Nesta quinta-feira (16), acontecerá no Charitas, às 18:30, o lançamento de mais um romance do escritor e professor Paulo Cotias, "Salinas". Trata-se de um novo livro da série iniciada com "Boulevard". São livros independentes, que retratam etapas e focos diferenciados da saga de Antônio Salinas, personagem narrador do primeiro livro cujo resumo que fiz segue logo abaixo.
O lançamento acontecerá durante o Sarau Flores Literárias, um encontro com outros escritores em que acontecem declamações, sorteios, microfone aberto e apresentação do maestro Angelo Budega.
Vale a pena participar!
______________________________________________________
Resumo do livro "Boulevard" - Autor: Paulo Cotias.
O livro é narrado na primeira pessoa. Um político, já não mais na ativa, conta suas memórias em uma cafeteria.
O personagem narrador não representa unicamente uma pessoa, mas sim um arquétipo que visa mostrar uma das muitas sínteses do universo político em que vivemos. Ali, Antônio Salinas conta suas armações políticas sem o mínimo de ética e caráter, sua vida de luxúria, seu envolvimento com drogas e sexo, as informações pessoais que consegue utilizando supostos encontros católicos de casais promovidos por ele e sua esposa e o uso de tais informações como meio de chantagem nas armações e acordos. A decepção de sua esposa quando descobre o uso de algo que, para ela, era sagrado, como estes encontros religiosos. Tanta decepção, aliada à vida desregrada do marido, a leva a uma vida apagada e deprimida, vindo a falecer de câncer. Traições conjugais aos montes são também utilizadas para manter o controle por meio de chantagem. É uma visão do poder pleno de orgulho e vaidade.
Os fatos narrados são velhos conhecidos nossos da política brasileira, como, por exemplo, os acordos com aparentes "opositores", as licitações fraudulentas, obras superfaturadas, dossiês sobre uns e outros para usar como chantagem, entre outros.

O livro todo é uma ficção, mas as artimanhas casam perfeitamente com algumas notícias sobre a política em geral que diariamente nos chegam através da mídia.
Vale a pena a leitura de ambos os livros para ampliarmos nosso conhecimento sobre o universo político.
Luciana G. Rugani
Comentários
Postar um comentário