segunda-feira, 1 de julho de 2013

ALOHA: UMA MENSAGEM DE LUZ

Li em um post na página do facebook do Ondas do Peró a mensagem abaixo, que achei muito interessante. Eu não conhecia exatamente o significado da palavra ALOHA. Sabia que significava uma forma de cumprimento havaiano que continha uma mensagem positiva, mas não conhecia exatamente o teor desta mensagem.
Hoje fiquei conhecendo, e aprendi que ela é o resumo de uma filosofia de vida que, se vivenciada no nosso dia-a-dia, nas nossas relações pessoais, certamente teríamos uma sociedade menos perversa, com mais alegria e amor, e, consequentemente, teríamos corpos e mentes mais saudáveis. 
Viver em paz com o outro e com a natureza é sinal de evolução espiritual, sinal de espírito forte que não se deixa abater tão facilmente. E evolução espiritual acaba resultando também em uma vida material mais harmônica, onde os diferentes conseguem conviver de uma forma mais organizada e respeitosa, pois o que causa o conflito é o orgulho ferido, o ego inflado, a vaidade exacerbada que não tolera um "não", não tolera um "pensar" diferente. E a sociedade que prioriza o "eu", fechada ao novo, blindada em seus preconceitos mesquinhos, nunca será uma sociedade saudável e acolhedora.

Abaixo segue a mensagem. E ALOHA para todos!

"Aloha é uma palavra formada pelas iniciais de outras cinco palavras havaianas, cujos significados orientam a conduta do povo local. É o chamado "Espírito Aloha".

A, vem de AKAHAI, Bondade a ser demonstrada com Ternura.
L, vem de LOKAHI, Unidade a ser expressa com Harmonia.
O, vem de OLU OLU, Cordialidade a ser demonstrada com Afeto.
H, vem de HA AHA A, Humildade, a ser demonstrada através da Modéstia.
A, vem de AHONUI, Paciência, a ser demonstrada pela Perseverança.

Como os próprios havaianos gostam de dizer, palavras não são suficientes para traduzir todo o significado da palavra mágica "Aloha". Trata-se de uma espécie de filosofia local, que permeia as relações interpessoais e faz com que cada indivíduo seja parte da coletividade. É o que diz um dos principais provérbios havaianos:"O nós, anula o eu"... " https://www.facebook.com/photo.php?fbid=683619428330196&set=a.652831441408995.1073741841.649003988458407&type=1


Luciana G. Rugani

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...