Pular para o conteúdo principal

EMMANOEL JETRO - QUERIDA ÁGUA


QUERIDA ÁGUA
por Emmanoel Jetro 

Água, ouro cristalino, como poderíamos viver sem você?
Nossa maior riqueza, preciosa fonte de vida,
Sacia-nos e nos deixa vividos qual a natureza em flor logo após um chuvoso inverno.
Qual o nosso maior exemplo de relação harmoniosa contigo se não os peixes?
Nascem e crescem submissos e em total dependência a ti, pois tu és o ar que eles respiram,
E ainda quando tu adoeces morrem como sinal de protesto e fidelidade a ti.
Que exemplar relação de dependência e troca,
Que bom seria que nós seres humanos aprendêssemos com eles,
Seriamos mais felizes e deixaríamos como herança para nossos filhos um mundo mais harmônico, justo e saudável.

Comentários

  1. Obrigado pelo carinho Luciana, Boa tarde.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!! Eu como tratador de água não poderia deixar de comentar sobre o tema. O grande problema e que muitos não sabem o quanto a água e importante para nossas vidas, assim como também a maioria tem a idéia de que a água é um bem infinito, quando na verdade se não a utilizarmos de maneira inteligente um dia ela vai acabar.

    Charles Domingues

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Charles pelos parabéns.
    De fato é preciso um trabalho de conscientização amplo e radical. Discutia com o pessoal na Universidade sobre a disciplina de educação ambiental e seu pouco efeito, pelo menos por hora nas nossas crianças e jovens, acho que a discussão na escola precisa abranger não só os alunos mais pais e a comunidade onde a escola está localizada.

    Grande abraço.

    Emmanoel Jetro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Emmanoel Jetro
      Concordo inteiramento com o que voce escreveu.
      O BRASIL lançou a Lei 9.795, 27/04/1999 a Política Nacional de Educação Ambiental onde a mesma menciona em seu Art. 1o: Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
      Acredito que levada a serio a PNEA agrega muito valor a sociedade de um modo geral, porem eu já discuti bastante esse assunto e no meu modo de ver a educação ambiental deveria ser encarada como uma matéria que fizesse parte da grade do aluno, porem a própria lei menciona que em seu § 1o A educação ambiental não deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino.
      Mesmo assim vamos continuar discutindo e passando o assunto a frente e dessa forma damos a real importância que esse assunto merece.
      Um forte abraço

      Excluir
  4. Concordo com você Charles, deveria ser uma disciplina da grade, mas se levarmos a sério pelo menos como é proposta pelo PCN, no formato de disciplinas transversais já seria um bom começo.
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto. A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos

TEXTO EXCELENTE SOBRE RESILIÊNCIA

Como se forma um gênio como o escultor Auguste Rodin?   por Regis Mesquita   Blog www.psicologiaracional.com.br Em 1840 nasceu um gênio chamado Auguste Rodin? Não, ele se tornou um gênio , nasceu com potencialidades, vocações e plano de vida. A sua genialidade foi o fruto final de um longo processo de estudos, tentativas, erros, treinamentos, aprimoramentos, fracassos. Para cada obra bem feita, ele deve ter tido pelo menos uns 400 fracassos. Olhando pelo lado da proporção, o genial Rodin foi um fracassado. O pior vem agora: para cada obra Genial, para cada "obra prima", ele deve ter tido pelo menos uns mil fracassos (obviamente, estes números são projeções minhas). Rodin era pobre, foi rejeitado três vezes ao tentar entrar em escolas de artes. Mas, ele tinha uma arma infalível: ele brincava com a arte. Em nossa sociedade nós dizemos: "isto não é brincadeira, vamos fazer as coisas com seriedade. Se seguisse este preceito, Rodin teria si

PARA HENRY BOREL

Não mais o riso fácil de criança! Os bonecos a lutar, Impulsionados por frágeis mãozinhas, Agora estão inertes Como inerte está  O seu corpinho sofrido. Não mais a alegria E o gosto da liberdade Dos dias fora do calabouço, O seu cárcere de dor. Quantos gritos mudos Em abraços silenciosos. Quantas dores caladas Gritadas em olhar de pavor. Quantos pedidos no choro fácil, No rostinho escondido no ombro No colo de sua algoz. Uma criança somente, E somente só. Única! Seu riso só seu, Seu olhar, sua identidade. Sua voz, seu abraço Únicos! Sua voz agora é silêncio, A mesma voz  Que animava brinquedos A mesma voz  Que implorava socorro na fala curta. Pai, me deixa ficar contigo! A luz aqui Pra sempre se apaga. Ficarão a saudade, E consciências sem paz. Mas a luz vive além Resplandece linda entre anjos. O anjo venceu o leão da arena E em outras esferas foi sorrir, Foi brincar, Foi viver. Liberto está, Para sempre, Das mãos frias de duros golpes, Dos abraços fortes de ódio E da tortura, Que dói