terça-feira, 6 de junho de 2017

ALERTA DO CEPMAA - CABO FRIO: CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA CIDADE

Conhecer a cultura e a história de uma cidade é o caminho para um melhor entendimento de seu presente e dos costumes de seu povo, e, consequentemente, para o exercício de uma cidadania mais consciente e ativa. E o patrimônio histórico, com suas igrejas, casarões, museus, monumentos, etc., exala história em todos seus detalhes, sendo, por isso, essencial que seja preservado e conservado para que possa seguir sendo atrativo para conquistar a atenção e visita de estudiosos e adeptos do turismo histórico.
Recebemos um alerta do CEPMAA - Centro de Estudo e Pesquisa do Meio Ambiente Aquático -referente a importantes construções históricas aqui em Cabo Frio que se encontram abandonadas ou má conservadas. Devido à relevância do tema, o reproduzimos abaixo:

"O CEPMAA vem pedir ajuda aos historiadores e amantes da história da nossa região para que possamos sensibilizar as autoridades competentes para que socorram a Fonte do Itajuru, pois seu abandono em nada ajuda o setor de Turismo, que até aonde sabemos é a maior parcela da nossa Economia. A crise é grave ,porém vai ficar ainda pior se abandonarmos os pontos turísticos da nossa Amada cidade de Cabo Frio".

Abaixo seguem fotos atuais da Fonte do Itajuru, importante ponto turístico de interesse histórico pelo fato de ter sido a primeira fonte de água potável da cidade e que teria, inclusive, abastecido embarcações europeias que chegavam, entre elas a de D. Pedro II, quando em visita à cidade.

Outra construção que se encontra carente de conservação é o Palácio das Águias, um sobrado do final do século XIX, remanescente da antiga "rua Direita", cuja fachada foi tombada em 1989 pelo INEPAC - Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. O Palácio das Águias fica na hoje denominada Rua Érico Coelho, 48, no centro da cidade. Fotos atuais abaixo. A fachada, pelo visto, encontra-se aos plenos cuidados dos cupins!!!

CABO FRIO - FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DESTA TERÇA-FEIRA

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

Parque do Mico Leão Dourado reserva beleza exótica em Tamoios
Unidade é uma das últimas remanescentes que abriga o raro Mico Leão Dourado, ameaçado de extinção no Brasil

SOLENIDADE DE POSSE DA NOVA DIRETORIA DA ASSOC. COM. DOS MORADORES E AMIGOS DO JARDIM ESPERANÇA

DIVULGAÇÃO

No dia 9 (nove) de junho, próxima sexta-feira, acontecerá a solenidade de posse da nova diretoria da Associação Comunitária dos Moradores e Amigos do Jardim Esperança para o biênio 2017/2019. O evento será às 19:30, no Restaurante Tempero da Mamãe, na Estrada Velha de Búzios (em frente ao Hospital Otime Cardoso dos Santos).
Membros da nova diretoria:

Presidente: Dr. Renato Fragoso
Vice Presidente: José Marcus