Mostrando postagens de dezembro 5, 2015

DIÁRIO CABOFRIENSE: MUTIRÃO FISCAL E CONSCIÊNCIA CIDADÃ

Minha coluna de hoje no jornal "Diário Cabofriense". Leia o texto logo abaixo da foto: Nosso país vive um período complicado de crise econômica. Há poucos dias tivemos o anúncio de que o governo federal determinou cortes de 10,7 bilhões no orçamento, e que não deverão ser preservados nem investimentos, nem programas sociais. A situação é crítica, e reflete gravemente nos municípios. Já não é de hoje que a tendência tem sido de municipalizar as responsabilidades, mas e quanto aos recursos para assumi-las? Em tempo de crise geral, somem os repasses. Temos como exemplo o governo do estado, que, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, há cerca de um ano não estaria repassando a quantia mensal de 800 mil reais para a UPA, o que já resultaria em uma dívida acumulada de oito milhões para com o município. Então percebemos que a descentralização de responsabilidades acaba funcionando como um "vire-se como puder", e jogam o ônus somente para os municípios, sobrecarregando