Mostrando postagens de junho 6, 2014

MEIO AMBIENTE: INTEGRAÇÃO NATUREZA E SOCIEDADE

Esta semana comemoramos a Semana do Meio Ambiente, sendo que o dia de ontem (5 de junho) foi declarado, desde 1972 pela ONU, como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Toda data comemorativa tem por fim chamar nossa atenção para determinado tema para que reflexionemos sobre sua importância sob os mais diversos focos. Geralmente há comemorações, eventos, palestras, ações, etc., sempre com objetivo de divulgar o tema, estudar e refletir. Mas considerando a presença constante deste tema no nosso dia a dia, digo que  todo dia é dia do meio ambiente. Vivemos no meio, interagimos com ele a cada instante, somos parte do mesmo, portanto todo dia é dia de buscarmos hábitos mais saudáveis e que sejam menos danosos ao nosso ambiente. Certa vez li um estudo no periódico "Pesquisa em Educação Ambiental" (periódico semestral envolvendo pesquisadores de três instituições universitárias do Estado de São Paulo) que descrevia o conceito de meio ambiente baseado em três concepções diferent