sexta-feira, 16 de março de 2012

EMMANOEL JETRO - QUERIDA ÁGUA

QUERIDA ÁGUA
por Emmanoel Jetro

Água, ouro cristalino, como poderíamos viver sem você?
Nossa maior riqueza, preciosa fonte de vida,
Sacia-nos e nos deixa vividos qual a natureza em flor logo após um chuvoso inverno.
Qual o nosso maior exemplo de relação harmoniosa contigo se não os peixes?
Nascem e crescem submissos e em total dependência a ti, pois tu és o ar que eles respiram,
E ainda quando tu adoeces morrem como sinal de protesto e fidelidade a ti.
Que exemplar relação de dependência e troca,
Que bom seria que nós seres humanos aprendêssemos com eles,
Seriamos mais felizes e deixaríamos como herança para nossos filhos um mundo mais harmônico, justo e saudável.

5 comentários:

1. Obrigado pelo carinho Luciana, Boa tarde.

ResponderExcluir
  2. Parabéns!!! Eu como tratador de água não poderia deixar de comentar sobre o tema. O grande problema e que muitos não sabem o quanto a água e importante para nossas vidas, assim como também a maioria tem a idéia de que a água é um bem infinito, quando na verdade se não a utilizarmos de maneira inteligente um dia ela vai acabar.

Charles Domingues

ResponderExcluir
  3. Obrigado Charles pelos parabéns.
    De fato é preciso um trabalho de conscientização amplo e radical. Discutia com o pessoal na Universidade sobre a disciplina de educação ambiental e seu pouco efeito, pelo menos por hora nas nossas crianças e jovens, acho que a discussão na escola precisa abranger não só os alunos mais pais e a comunidade onde a escola está localizada.

Grande abraço.

Emmanoel Jetro

Respostas
    1. Caro Emmanoel Jetro
      Concordo inteiramento com o que voce escreveu.
      O BRASIL lançou a Lei 9.795, 27/04/1999 a Política Nacional de Educação Ambiental onde a mesma menciona em seu Art. 1o: Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
      Acredito que levada a serio a PNEA agrega muito valor a sociedade de um modo geral, porem eu já discuti bastante esse assunto e no meu modo de ver a educação ambiental deveria ser encarada como uma matéria que fizesse parte da grade do aluno, porem a própria lei menciona que em seu § 1o A educação ambiental não deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino.
      Mesmo assim vamos continuar discutindo e passando o assunto a frente e dessa forma damos a real importância que esse assunto merece.
      Um forte abraço

Excluir
  4. Concordo com você Charles, deveria ser uma disciplina da grade, mas se levarmos a sério pelo menos como é proposta pelo PCN, no formato de disciplinas transversais já seria um bom começo.
    Abraços