pequeno vídeo com declamação de uma de minhas poesias para a cidade:

Eu digo: sou e serei eternamente cativa dos encantos de Cabo Frio: seu mar cristalino, em que azul e verde unem-se envoltos na branca renda que se forma da quebra de suas ondas, suas praias de areia fina e clara, suavemente acolhedora, sua história, seu passado retratado pelas lentes de Wolney Teixeira... (LGR, 13/11/2017)

Luciana G. Rugani

Comentários

  1. Muito bonita a poesia e principalmente a forma falada da mesma. Falada, ela criou forma e com a sua energia ficou mágica representando a eterna e linda Cabo Frio. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Querida Luciana, só você para criar uma poesia tão encantadora! Que linda! Suas palavras e o violão ao fundo transmitem uma delicadeza ímpar! Parabéns! Você é uma mineira verdadeiramente cabo-friense!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Suas palavras descrevem o que penso sobre esse paraíso

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CANÇÃO DO IRMÃO AUSENTE (PRECE DO AMOR)

por Luciana G. Rugani - A oração alimenta a alma e a boa música eleva nossos sentimentos. E quando temos ambas, unidas em uma só obra, que maravilha não fica! Quando a musicalidade é a própria prece, o efeito de paz em nosso ser é imediato. Fiquem hoje com essa joia, esse louvor encantador na voz de Elizabeth Lacerda. Cliquem no vídeo abaixo para ouvir: Canção do Irmão Ausente Como estiveres agora Nosso Bom Deus te guarde Como estiveres pensando Nosso Bom Deus te use Onde te encontres na vida Que Deus te ilumine Com quem estejas seguindo Nosso Senhor te guie No que fizeres tu Peço ao Bom Deus Que possa te amparar E em cada passo teu A Mão de Deus Irá te abençoar Como estiveres agora...

POEMA: DIREITOS HUMANOS

Direitos Humanos Humanos não parecem ser Os que a vida vivem a abater. Humanos não parecem ser Os que a liberdade insistem em tolher. Humanos não parecem ser Os que a equidade negam reconhecer. Vida, com dignidade, Liberdade, com respeitabilidade, Respeito à diversidade, Educação, com qualidade. Quesitos de uma sociedade Que reconhece a humanidade. Não há que ser humano direito Para um direito humano merecer. Ser perfeito não é o preceito  Basta apenas o ser! Será mera utopia Em meio à distopia? Direitos humanos, como há de ser Onde há mais desumano que humano ser? Luciana G. Rugani Acadêmica da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio - ALACAF e da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia - ALSPA  2/9/22