Mostrando postagens de julho 17, 2016

COMO FUNCIONA O SISTEMA PROPORCIONAL DE ELEIÇÃO DOS PARLAMENTARES

por Luciana G. Rugan i - Aproximam-se as eleições para prefeitos e vereadores.  Para eleição de prefeitos (assim como do presidente e governadores), é utilizado o sistema majoritário, quando será eleito aquele candidato que obtiver a maioria absoluta dos votos. Para eleição dos vereadores (assim como dos deputados estaduais e federais) é utilizado o sistema proporcional. E, por incrível que pareça, muitos brasileiros ainda não fazem a mínima ideia de como funciona este sistema. É uma matemática perfeitamente calculada que todos nós, cidadãos, não podemos deixar de conhecer, principalmente aqueles diretamente envolvidos na questão (sejam os pré-candidatos ou seus cabos eleitorais). Abaixo segue uma breve explicação sobre o sistema proporcional: http://mauricioromao.blog.br/sistemas-proporcionais-de-eleicoes-parlamentares/ Como Funciona o Sistema Proporcional Na eleição proporcional é possível votar tanto diretamente no candidato quanto nopartido ou coligação, dife