Pular para o conteúdo principal

EMMANOEL JETRO - QUERIDA ÁGUA

QUERIDA ÁGUA
por Emmanoel Jetro 

Água, ouro cristalino, como poderíamos viver sem você?
Nossa maior riqueza, preciosa fonte de vida,
Sacia-nos e nos deixa vividos qual a natureza em flor logo após um chuvoso inverno.
Qual o nosso maior exemplo de relação harmoniosa contigo se não os peixes?
Nascem e crescem submissos e em total dependência a ti, pois tu és o ar que eles respiram,
E ainda quando tu adoeces morrem como sinal de protesto e fidelidade a ti.
Que exemplar relação de dependência e troca,
Que bom seria que nós seres humanos aprendêssemos com eles,
Seriamos mais felizes e deixaríamos como herança para nossos filhos um mundo mais harmônico, justo e saudável.

Comentários

  1. Obrigado pelo carinho Luciana, Boa tarde.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!! Eu como tratador de água não poderia deixar de comentar sobre o tema. O grande problema e que muitos não sabem o quanto a água e importante para nossas vidas, assim como também a maioria tem a idéia de que a água é um bem infinito, quando na verdade se não a utilizarmos de maneira inteligente um dia ela vai acabar.

    Charles Domingues

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Charles pelos parabéns.
    De fato é preciso um trabalho de conscientização amplo e radical. Discutia com o pessoal na Universidade sobre a disciplina de educação ambiental e seu pouco efeito, pelo menos por hora nas nossas crianças e jovens, acho que a discussão na escola precisa abranger não só os alunos mais pais e a comunidade onde a escola está localizada.

    Grande abraço.

    Emmanoel Jetro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Emmanoel Jetro
      Concordo inteiramento com o que voce escreveu.
      O BRASIL lançou a Lei 9.795, 27/04/1999 a Política Nacional de Educação Ambiental onde a mesma menciona em seu Art. 1o: Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
      Acredito que levada a serio a PNEA agrega muito valor a sociedade de um modo geral, porem eu já discuti bastante esse assunto e no meu modo de ver a educação ambiental deveria ser encarada como uma matéria que fizesse parte da grade do aluno, porem a própria lei menciona que em seu § 1o A educação ambiental não deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino.
      Mesmo assim vamos continuar discutindo e passando o assunto a frente e dessa forma damos a real importância que esse assunto merece.
      Um forte abraço

      Excluir
  4. Concordo com você Charles, deveria ser uma disciplina da grade, mas se levarmos a sério pelo menos como é proposta pelo PCN, no formato de disciplinas transversais já seria um bom começo.
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CANÇÃO DO IRMÃO AUSENTE (PRECE DO AMOR)

por Luciana G. Rugani - A oração alimenta a alma e a boa música eleva nossos sentimentos. E quando temos ambas, unidas em uma só obra, que maravilha não fica! Quando a musicalidade é a própria prece, o efeito de paz em nosso ser é imediato. Fiquem hoje com essa joia, esse louvor encantador na voz de Elizabeth Lacerda. Cliquem no vídeo abaixo para ouvir: Canção do Irmão Ausente Como estiveres agora Nosso Bom Deus te guarde Como estiveres pensando Nosso Bom Deus te use Onde te encontres na vida Que Deus te ilumine Com quem estejas seguindo Nosso Senhor te guie No que fizeres tu Peço ao Bom Deus Que possa te amparar E em cada passo teu A Mão de Deus Irá te abençoar Como estiveres agora...

POEMA: DIREITOS HUMANOS

Direitos Humanos Humanos não parecem ser Os que a vida vivem a abater. Humanos não parecem ser Os que a liberdade insistem em tolher. Humanos não parecem ser Os que a equidade negam reconhecer. Vida, com dignidade, Liberdade, com respeitabilidade, Respeito à diversidade, Educação, com qualidade. Quesitos de uma sociedade Que reconhece a humanidade. Não há que ser humano direito Para um direito humano merecer. Ser perfeito não é o preceito  Basta apenas o ser! Será mera utopia Em meio à distopia? Direitos humanos, como há de ser Onde há mais desumano que humano ser? Luciana G. Rugani Acadêmica da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio - ALACAF e da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia - ALSPA  2/9/22