quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

MINHA MENSAGEM DE NATAL

Natal é a comemoração do nascimento de Cristo em 25 de dezembro.
Há muita controvérsia sobre a veracidade desta data. Muitos estudiosos afirmam que Jesus não teria nascido em dezembro.  Bom, se sim ou não, o fato é que há muitos anos que o natal é comemorado nesta data e, sinceramente, penso que a questão da certificação da data é a menos importante. O que mais vale é a representatividade dela, o sentimento e a reflexão que ela nos propõe desde tempos remotos. O fato de milhões de pessoas pensarem nesta data como sendo indicativa do dia do nascimento daquele que veio à Terra para nos ensinar o Verdadeiro Amor já a torna uma data especial, sublime.
É certo que hoje em dia a ditadura do consumismo vem como um rolo compressor impor a noção de que natal é dia de presentes, se não tem presente não é natal.  Por isso eu gostaria de deixar uma mensagem para que, independente de crença ou religião, lembremo-nos do verdadeiro sentido desta data, da sublimidade do acontecimento que ela representa. Natal é a comemoração da vinda de um ser especialíssimo à Terra, o Mestre Maior que veio nos ensinar todas as virtudes e exemplificar o amor ao próximo. Se focarmos neste sentido grandioso, uma aura de luz e paz cobrirá a Terra.
Lembremos, ainda, que a palavra “Natal” deriva de “nascimento”. Nascimento do Amor no mundo externo e em nosso mundo interno. Nascer a cada ano é renovarmos a nós mesmos na direção do Amor, refletindo em nossas ações e buscando modificá-las de acordo com o ensinamento deixado pelo Mestre. Perguntemos sempre antes de agir: “como será que Jesus agiria no meu lugar?” Fácil? Quem disse que é? Não é fácil, e Jesus não disse que assim seria. É atravessar a porta estreita ao invés da larga. Mas é possível melhorar a cada passo se assim realmente quisermos e se formos verdadeiramente humildes para aprender, cair e levantar, seguir em frente apesar de tudo, deixando para trás as mágoas e as ofensas. Estas, devemos deixá-las pelo caminho, porque se as carregarmos conosco, serão bagagem inútil que só fará peso, minando nossas forças e dificultando ainda mais nossa caminhada.
Que possamos refletir neste significado maior do Natal, e trazê-lo verdadeiramente para nossas vidas, vivendo-o a cada dia de nossa existência. É o que desejo a todos.
Muita paz, hoje e sempre.

Um comentário:

1. Uma linda data.
    Dar presente é uma dádiva, mas fazer o Natal todos os dias do ano é encontrar o caminho para seguir o Mestre.

ResponderExcluir