Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO E SEUS TESOUROS NATURAIS

Segunda-feira, dia 24 de junho, passou na Globo News, no Programa Ciência e Tecnologia, um documentário com foco no mundo marinho da região de Cabo Frio, cidade do estado do Rio de Janeiro, Brasil.

O programa foi excelente, com uma fartura de informações. Eu, que sempre fui uma fã das praias desta região, fiquei ainda mais encantada por conhecer tantos detalhes da preciosidade marinha que há ali.

E mais uma vez a natureza nos traz a lição de como tudo na vida tem sua finalidade, tudo está, e é como é, por alguma causa e razão maior, e nada é inútil.

O programa expôs o trabalho do biólogo Vinícius Padula, que há dez anos vem pesquisando sobre os Nudibrânquios no litoral da região. Os Nudibrânquios são uma nova espécie de animais ainda pouco estudada, mas muito importante para o ecossistema marinho. São moluscos marinhos sem conchas, e bem coloridos. Por se alimentarem de outros invertebrados tóxicos, eles acumulam toxinas, o que provoca a coloração variada. Isso significa toxicidade, mostra aos predadores que eles não são palatáveis. 

Os Nudibrânquios estão presentes em todos os lugares do mar, tanto nas águas rasas quanto nas mais profundas, mas não são tão fáceis de serem vistos. Vinícius Padula disse que já conseguiu encontrar 55 espécies diferentes de Nudibrânquios, somente na região que envolve a Praia das Conchas e Ilha dos Papagaios. No Brasil, há cerca de 100 espécies conhecidas, portanto nesta região de Cabo Frio já estão catalogadas mais de 50% das espécies conhecidas no país.

Várias razões explicam a importância de se estudar estas espécies:

1º) aumento da já tão rica e maior biodiversidade do mundo, que é a biodiversidade brasileira;

2º) indicativo de que a qualidade do ecossistema está boa, pois os Nudibrânquios se alimentam de outros invertebrados que são sensíveis à poluição, a mudanças ambientais. Então, a presença de Nudibrânquios significa que eles estão tendo alimentos, logo, há a presença de invertebrados que não toleram a poluição. Se os Nudibrânquios começarem a desaparecer, é sinal de que há algo errado no ecossistema;

3º) existem estudos químicos que buscam identificar as moléculas das toxinas que estes animais produzem. Há algumas toxinas isoladas de Nudibrânquios, e também de outros invertebrados marinhos, que foram identificadas com propriedades citotóxicas, por isso são estudadas em laboratórios que fazem estudos contra o câncer e algumas já estão até mesmo sendo utilizadas em medicamentos fora do Brasil.

Todas essas informações nos servem de alerta para cuidar e proteger a região até mesmo contra a biopirataria. Controlar, através da criação de mais reservas marinhas, até mesmo quem está mergulhando na região, com que finalidade, etc. 

E, além disso, mais uma vez chamar a atenção para a importância da preservação ambiental, o cuidado com a ocupação desordenada, com a pesca indiscriminada e com a limpeza das praias. Quanto maior a degradação ambiental, maior a chance de acabar esta e outras espécies. Esta região de Cabo Frio possui sete ilhas costeiras, além da Ilha do Japonês. Segundo os pesquisadores, é uma região com grande quantidade de vida, uma enorme diversidade, que deve ser preservada e melhor explorada com atividades que não sejam tão agressivas, como é o caso de atividades de turismo ecológico.

Uma região tão rica, um verdadeiro tesouro, merece todo cuidado e atenção, tanto por parte das autoridades quanto por parte da população. Marcelo Valente, criador do perfil do face Ondas do Peró, também participa do documentário. Marcelo, junto a muitos outros voluntários, realiza de tempos em tempos o "Dia da Limpeza" nas praias Peró e Conchas. Segundo ele, em somente três dias da limpeza que realizaram foi recolhida 1 (uma) tonelada de lixo. Este lixo tem de tudo: cotonetes, fraldas, sacolas plásticas, tampinhas..etc. Tudo isso tem servido de alimento para tartarugas, pinguins, que muitas vezes são encontrados mortos na beira da praia devido à ingestão destes materiais.

Um dos receios dos voluntários é que a região se transforme em algo como as ilhas Midway, localizadas no meio do Oceano Pacífico, que são como um ponto de convergência do lixo que chega dos continentes, daí a razão do monitoramento diário que realizam e dos trabalhos de coleta de lixo promovidos nos dias de limpeza voluntária.

Esta região é maravilhosa, e além de tudo é rica de vida, de natureza, de saúde. O ser humano, ao cuidar e preservar este ambiente, está, antes de tudo, fazendo o bem para si mesmo, pois preserva a qualidade de vida, preserva todo esse imenso "remédio natural" que é essa natureza marinha para a saúde dos humanos. Vamos pensar nisso ao frequentarmos as praias, vamos recolher nosso lixo, recolher aquele saquinho plástico flutuando nas águas. Façamos nossa parte, e que as autoridades também possam fazer a que lhes compete. Turistas e moradores amantes da natureza, venham todos, vamos conhecer e divulgar estas belezas da região, vamos cuidar com carinho e amor de tão valioso patrimônio que nos foi emprestado pelo Criador e do qual temos o dever de utilizar de forma menos agressiva e mais respeitosa.

Já é hora de entender que não é destruindo e desrespeitando a natureza que cresceremos, que teremos progresso. Hoje essa visão é distorcida, e graças à evolução dos últimos anos, há muitas outras maneiras de progredirmos sem nos autodestruirmos destruindo a natureza.


Luciana G. Rugani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J