Mostrando postagens de outubro 15, 2011

SER PROFESSOR

Ser professor: dom? vocação? Opção? Não importa. Qualquer que seja a razão, simplesmente “ser professor” é o somatório de tudo isso e mais um pouco. Nos dias atuais, chega a ser um ato de coragem e bravura, pois além de enfrentar carga horária pesada e baixa remuneração (quando existe), ainda tem que lidar com a violência que chegou até as salas de aula. Por tudo isso, merecem muito mais que nossas homenagens e comemorações, merecem muito mais que um só dia. É preciso uma mudança de mentalidade. Em sociedades mais evoluídas, o professor ocupa lugar de destaque. É esta a dívida que temos para com eles, precisamos recolocá-los no lugar merecido, valorizando a profissão de professor em todos os níveis, desde a educação de base até de nível superior. A educação de base é de primordial importância, pois participa da formação da personalidade dos alunos numa fase em que muitos traumas e complexos, se formados, poderão refletir gravemente na adolescência e na fase adulta, podendo até mesm