sexta-feira, 28 de novembro de 2014

A ACESSIBILIDADE NA CIDADE DE CABO FRIO

A acessibilidade é algo de extrema relevância e que deve ser tratado com toda atenção e responsabilidade. É um direito, não só das pessoas com deficiência, mas de todos nós, pois qualquer pessoa com dificuldade de locomoção, ainda que temporária por algum motivo, sentirá na pele a importância de um espaço acessível e saberá valorizar com a devida importância que merece esse tema.

No texto abaixo, temos a exposição do entendimento de Elizabeth Marge em relação à acessibilidade na cidade de Cabo Frio (RJ). Vale a pena ler o texto dessa pessoa que, além de ser uma lutadora que exercita a superação de seus próprios limites no seu dia a dia, é também uma estudiosa da matéria. Conhece a fundo as disposições da Convenção da ONU, as normas técnicas e por isso tem contribuído muito no enriquecimento dos debates sobre  o assunto:

Luciana G. Rugani

por Elizabeth Marge


A acessibilidade está em pauta e em alta na cidade de Cabo Frio (RJ)! O prefeito Alair Corrêa anunciou que dará início às obras para tornar o bairro Guarani o primeiro bairro totalmente acessível da cidade que, segundo o prefeito, será somente o primeiro, pois sua intenção é fazer o mesmo em todos os demais bairros.

Ainda bem que hoje já temos a consciência de que não é o limite individual das pessoas que determina a deficiência, já sabemos que os espaços inacessíveis, o meio físico, a informação , a comunicação, os serviços são os responsáveis diretos. Desde 2008, a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência foi incorporada à legislação e, após uma atuação líder, o Brasil, soberanamente, a ratificou com equivalência de emenda Constitucional. Portanto, reconhecida assim, gerando um instrumento de maior respeito aos Direitos Humanos.

Iniciativas como as obras do Bairro Guarani, com o uso do Desenho Universal, fazem com que a população vivencie, amplie e permita que a consciência dos espaços, serviços e produtos são componentes democráticos, portanto para uso indiscriminado por todos, reconhecendo e respeitando a diversidade das pessoas e o pleno exercício de cidadania.

Com isso, o Prefeito Alair Corrêa demonstra que seu MAIOR INVESTIMENTO é na pessoa, dando-lhe qualidade de vida, reconhecendo-o como cidadão democrático, valorizando-o dignamente, pela autonomia individual e incluindo-o efetivamente na participação social, levando em conta a valorização pessoal e também imobiliária da região, criando oportunidades igualitárias entre todos os moradores. Falando assim, quando o desenho universal é usado, gera conforto e economia para a população, na praticidade da mobilidade urbana, no investimento econômico e educacional, levando novamente em conta o acréscimo valoral imobiliário do local.

Quando estas práticas são incorporadas ao ordenamento urbano e também aos serviços (pois é preciso lembrar que estabelecimentos comerciais devem tornar seus espaços aptos à entrada, por exemplo, de um cadeirante, ou de uma pessoa que não possa levantar o pé tão alto para alcançar o degrau de entrada, e que deve haver um banheiro acessível que pode ser comum a todos), em pouco tempo veremos maior conforto nos deslocamentos de todos, a plena inclusão e maior tempo hábil para se desfrutar do aconchego da família. Será um ganho inestimável para a população. Parabéns à população do Bairro Guarani e que venham outros... toda a cidade!
Desafio Lançado!

No próximo ano, Cabo Frio completará 400 anos de emancipação política, o desafio será tornar Cabo Frio como a cidade mais acessibilizada do Estado, com a maioria dos bairros acessíveis e seus estabelecimentos turísticos e comerciais aptos a receber todas as pessoas com e sem deficiência. Falta pouco prefeito... Vamos comemorar o cumprimento deste desafio... quero estar presente... 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...