Mostrando postagens de agosto 21, 2016

POR MAURO LEAL - TRIBUTO A TEIXEIRA E SOUZA

por Luciana G. Rugani - E hoje vamos de poesia!  É para nós grande alegria divulgar assuntos de nossa cidade, sua história e dia a dia, riquezas culturais e trabalhos de cidadãos que também se dispõem a divulgar o que ela tem de melhor e a não deixar que se perca sua história. Abaixo segue uma poesia do amigo Mauro Leal: tributo a Teixeira e Souza, escritor cabofriense e primeiro romancista brasileiro (1812-1861).  Vale a pena conhecer: Tributo ao Primeiro Romancista Brasileiro - por Mauro Leal - Nos dias da mocidade, de saudade, penúria, penumbra; sofria. Mas aguerrido pela aurora despertava e à Cristo com lágrimas suplicava. Já ao raiar pelas trilhas, trilhos e estradas empoeiradas sob lufadas, não temia e laborioso à labuta, partia, e à luz do meio dia e à turva do velho lampião, do candieiro e da lamparina que enfumaçavam e ardiam, agradecia pelo pão e pelo dia. Bravo não sucumbiu, não esvaeceu, não recuou e da eterna paixão pelo sonho não refratou. E por pragmático ru