Pular para o conteúdo principal

MENSAGEM DE REFLEXÃO: NATAL



Caros leitores,

Gostaria hoje de deixar uma mensagem de natal diferente. Não somente desejos de feliz natal, mas especialmente uma mensagem de reflexão.

Sei que vivemos dias difíceis. De norte a sul de nosso país vemos reflexos de uma crise política, moral e econômica. E se observarmos mais a fundo, veremos que o nosso planeta em geral vem passando por mudanças. Os efeitos do que plantamos se fazem mais rápidos e mais intensos. Os acontecimentos revelam um ser humano no limite da tolerância, e no auge da incompreensão e da ganância. Ao mesmo tempo, o mundo não suporta mais tanta ambição e egoísmo. Até mesmo os recursos naturais já dão sinais de esgotamento. 

E o que tem a ver isso tudo com o natal?

Natal significa a chegada de Cristo. O nascimento daquele que veio nos ensinar o evangelho de amor, o caminho para a saúde plena e para uma vida mais harmônica. Há mais de 2000 anos que ele veio à Terra cumprir essa sua missão, mas a humanidade preferiu alimentar o ódio, as guerras e as disputas, e agora tudo começa a chegar no limite. A mensagem de Cristo sempre esteve aí, à nossa disposição, mas somente agora, vivenciando este tempo difícil, é que começamos a sentir a necessidade de buscá-la. Quando temos sede, buscamos água; quando temos fome, buscamos pão. E agora sentimos uma carência extrema de paz, de tolerância, de compreensão e de amor entre os seres. Nós nos afastamos de Deus quando nos afastamos de nossa própria essência de filhos da Luz, quando abafamos o Deus em nós, que é nossa consciência de amor, para priorizarmos o "ter" ao invés do "ser". Como filhos pródigos, precisamos sair, abandonarmos a casa do Pai (nossa essência de Luz) para percorrermos nosso caminho de sofrimento até chegarmos ao ponto em que estamos hoje, de total inversão de valores, falta de amor, e consequentes dores e sofrimentos, para, somente assim sentirmos falta da paz de outrora e buscarmos novamente Deus em nós. Assim é o ser humano, ele precisa vivenciar, experimentar, para aprender com suas próprias quedas a lição que há muito esteve e está aí à sua disposição. 

Que possamos então, neste natal, deixar que o Cristo renasça em nosso ser, trazendo de volta a paz perdida, limpando de nós o ódio, a revolta, que nada resolverão nossos problemas, pelo contrário, os agravarão, pois nos afastarão ainda mais de nossa essência real, do Deus em nós. Que mesmo em meio às dificuldades, façamos o esforço de direcionar nossa mente para ideias e soluções positivas ao invés de destruição e revolta. Cultivemos de forma real o Cristo em nós, a fraternidade e a oração por nós, por nossa família, por nosso próximo, por nossa cidade e por nosso planeta. Evitemos foco em matérias negativas e ofensas que nada acrescentam. Se há laços de discórdia, que não sejamos nós os que os reforçarão. Mudemos o padrão de energia mental a ser alimentado, valorizando e dando força para sentimentos e pensamentos que nos levem para cima, que nos façam bem e evitemos aqueles que só minam nossas forças. Isso sim é viver o natal em nós: transformação, renascimento de Cristo em nossos corações.

Que possamos ver o natal como um chamativo para nossa mudança interior que se faz urgente, nosso despertamento para a realidade a que o mundo com suas transformações nos intima. É hora de criarmos o natal em nós mesmos, buscando acender a luz de Cristo em nossos corações. 

Que todos nós possamos ter um FELIZ NATAL, mas aquela felicidade interna, real, que independe de qualquer coisa ou situação para existir. A felicidade por simplesmente existirmos e termos a oportunidade de fazer e cultivar o nosso melhor a cada dia, aquela felicidade que nos impulsiona e nos dá força para prosseguirmos com fé, positividade e energia, que não deixa que permaneçamos para baixo e que nos ajuda a levantar.

Paz e Luz neste Natal!

Luciana G. Rugani

Comentários

  1. Um lindo texto, digno de uma pessoa de luz. Feliz Natal a esse casal amado que já faz parte das nossas vidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, amigos Àlvaro Neves e Fati Reis! Vocês são pessoas muito queridas. Desejo muita paz neste natal e um 2016 de muitas felicidades!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J