quarta-feira, 9 de novembro de 2016

CABO FRIO: 401 ANOS DE CULTURA - UM PASSEIO PELOS MONUMENTOS CULTURAIS

Na terceira matéria da série especial do aniversário de Cabo Frio vamos conhecer os pontos de manifestações culturais locais

Por Flávia Lira em 09/11/2016



Há cerca de 401 anos a cidade que hoje conhecemos como Cabo Frio era fundada. Porém, a história da região que hoje é referência em turismo vai além e traz para vocês uma enorme herança social. Na terceira matéria da série especial do aniversário de Cabo Frio vamos conhecer os pontos de manifestações culturais locais. 

Cabo Frio fervilha de eventos culturais que revelam em acontecimentos, costumes, tradições, valores, expressões populares artísticas e culturais. Deste modo, agregam à população conhecimento, lazer e identificação pessoal, contribuindo para a formação da cultura regional da cidade. 

Os monumentos culturais e museus são lugares únicos que proporcionam experiências inesquecíveis e aprendizagem para a vida toda. Cabo frio conta com inúmeros pontos culturais como o Mart - Museu de Arte Religiosa e Tradicional, a Charitas - Casa de Cultura José Dome, o Teatro Municipal e outras diversas manifestações culturais que tomam a cidade como palco. 

Esses são espaços que transmitem valores para a sociedade, despertam memórias e interagem com a contemporaneidade além de atraírem o público cabofriense e também turistas pela beleza, legado e programação cultural. 

Mart 

O Museu de Arte Religiosa Tradicional foi tombado pelo IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. É reconhecido pelo importante trabalho de aproximação que realiza com a comunidade local. O museu distingue-se por incentivar e acolher diversas manifestações culturais que utilizem o Patrimônio como referencial ou fonte de inspiração. Recebe também palestras periodicamente, exposições, contemplação astronômica e apresentações musicais. 


Charitas 

O prédio onde hoje funciona a Casa de Cultura José de Dome guarda em amplas salas muita história. Já foi orfanato, abrigo nos tempos da Segunda Guerra Mundial, Fórum, Biblioteca Municipal e sede da Secretaria Municipal de Cultura, hoje oferece uma gama de eventos e exposições 

Atualmente, o Charitas abriga a exposição permanente do acervo de José de Dome, artista plástico reconhecido internacionalmente e que viveu muitos anos na cidade. A casa é um espaço dinâmico, promovendo constantemente seminários, oficinas, palestras e apresentações de música, dança e teatro. Conta também com aulas de piano, inglês e desenho, dentre outras, oferecidas a preços populares. 


Teatro Municipal 

São inúmeros os pontos culturais e atrações para os moradores e turistas em Cabo Frio. A cidade conta elementos culturais, históricos, alguns deles inclusive constituindo um patrimônio histórico-cultural como o Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb. 

O Teatro Municipal da cidade foi construído em 1997, conta com encenações de espetáculos infantis e adultos, shows acústicos, seminários, palestras, cursos de teatro, dança, circo e pesquisas relacionadas ao universo das artes cênicas em geral. 

A lotação pode chegar a 350 lugares, sem as cadeiras; e 270, com cadeiras. As apresentações de teatro, grupos de dança ou encenação teatral com textos escritos por artistas da região têm preferência no local, o que não impede a presença de personalidades famosas. 


CABO FRIO: TURISMO E LAZER HÁ 401 ANOS

A cidade oferece várias opções de Turismo e Lazer para todos os gostos

Por Rosália Moreira em 08/11/2016


No próximo domingo (13) Cabo Frio faz 401 anos. A cidade, que encanta a todos, oferece além de belas praias o Eco Turismo, Turismo Cultural, Turismo de Negócios e várias opções de lazer para moradores e turistas. 


A Praia do Forte, um dos principais pontos turísticos da cidade, além da areia branca e fina, contrastando com um mar azul intenso, abriga o Forte de São Mateus. O Forte de São Mateus foi construído entre os anos de 1616 e 1621, com objetivo de proteger a cidade. Atualmente o monumento e seu entorno são tombados pelo IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 

Outro ponto turístico que chama a atenção de todos é o bucólico Bairro da Passagem, o mais antigo bairro da cidade. Com ruas estreitas, calçadas com paralelepípedos e rodeadas com casas no estilo colonial, o bairro sedia a belíssima Igreja dedicada à São Benedito, que foi construída em 1701. A simplicidade do local, o ar acolhedor e aconchegante atraiu bares e restaurantes que tornam o bairro uma experiência gastronômica inesquecível. 


Do mirante do Morro da Guia, localizado ao centro da cidade, conseguimos ver parte de Cabo Frio e o Boulevard Canal que atrai e encanta todos que por ali passam. Aos pés do morro está situado o Convento Nossa Senhora dos Anjos, considerado por especialistas como a primeira manifestação de uma arquitetura legítima brasileira. 


Fazendo um passeio pelo centro da cidade, o Boulevard Canal é o point da cidade. Com um calçadão construído a beira do canal Itajurú, o local é repleto de opções noturnas além de bares e restaurantes. 


Cabo Frio com seus encantos e histórias, oferece Turismo para todos os gostos, basta procurar a Secretaria de Turismo situada no Terminal dos Transatlânticos, na Avenida Assunção, s/nº – Bairro Passagem, e fazer seu roteiro para curtir a maior cidade da Região dos Lagos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...