RELIGIÕES: CONHECENDO THICH NHAT HANH

por Luciana G. Rugani - Ontem foi o Dia Mundial da Religião. No meu blog há um texto que escrevi sobre este assunto onde destaco meu entendimento sobre o tema (http://www.cantinhodasideias.com.br/2013/01/dia-mundial-da-religiao-uma-breve.html?m=1).
Penso que as religiões são caminhos que nos ajudam na nossa ligação com o Sagrado, com Deus. A melhor religião para alguém será aquela que mais o ajude a compreender as lutas dessa vida e a enfrentá-las visando seu aprimoramento enquanto ser humano. Nenhum dos grandes mestres que aqui estiveram disseram que esta ou aquela seria a verdadeira religião, mas todos foram unânimes em demonstrar e ensinar que a verdadeira religião é a do Amor. Gosto de conhecer e colher o que de melhor há em cada uma delas, por isso trago hoje um breve resumo da vida de Thich Nhat Hanh, monge budista vietnamita que vive em Plum Village, comunidade budista na França. Thây, como é conhecido, pratica o "budismo engajado", visão que prega para seus praticantes mais atividade e engajamento perante os problemas sociais. Gosto dos livros de Thây, li alguns que muito me encantaram, entre eles "Vivendo Buda, Vivendo Cristo", onde Thây nos mostra que é possível viver a espiritualidade de forma ecumênica, simples, sem preconceitos entre as religiões. O autor considera os conceitos teológicos como um meio, e não um fim, e prega a tolerância como sentimento essencial.
Segue abaixo um pouco sobre a vida deste ser iluminado:

Thich Nhat Hanh

Thich Nhat Hanh, foto cortesia de Paul Davis
O mestre zen Thich Nhat Hanh é um líder espiritual global, poeta e ativista pela paz, reverenciado em todo o mundo por seus poderosos ensinamentos e best-sellers sobre a atenção plena e a paz.

Seu ensinamento fundamental é que, através da atenção plena, podemos aprender a viver felizmente no momento presente - a única maneira de desenvolver verdadeiramente a paz, tanto em si mesmo quanto no mundo.

Thich Nhat Hanh publicou mais de 100 títulos sobre meditação, atenção e Budismo Engajado, bem como poemas, histórias infantis e comentários sobre antigos textos budistas. Ele já vendeu mais de três milhões de livros na América sozinho, alguns dos mais conhecidos incluem Ser Paz , Paz está em cada passo , O Milagre do Mindfulness , The Art of Power , True Love e raiva.

Thich Nhat Hanh foi pioneiro em trazer o budismo para o Ocidente, fundando seis mosteiros e dezenas de centros de prática na América e na Europa, bem como mais de 1.000 comunidades locais de prática de atenção plena, conhecidas como 'sanghas'.

Ele construiu uma comunidade próspera de mais de 600 monges e freiras em todo o mundo, que, juntamente com seus dezenas de milhares de estudantes leigos, aplicam seus ensinamentos sobre a atenção plena, a construção da paz nas escolas, locais de trabalho, em todo o mundo.

Thich Nhat Hanh, agora com 90 anos, é um monge humilde e gentil - o homem que Martin Luther King chamou de "Apóstolo da paz e da não-violência". A mídia o chamou de "O Pai da Atenção Plena", "O Outro Dalai Lama" E "O Mestre Zen que Preenche estádios".
Biografia

Nascido no centro do Vietnã em 1926, Thich Nhat Hanh entrou no Templo de Tu Hieu, na cidade de Hue, como monge novato aos dezesseis anos. Como um bhikshu jovem no início dos anos 1950, ele estava ativamente envolvido no movimento para renovar o budismo vietnamita. Ele foi um dos primeiros bhikshus a estudar um assunto secular na universidade em Saigon, e um dos primeiros seis monges a andar de bicicleta.

Quando a guerra chegou ao Vietnã, os monges e freiras foram confrontados com a questão de se aderir à vida contemplativa e ficar meditando nos mosteiros, ou para ajudar aqueles ao seu redor sofrendo sob os bombardeios e turbulência da guerra. Thich Nhat Hanh foi um daqueles que escolheu para fazer as duas coisas, e ao fazer isso fundou o movimento Budismo Engajado, cunhando o termo em seu livro Vietnam: Lotus em um mar de fogo.

Sua vida desde então tem se dedicado ao trabalho de transformação interior em benefício dos indivíduos e da sociedade.

Os primeiros seis membros da Ordem do Interbeing
Em 1961 ele viajou para os Estados Unidos para ensinar Religião Comparativa na Universidade de Princeton e no ano seguinte passou a ensinar e pesquisar o budismo na Universidade de Columbia. No Vietnã, no início da década de 60, Thich Nhat Hanh fundou a Escola de Juventude e Serviço Social, uma organização de 10.000 voluntários baseados nos princípios budistas da não-violência e da ação compassiva.

Como acadêmico, professor e ativista engajado na década de 1960, Thich Nhat Hanh também fundou a Universidade Hanh Van budista em Saigon, La Boi Publishing House, e um influente revista ativista da paz. Em 1966 ele estabeleceu a Ordem de Interser, uma nova ordem baseada nos preceitos tradicionais budista Bodhisattva.

Em 01 de maio de 1966 no Tu Hieu Temple, Thich Nhat Hanh recebeu a "transmissão da lâmpada 'do Mestre Chan Isso, tornando-se um professor de dharma do Dharma Linha Lieu Quan na geração 42 da escola Lam Te Dhyana ("Lin Chi Chan " em chinês ou "Rinzai Zen" em japonês).

Martin Luther King Jr & Thich Nhat Hanh
Alguns meses mais tarde, ele viajou mais uma vez para os EUA e Europa para defender a paz e pedir o fim das hostilidades no Vietnã. Foi durante esta viagem de 1966 que ele conheceu o Dr. Martin Luther King Jr., que o nomeou para o Prêmio Nobel da Paz em 1967. No entanto, como resultado desta missão tanto o Norte e Vietnã do Sul negou-lhe o direito de voltar ao Vietnã, e Ele começou um longo exílio de 39 anos.

Thich Nhat Hanh continuou a viajar amplamente, espalhando a mensagem de paz e fraternidade, pressionando os líderes ocidentais para terminarem a Guerra do Vietnã e liderando a delegação budista nas Conversações de Paz de Paris, em 1969.

Ele também continuou a ensinar, dar palestra e escrever sobre a arte da atenção plena e da "paz viva", e no início dos anos 70 foi professor e pesquisador do budismo na Universidade de Sorbonne, em Paris. Em 1975 ele estabeleceu a comunidade Sweet Potato perto de Paris e, em 1982, mudou-se para um sítio muito maior no sudoeste da França, que logo será conhecido como "Plum Village".

Sob a liderança espiritual de Thich Nhat Hanh, Plum Village cresceu de uma pequena fazenda rural para o que é hoje o maior e mais ativo monastério budista do Ocidente, com mais de 200 monásticos residenciais e até 8.000 visitantes por ano, que vêm de todo o mundo para aprender "A arte da vida plena".

Plum Village recebe pessoas de todas as idades, origens e religiões em retiros onde eles podem aprender práticas como meditação andando, meditação sentada, comer meditação, relaxamento total, meditação de trabalho e parar, sorrir e respirar conscientemente. Estas são todas as antigas práticas budistas, cuja essência Thich Nhat Hanh simplificou e desenvolveu para ser fácil e poderosamente aplicada aos desafios e dificuldades de nossos tempos.

Nos últimos vinte anos, mais de 100 mil retirativos se comprometeram a seguir o código modernizado de ética global universal de Thich Nhat Hanh em sua vida diária, conhecido como "The Five Mindfulness Trainings".

Mais recentemente, Thich Nhat Hanh fundou Despertar, um movimento mundial de milhares de Formação dos jovens nestas práticas da vida consciente, e ele lançou um internacional Despertar Escolas formação de professores programa para ensinar a atenção plena nas escolas na Europa, América e Ásia.

Thich Nhat Hanh é também um artista, e seus originais e populares obras de caligrafia - frases curtas e palavras que capturam a essência de seus ensinamentos mindfulness - têm desde 2010 foram expostas em Hong Kong, Taiwan, Canadá, Alemanha, França e Nova York.

Na última década, Thich Nhat Hanh abriu mosteiros na Califórnia, New York, Vietnam, Paris, Hong Kong, Tailândia, Mississippi e Austrália, e em primeiro lugar" da Europa Instituto de Budismo Aplicado" na Alemanha.

Centros de prática Mindfulness na tradição da aldeia de ameixa oferecem retiros especiais para empresários, professores, famílias, profissionais de saúde, psicoterapeutas, políticos, jovens, bem como veteranos e israelenses e palestinos. Estima-se que mais de 45.000 pessoas participam de atividades lideradas por monges e monjas da Plum Village nos EUA e Europa a cada ano.

Nos últimos anos Thich Nhat Hanh liderou eventos para congressistas e mulheres dos EUA, e para parlamentares no Reino Unido, Irlanda, Índia e Tailândia. Ele abordou a UNESCO em Paris, pedindo medidas específicas para reverter o ciclo de violência, guerra e aquecimento global, bem como o Parlamento Mundial de Religiões em Melbourne. Em uma visita aos EUA, em 2013, ele liderou eventos de conscientização de alto nível no Google, no Banco Mundial e na Harvard School of Medicine.

Em 11 de novembro de 2014, um mês após seu 89º aniversário, e após vários meses de rápida diminuição da saúde, Thich Nhat Hanh sofreu um acidente vascular cerebral grave. Em janeiro de 2016, após mais de um ano de reabilitação intensiva, Thich Nhat Hanh retornou ao seu eremitério em Plum Village. Embora ainda seja incapaz de falar e esteja paralisado no lado direito, ele continua a oferecer sua presença pacífica, serena e valente à sua comunidade em Plum Village, participando de meditações andantes, refeições conscientes, meditações sentadas, celebrações e cerimônias como Na medida em que sua saúde o permitir.

Em 2005 a Thich Nhat Hanh foi perguntado:

Você fará 80 anos este ano. Você planeja se aposentar como professor espiritual a qualquer momento?

Eis a resposta que ele deu:

"No budismo, vemos que o ensino é feito não só por falar, mas também por viver sua própria vida. Sua vida é o ensinamento, é a mensagem. E desde que eu continuo a sentar, a andar, a comer, a interagir com a Sangha e as pessoas, continuo a ensinar, mesmo já tendo encorajado meus alunos mais velhos a começarem a me substituir dando palestras de Dharma. Nos últimos dois anos, eu pedi aos professores do Dharma, não apenas no círculo monástico, mas também no círculo leigo, para darem aulas de Dharma. Muitos deles deram conversas maravilhosas sobre o Dharma. Algumas conversas de Dharma foram melhores que as minhas. Eu me vejo na minha continuação, e não vou me aposentar. Eu vou continuar a ensinar, se não por conversas de Dharma então na minha maneira de sentar, comer, sorrir e interagir com a Sangha. Eu gosto de estar com a Sangha.

Mesmo se eu não der palestras sobre o Dharma, eu gostaria de me juntar à meditação ambulante, meditação sentada, comer com atenção e assim por diante. Então não se preocupe. Quando as pessoas são expostas à prática, elas são inspiradas. Você não precisa falar para ensinar. Você precisa viver sua vida conscientemente e profundamente. Obrigado.