Pular para o conteúdo principal

PARTICIPAÇÃO NA RPT RÁDIO, EM MOQUEGUA - PERU

Meu artigo de hoje, no Blog do Totonho, fala sobre um trabalho importantíssimo para manter viva a poesia pelo mundo. Conhecam o trabalho da RPT RÁDIO:


Nessa terça-feira (28), participei do programa n° 54 da série "Estrellas, Latidos y Versos", da rádio RPT Rádio, da cidade de Moquegua, no sul do Peru. Minha participação deu-se por meio da leitura de poemas de minha autoria, juntamente com análise dos mesmos, feita pelo apresentador Javier Tala, que também é poeta.
A RPT Rádio é uma web rádio em que todos os membros da equipe, sendo quatro locutores e dezenove colaboradores, são poetas e poetisas. A rádio é toda ligada à questão poética, sendo uma divulgadora de poesias e músicas com o objetivo de propagar e unir boas emoções.
Nos dias atuais, considerando a rotina turbulenta em que vivemos, com tantas notícias e redes sociais insistindo no ódio, na violência e na tragédia, a RPT Rádio faz a diferença e se consolida como um ponto de parada em que podemos respirar paz e poesia, dentro da correria do cotidiano. RPT significa "Rádio para Todos" e é nesse sentido que a rádio recebe, com toda gentileza, poetas de todos os rincões e de todos os cantos do mundo.
A arte, a cultura e a poesia são linguagens universais. Além disso, são, por natureza, agregadoras, buscam unir ao invés de fragmentar. Em especial a atividade de escrever, por mais que possa parecer uma atividade solitária, assim não o é, pois possui intrínseca a essência da comunicação, da expressão de sentimentos. A partir do momento em que expressamos algo para o ambiente externo, já estamos nos comunicando com o outro. Além disso, a atividade poética é libertadora, qualquer que seja a sua forma de expressão. Um poema que se espalha no espaço e leva consigo sementes de harmonia e de bons sentimentos, principalmente nos tão tortuosos tempos atuais, pode ser como um bálsamo ou um alívio para alguém que possa estar vivendo um momento de dor. Daí a importância de valorizarmos aqueles que se propõem a criar fazendo a diferença no astral dos dias atuais, e também de valorizarmos o trabalho daqueles que focam em propagar essa criação.
Deixo aqui meu agradecimento à RPT Rádio e toda sua equipe. Aproveito o ensejo para parabenizá-la por valorizar a poesia e por ter o seu foco na disseminação dessas que eu chamarei de "sementes de luz", que são as palavras poéticas a levar harmonia para os ouvintes. Parabéns por adotar a linguagem universal da poesia e por ser um espaço agregador que, ao ter as portas abertas a poetas de todo o mundo, trata a arte poética com o acolhimento a ela devido, mostrando ser uma equipe plenamente alinhada com a essência de união que permeia toda a arte poética. Deixo, ainda, meus parabéns em especial para o apresentador Javier Tala e para a produtora Mirta Noemi Jara que, com toda sua gentileza, organizou a minha participação no programa.
E aos amigos e seguidores, deixo o convite para conhecerem a rádio. Basta acessar rptradio.com e clicar no play para ouvir sua programação.

Luciana G. Rugani
Uma experimentadora da arte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CANÇÃO DO IRMÃO AUSENTE (PRECE DO AMOR)

por Luciana G. Rugani - A oração alimenta a alma e a boa música eleva nossos sentimentos. E quando temos ambas, unidas em uma só obra, que maravilha não fica! Quando a musicalidade é a própria prece, o efeito de paz em nosso ser é imediato. Fiquem hoje com essa joia, esse louvor encantador na voz de Elizabeth Lacerda. Cliquem no vídeo abaixo para ouvir: Canção do Irmão Ausente Como estiveres agora Nosso Bom Deus te guarde Como estiveres pensando Nosso Bom Deus te use Onde te encontres na vida Que Deus te ilumine Com quem estejas seguindo Nosso Senhor te guie No que fizeres tu Peço ao Bom Deus Que possa te amparar E em cada passo teu A Mão de Deus Irá te abençoar Como estiveres agora...

POEMA: DIREITOS HUMANOS

Direitos Humanos Humanos não parecem ser Os que a vida vivem a abater. Humanos não parecem ser Os que a liberdade insistem em tolher. Humanos não parecem ser Os que a equidade negam reconhecer. Vida, com dignidade, Liberdade, com respeitabilidade, Respeito à diversidade, Educação, com qualidade. Quesitos de uma sociedade Que reconhece a humanidade. Não há que ser humano direito Para um direito humano merecer. Ser perfeito não é o preceito  Basta apenas o ser! Será mera utopia Em meio à distopia? Direitos humanos, como há de ser Onde há mais desumano que humano ser? Luciana G. Rugani Acadêmica da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio - ALACAF e da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia - ALSPA  2/9/22