Pular para o conteúdo principal

MENSAGEM DE REFLEXÃO: NATAL



Caros leitores,

Gostaria hoje de deixar uma mensagem de natal diferente. Não somente desejos de feliz natal, mas especialmente uma mensagem de reflexão.

Sei que vivemos dias difíceis. De norte a sul de nosso país vemos reflexos de uma crise política, moral e econômica. E se observarmos mais a fundo, veremos que o nosso planeta em geral vem passando por mudanças. Os efeitos do que plantamos se fazem mais rápidos e mais intensos. Os acontecimentos revelam um ser humano no limite da tolerância, e no auge da incompreensão e da ganância. Ao mesmo tempo, o mundo não suporta mais tanta ambição e egoísmo. Até mesmo os recursos naturais já dão sinais de esgotamento. 

E o que tem a ver isso tudo com o natal?

Natal significa a chegada de Cristo. O nascimento daquele que veio nos ensinar o evangelho de amor, o caminho para a saúde plena e para uma vida mais harmônica. Há mais de 2000 anos que ele veio à Terra cumprir essa sua missão, mas a humanidade preferiu alimentar o ódio, as guerras e as disputas, e agora tudo começa a chegar no limite. A mensagem de Cristo sempre esteve aí, à nossa disposição, mas somente agora, vivenciando este tempo difícil, é que começamos a sentir a necessidade de buscá-la. Quando temos sede, buscamos água; quando temos fome, buscamos pão. E agora sentimos uma carência extrema de paz, de tolerância, de compreensão e de amor entre os seres. Nós nos afastamos de Deus quando nos afastamos de nossa própria essência de filhos da Luz, quando abafamos o Deus em nós, que é nossa consciência de amor, para priorizarmos o "ter" ao invés do "ser". Como filhos pródigos, precisamos sair, abandonarmos a casa do Pai (nossa essência de Luz) para percorrermos nosso caminho de sofrimento até chegarmos ao ponto em que estamos hoje, de total inversão de valores, falta de amor, e consequentes dores e sofrimentos, para, somente assim sentirmos falta da paz de outrora e buscarmos novamente Deus em nós. Assim é o ser humano, ele precisa vivenciar, experimentar, para aprender com suas próprias quedas a lição que há muito esteve e está aí à sua disposição. 

Que possamos então, neste natal, deixar que o Cristo renasça em nosso ser, trazendo de volta a paz perdida, limpando de nós o ódio, a revolta, que nada resolverão nossos problemas, pelo contrário, os agravarão, pois nos afastarão ainda mais de nossa essência real, do Deus em nós. Que mesmo em meio às dificuldades, façamos o esforço de direcionar nossa mente para ideias e soluções positivas ao invés de destruição e revolta. Cultivemos de forma real o Cristo em nós, a fraternidade e a oração por nós, por nossa família, por nosso próximo, por nossa cidade e por nosso planeta. Evitemos foco em matérias negativas e ofensas que nada acrescentam. Se há laços de discórdia, que não sejamos nós os que os reforçarão. Mudemos o padrão de energia mental a ser alimentado, valorizando e dando força para sentimentos e pensamentos que nos levem para cima, que nos façam bem e evitemos aqueles que só minam nossas forças. Isso sim é viver o natal em nós: transformação, renascimento de Cristo em nossos corações.

Que possamos ver o natal como um chamativo para nossa mudança interior que se faz urgente, nosso despertamento para a realidade a que o mundo com suas transformações nos intima. É hora de criarmos o natal em nós mesmos, buscando acender a luz de Cristo em nossos corações. 

Que todos nós possamos ter um FELIZ NATAL, mas aquela felicidade interna, real, que independe de qualquer coisa ou situação para existir. A felicidade por simplesmente existirmos e termos a oportunidade de fazer e cultivar o nosso melhor a cada dia, aquela felicidade que nos impulsiona e nos dá força para prosseguirmos com fé, positividade e energia, que não deixa que permaneçamos para baixo e que nos ajuda a levantar.

Paz e Luz neste Natal!

Luciana G. Rugani

Comentários

  1. Um lindo texto, digno de uma pessoa de luz. Feliz Natal a esse casal amado que já faz parte das nossas vidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, amigos Àlvaro Neves e Fati Reis! Vocês são pessoas muito queridas. Desejo muita paz neste natal e um 2016 de muitas felicidades!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto.
A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos problemas …

DEMOLIÇÃO DOS QUIOSQUES NA PRAIA DAS CONCHAS E ILHA DO JAPONÊS

Na sexta-feira passada (15), aconteceu a demolição de quiosques na Praia das Conchas e na Ilha do Japonês por fiscais do INEA. Incrível a forma autoritária como as coisas acontecem hoje! Parece que o desrespeito e a força têm sido os principais instrumentos para atingir os objetivos! A questão ali estava sub judice, não havia ainda sentença determinando a demolição, como podem ver abaixo na tramitação do processo. E ainda, a forma como foram feitas as demolições revela total despreparo. Não respeitaram os carrinhos de ambulantes ali guardados, destruíram TUDO, quebraram vidros sem o menor cuidado e preocupação, deixando os pedaços espalhados pela areia da praia, agredindo aquele ambiente natural. Muito triste ver como tornou-se comum resolver as coisas "na marra". Falta total de respeito com anos de trabalho, afinal os quiosques pertenciam a trabalhadores e foram demolidos sem decisão judicial para tal. Seria muito bom saber o que a prefeitura tem a dizer sobre esse triste, lame…

POESIA "COM LU", DE HAIRON HERBERT DE FREITAS

Linda, maravilhosa poesia!!

Com Lú
O amor não acaba, o amor só aumenta. Experimente uma frase, Espere mais e comente.
Seja velho, seja jovem, Esqueça o tempo que passou. O momento é agora, Aproveite tudo com amor.
Não chore, não clame, Seja firme, seja honesto. Não viva mau seus sentimentos, Aos restos estranhos, acalento.
Contudo o amor revigora, Mesmo no atrapalho da hora, Volta sempre sem demora.
O amor é sem fim, É eterno em mim, Consciente estou, Quando estou com amor.
Hairon H. de Freitas 15/7/2019