sexta-feira, 9 de março de 2012

O QUE ACONTECEU COM O BALNEÁRIO DE CABO FRIO?

MATÉRIA PUBLICADA NA EDIÇÃO DE 09/03/2012 DO JORNAL MINEIRO "O TEMPO":

 O QUE ACONTECEU COM O BALNEÁRIO DE CABO FRIO?

por Luciana G. Rugani

A cidade de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, é um dos destinos preferidos pelos mineiros quando pensam em praias. Por isso, gostaria de comentar sobre sua lamentável situação atual.
Quanta diferença de alguns anos atrás! Havia muitos guardas municipais nas ruas, além de ajudarem no trânsito, colaboravam com a segurança. A quantidade de viaturas que faziam o policiamento preventivo era maior. Hoje, a cidade é refém da violência, como nos mostram as notícias diárias.
Não vemos mais guardas municipais e viaturas como antes. Em janeiro, uma família de turistas foi surpreendida por bandidos dentro de casa no condomínio em que acabavam de chegar. O pai dessa família morreu assassinado. Esse condomínio já havia sido assaltado várias vezes naquela mesma semana.
A cidade, em 2001 considerada a mais limpa do Brasil, perdeu esse título. Quase não vemos lixeiras, que, antes, existiam em todos os postes no centro da cidade em muitos postes dos bairros. Há muitos objetos cortantes na areia. Pichações tomam conta até de coqueiros. A favelização cresce pelo morro do Telégrafo, um área de preservação ambiental.
Cabo Frio, que já foi exemplo de organização para outras cidades, hoje é manchete nacional por casos de violência, favelização e surto de meningite, conforme amplamente noticiado no início do ano. Cidade de médio porte, antes referência em qualidade de vida, agora acumula os problemas das grandes cidades.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...