segunda-feira, 29 de julho de 2019

HOMENAGEM DO EX-PREFEITO ALAIR CORRÊA AO POETA VICTORINO CARRIÇO

Foto: internet

por Alair Corrêa

Hoje, 29 de julho, se vivo estivesse, Victorino Carriço faria 107 anos.
Autor do hino de Cabo Frio, compôs também o hino das cidades de São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo. Foi membro fundador e presidente da Academia Cabo-friense de Letras e deixou três livros publicados. Além de poeta, foi também delegado de polícia, banqueiro e vereador, o vereador mais votado da cidade em 1973, ocasião em que ocupou a presidência da Câmara.

Temos muitas lembranças deste grande homem, poeta que compôs, na minha opinião, um dos mais belos hinos existentes - o de nossa cidade (senão o mais belo dos hinos). Mas, para homenageá-lo no dia de hoje, farei o registro de um fato acontecido na época em que ele foi o presidente da Câmara, quando tive a honra de dele ter sido contemporâneo durante o exercício do meu segundo mandato como vereador.

Vivíamos anos de chumbo, período muito conturbado e de ânimos acirrados na política. Carriço havia obtido o maior número de votos, e eu era o segundo mais votado. Resolvemos, então, democraticamente, conduzi-lo à presidência da Casa. Mas Carriço, compositor, poeta, era um homem de alma sensível e a Câmara vivia um tempo de debates muito acalorados, disputas e até mesmo brigas de safanões. Havia um vereador médico, homem bom, porém de gênio forte, que se indispôs com Carriço. Carriço não aguentava mais as confusões deste vereador. Certa ocasião, pressionado, Carriço me confidenciou o seguinte: "Meu filho, isso aqui não é lugar pra mim, sou um poeta, componho músicas. Quem pode, nesse ambiente de brigas e negócios, criar ou compor alguma coisa?... Um poeta com uma caneta, o pintor com um pincel, é o mesmo que um médico com um bisturi numa cirurgia: se não tiver silêncio e boa luz, não opera. Não dá pra um poeta conviver dentro desse ambiente e sem luz! Vou renunciar, você é amigo do prefeito, conversa com ele pra me nomear secretário, de preferência sub-prefeito de minha terra". E assim, Carriço foi nomeado sub-prefeito de Arraial do Cabo.

Foi este um dos lances mais marcantes do tempo em que convivi com Carriço na Câmara e que hoje me alegro em recordar. Esta história é uma dentre várias outras que farão parte do livro que estou escrevendo e que pretendo lançar em breve.