Pular para o conteúdo principal

EMMANOEL JETRO - QUERIDA ÁGUA


QUERIDA ÁGUA
por Emmanoel Jetro 

Água, ouro cristalino, como poderíamos viver sem você?
Nossa maior riqueza, preciosa fonte de vida,
Sacia-nos e nos deixa vividos qual a natureza em flor logo após um chuvoso inverno.
Qual o nosso maior exemplo de relação harmoniosa contigo se não os peixes?
Nascem e crescem submissos e em total dependência a ti, pois tu és o ar que eles respiram,
E ainda quando tu adoeces morrem como sinal de protesto e fidelidade a ti.
Que exemplar relação de dependência e troca,
Que bom seria que nós seres humanos aprendêssemos com eles,
Seriamos mais felizes e deixaríamos como herança para nossos filhos um mundo mais harmônico, justo e saudável.

Comentários

  1. Obrigado pelo carinho Luciana, Boa tarde.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!! Eu como tratador de água não poderia deixar de comentar sobre o tema. O grande problema e que muitos não sabem o quanto a água e importante para nossas vidas, assim como também a maioria tem a idéia de que a água é um bem infinito, quando na verdade se não a utilizarmos de maneira inteligente um dia ela vai acabar.

    Charles Domingues

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Charles pelos parabéns.
    De fato é preciso um trabalho de conscientização amplo e radical. Discutia com o pessoal na Universidade sobre a disciplina de educação ambiental e seu pouco efeito, pelo menos por hora nas nossas crianças e jovens, acho que a discussão na escola precisa abranger não só os alunos mais pais e a comunidade onde a escola está localizada.

    Grande abraço.

    Emmanoel Jetro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Emmanoel Jetro
      Concordo inteiramento com o que voce escreveu.
      O BRASIL lançou a Lei 9.795, 27/04/1999 a Política Nacional de Educação Ambiental onde a mesma menciona em seu Art. 1o: Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
      Acredito que levada a serio a PNEA agrega muito valor a sociedade de um modo geral, porem eu já discuti bastante esse assunto e no meu modo de ver a educação ambiental deveria ser encarada como uma matéria que fizesse parte da grade do aluno, porem a própria lei menciona que em seu § 1o A educação ambiental não deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino.
      Mesmo assim vamos continuar discutindo e passando o assunto a frente e dessa forma damos a real importância que esse assunto merece.
      Um forte abraço

      Excluir
  4. Concordo com você Charles, deveria ser uma disciplina da grade, mas se levarmos a sério pelo menos como é proposta pelo PCN, no formato de disciplinas transversais já seria um bom começo.
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto.
A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos problemas …

DEMOLIÇÃO DOS QUIOSQUES NA PRAIA DAS CONCHAS E ILHA DO JAPONÊS

Na sexta-feira passada (15), aconteceu a demolição de quiosques na Praia das Conchas e na Ilha do Japonês por fiscais do INEA. Incrível a forma autoritária como as coisas acontecem hoje! Parece que o desrespeito e a força têm sido os principais instrumentos para atingir os objetivos! A questão ali estava sub judice, não havia ainda sentença determinando a demolição, como podem ver abaixo na tramitação do processo. E ainda, a forma como foram feitas as demolições revela total despreparo. Não respeitaram os carrinhos de ambulantes ali guardados, destruíram TUDO, quebraram vidros sem o menor cuidado e preocupação, deixando os pedaços espalhados pela areia da praia, agredindo aquele ambiente natural. Muito triste ver como tornou-se comum resolver as coisas "na marra". Falta total de respeito com anos de trabalho, afinal os quiosques pertenciam a trabalhadores e foram demolidos sem decisão judicial para tal. Seria muito bom saber o que a prefeitura tem a dizer sobre esse triste, lame…

POESIA "COM LU", DE HAIRON HERBERT DE FREITAS

Linda, maravilhosa poesia!!

Com Lú
O amor não acaba, o amor só aumenta. Experimente uma frase, Espere mais e comente.
Seja velho, seja jovem, Esqueça o tempo que passou. O momento é agora, Aproveite tudo com amor.
Não chore, não clame, Seja firme, seja honesto. Não viva mau seus sentimentos, Aos restos estranhos, acalento.
Contudo o amor revigora, Mesmo no atrapalho da hora, Volta sempre sem demora.
O amor é sem fim, É eterno em mim, Consciente estou, Quando estou com amor.
Hairon H. de Freitas 15/7/2019