terça-feira, 1 de março de 2016

PREFEITO ALAIR CORRÊA ASSINA PEDIDO DE BANDEIRA AZUL PARA PRAIA DO PERÓ


O prefeito Alair Corrêa assinou a inscrição no projeto Bandeira Azul para a praia do Peró, em Cabo Frio (RJ).

Compartilho da alegria desta iniciativa, pois desde que conheci esse projeto achei que seria muito interessante sua implantação em nossa cidade. Nunca tive interesses de ganhos pessoais, nem comerciais com a ideia. O que sempre me atraiu foi a oportunidade de ver Cabo Frio se destacando mais uma vez internacionalmente. E sempre tive a certeza de que se algum prefeito fosse adotar esse projeto para Cabo Frio, este prefeito só poderia ser Alair Corrêa pois, um projeto dessa relevância, só mesmo um prefeito com visão empreendedora para valorizar. E falo isso não só por ser admiradora de Alair e torcer por seu governo. Bem antes, quando ele ainda nem era candidato a prefeito, lembro que ele se interessou por um vídeo que foi postado sobre o assunto. E tanto é que inseriu essa proposta em seu plano de governo (clique aqui) e agora começa sua execução. 

Alair, mesmo com dificuldades, não deixa de enxergar além e de se preocupar em manter a cidade firme no roteiro turístico. Ele tem visão de futuro e espírito empreendedor como dons naturais, e isso é tudo de que o projeto precisa: gestores com visão e capacidade empreendedora.

E ainda, aliada à visão empreendedora do prefeito, está também a capacidade e competência de Jailton Dias, seu Secretário de Meio Ambiente. Essa conjunção perfeita (visão de futuro, empreendedorismo, capacidade e competência) é o ambiente ideal para proliferação e execução das boas ideias. Cabo Frio agradece!

Parabéns, Alair Corrêa! Parabéns, Jailton!

Luciana G. Rugani

Prefeito Alair Correa assina pedido de Bandeira Azul para Praia do Peró


Com a indicação Cabo Frio entra no roteiro mundialmente conhecido como praia sustentável


O Prefeito Alair Correa assinou a inscrição para o Programa Internacional de Certificação Ambiental, a Bandeira Azul para a Praia do Peró, que será encaminhado à coordenação nacional do projeto.


A Praia do Peró entra para o projeto que identifica uma praia no mundo como praia sustentável e entra no destino de pessoas que buscam essas características para visitar.

Segundo o Prefeito Alair Correa, ao aderir a Bandeira Azul, Cabo Frio fica indexada no site mundialmente conhecido para sua principal vocação, o turismo.

- O turismo de Cabo Frio dá um passo gigantesco ao aderir à Bandeira Azul gabaritando a nossa principal vocação e internacionalizando um dos mais importantes paraísos naturais, que são as Praias das Conchas e do Peró – disse o prefeito.

Após a assinatura, na sexta-feira (26/02), a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) já começou os trabalhos para atender aos 34 critérios de qualidade da água, educação ambiental e segurança.

O secretário de Meio Ambiente, Jailton Nogueira, disse que vai colocar a bandeira no canto esquerdo da praia, conhecida como Pontal.

- A região ainda é bastante preservada, mas não conta com instalação de chuveiros, sanitários e postos de salvamento, preceitos básicos para que a certificação seja concedida. O local é ideal justamente para que a região receba investimentos e infraestrutura, disse Jailton.

O Programa Bandeira Azul tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger o meio ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes. O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da FEE (Foundation for Environmental Education- Fundação para Educação Ambiental), que conta com apoio de diversas instituições internacionais.

Para fazer parte do Programa é necessária a participação do município e envolvimento de instituições locais que representam os vários segmentos da sociedade civil (moradores, iniciativa privada, empreendedores, comunidades tradicionais e grupos atuantes, ONGs e demais associações) e que podem colaborar na implantação e efetivação do Programa.

Texto: Rosália Moreira
Fotos: Divulgação

MEIO AMBIENTE CELEBRA INSTALAÇÃO DA UPAM NO PARQUE DORMITÓRIO DAS GARÇAS

As obras de restauração do Dormitório das Garças vão ser iniciadas em março pelo governo do Estado. Vinda da Unidade de Polícia Ambiental para Cabo Frio foi aprovada pela Câmara de Vereadores na semana passada



Foi aprovado pela Câmara Municipal de Cabo Frio o projeto da vinda da Unidade de Policia Ambiental (UPAM) para o Parque Municipal Dormitório das Garças. Na sessão do dia 25 de fevereiro, o secretário de Meio Ambiente, Jailton Dias Nogueira Junior, defendeu o projeto para os vereadores e teve aprovação imediata.

– Um parque sem segurança é um parque só no papel. Com aumento da violência em todos os cantos, devemos garantir o trabalho dos nossos educadores ambientais, visitantes e as escolas. Da mesma forma, este local vai ser o ponto de combate imediato aos crimes ambientais da região. Uma grande vitória do nosso governo. Qualquer parque que funcione na prática tem sua equipe especializada de combate: o nosso vai ter o combate interno, bem como o externo – disse Jailton.

O Governo do Estado vai restaurar toda a parte administrativa do Dormitório das Garças, que vai continuar funcionando como Centro de Visitação e Pesquisas e como polo de combate às ações criminosas contra o meio ambiente na região. As obras, a cargo do Governo do Estado, serão iniciadas ainda neste mês de março.

Cabo Frio nunca teve um destacamento especializado em combate a crimes ambientais. Com a parceria com o Governo do Estado, os crimes desta natureza serão combatidos por terra e água.

Texto: Rosália Moreira
Fotos: Divulgação

REINAUGURAÇÃO DA CASA ARTESANAL EM CABO FRIO

A Casa Artesanal - projeto do governo municipal que reúne o melhor do artesanato local de Cabo Frio - será reinaugurada amanhã, após um breve período de paralisação de suas atividades.

Em funcionamento desde outubro de 2013, a "Casa" passou por diversas fases de reorganização, superou dificuldades e manteve-se firme como atrativo turístico. Além disso, tem cumprido importante papel de divulgação da cidade por meio de seu artesanato. Agora, nesta nova fase, a "Casa" reabre também com trabalhos de consignados, o que propicia uma maior diversidade de produtos e técnicas artesanais, além de abrir espaço ao artesão que, por razões pessoais, muitas vezes se vê impedido de ficar o dia inteiro no local. 

Em tempos de dificuldades econômicas, são sempre bem-vindas as iniciativas que abrem portas e proporcionam novas oportunidades de trabalho em nossa cidade. 

Abaixo seguem fotos de alguns dos novos trabalhos. 

Vale a pena conferir! Hoje, terça-feira, 1º de março, às 19 horas, no shopping Ipanema Mall.





 


 






Luciana G. Rugani
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...