Pular para o conteúdo principal

NÚCLEO DE LEITURA ADÉLIA PRADO

A literatura em nossa Região dos Lagos tem grandes nomes, pessoas talentosas com amor pela cultura e gosto em compartilhar os conhecimentos. Em Cabo Frio, uma iniciativa muito interessante acontece às terças-feiras, 16 horas, no Charitas. Rosana Andréia, escritora e apaixonada pela literatura, coordena o Núcleo de Leitura Adélia Prado.
Trata-se de um grupo que se reúne para compartilhar conhecimentos, ideias, músicas, textos, poesias e tudo que venha a engrandecer nossa literatura. No dia 12 passado, tive a oportunidade de participar das atividades e pude aprender muito. Foi uma tarde gostosa, especial, em que a música também se fez presente através do violão e voz de Luciane Quintanilha, que nos brindou com o sucesso "Vaca estrela e boi fubá", obra do poeta popular Patativa do Assaré. Fechamos nosso encontro com um café da tarde delicioso! Na última terça, dia 19, o núcleo homenageou o "Dia Nacional da Consciência Negra" com muita música, poesia e contação da história da vida de Chico Rei.
Rosana Andréia promove este encontro todas as terças-feiras no Charitas. E, com um detalhe importante: qualquer um pode participar! É aberto, gratuitamente, a qualquer pessoa que queira aprender ou compartilhar também seus conhecimentos sobre o assunto.
Parabéns Rosana, pelo trabalho que tanto contribui com nossa sociedade e com o engrandecimento da cultura, arte e literatura de nossa cidade e região!

Luciana G. Rugani

Comentários

  1. Obrigada pelas palavras de incentivo e pelo reconhecimento da nossa atividade Literária. Gratidão

    ResponderExcluir
  2. O NÚCLEO DE LEITURA ADÉLIA PRADO É UM AFAGO À ALMA. MINISTRADO COM EMOÇÃO, COMPETÊNCIA E GENEROSIDADE PELA QUERIDA ROSANA ANDRÉIA. ESTOU MUITO FELIZ POR FAZER PARTE DESSE GRUPO.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, e que esse grupo aumente trazendo uma varidade cultural,porque,o bom,o bem,o conhecimento as trocas de experiências, nos enaltece e estimula.
    Parabéns e sucesso.
    Meu carinho,
    Eliane Campelo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CANÇÃO DO IRMÃO AUSENTE (PRECE DO AMOR)

por Luciana G. Rugani - A oração alimenta a alma e a boa música eleva nossos sentimentos. E quando temos ambas, unidas em uma só obra, que maravilha não fica! Quando a musicalidade é a própria prece, o efeito de paz em nosso ser é imediato. Fiquem hoje com essa joia, esse louvor encantador na voz de Elizabeth Lacerda. Cliquem no vídeo abaixo para ouvir: Canção do Irmão Ausente Como estiveres agora Nosso Bom Deus te guarde Como estiveres pensando Nosso Bom Deus te use Onde te encontres na vida Que Deus te ilumine Com quem estejas seguindo Nosso Senhor te guie No que fizeres tu Peço ao Bom Deus Que possa te amparar E em cada passo teu A Mão de Deus Irá te abençoar Como estiveres agora...

POEMA: DIREITOS HUMANOS

Direitos Humanos Humanos não parecem ser Os que a vida vivem a abater. Humanos não parecem ser Os que a liberdade insistem em tolher. Humanos não parecem ser Os que a equidade negam reconhecer. Vida, com dignidade, Liberdade, com respeitabilidade, Respeito à diversidade, Educação, com qualidade. Quesitos de uma sociedade Que reconhece a humanidade. Não há que ser humano direito Para um direito humano merecer. Ser perfeito não é o preceito  Basta apenas o ser! Será mera utopia Em meio à distopia? Direitos humanos, como há de ser Onde há mais desumano que humano ser? Luciana G. Rugani Acadêmica da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio - ALACAF e da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia - ALSPA  2/9/22