Pular para o conteúdo principal

ALERTA - RETORNO IRREGULAR NO LARGO SANTO ANTÔNIO


Hoje quero deixar aqui o alerta em relação a um fato presenciado por mim e que comumente tem acontecido no Largo Santo Antônio, no centro de Cabo Frio - RJ. Não pude fotografar o fato, mas basta qualquer pessoa permanecer ali observando por um período que logo presenciará muitos flagrantes.

Neste ponto do Largo Santo Antônio, motoristas de taxi costumam fazer retorno proibido do lado direito para o lado esquerdo por cima do passeio, conforme ilustrado pela seta em azul. No local, a calçada de pedra portuguesa já está até danificada pelo trânsito dos veículos.

Esta foto que postei é do Google, de fevereiro deste ano. Eu presenciei este fato recentemente, neste mês, e a calçada seguia danificada. Infelizmente eu não pude tirar fotos na data, mas fica aqui o registro do fato e local para que sejam tomadas as devidas providências no sentido de fazer um retorno regular, na via, com segurança tanto para os taxistas como para transeuntes, pois, da forma como está, é uma manobra de risco tanto para taxistas como para pedestres.

Vale destacar que o retorno é irregular segundo o art. 26, item V do Código de Trânsito Brasileiro: "Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas: V - o trânsito de veículos sobre passeios, calçadas e nos acostamentos, só poderá ocorrer para que se adentre ou se saia dos imóveis ou áreas especiais de estacionamento;"

Luciana G. Rugani

Comentários

  1. Boa tarde. Esse retorno foi reenvidicado pelos taxistas daquele ponto no ano de 2008.

    Na ocasião uma obra seria feita para a construção adequada do mesmo, obra está que até foi iniciada pelo Governo da época . Porém o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) na época embargou a obra alegando falta de estudo etc... E o Largo de Santo Antônio é tombado então a obra parou.

    Para atender a demanda dos táxis a prefeitura e a Guarda Municipal na época autorizaram a passagem, desde que os táxis tivessem cuidado etc... Existe documento para comprar isto.

    Em todos esses anos nunca houve um acidente ali por parte dos táxis.

    A fila do ponto é enorme o para passar de um lado para o outro esses taxistas teram que dar o retorno la o itajuru algo complicado de se fazer na alta temporada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Paulo! Obrigada por seu relevante comentário no debate!
      Realmente o retorno é necessário, e os motoristas têm todo cuidado em fazê-lo, porém acho importante os taxistas seguirem reivindicando esse retorno da forma adequada pois, ainda que tomem cuidado, é uma manobra arriscada e proibida pelo CTB. O local é tombado, mas pode-se fazer um projeto adequado e autorizado pelo IPHAN. Isso não tem um trâmite rápido, mas, tendo em vista a relevância da solicitação e da região (central e de muito movimento), pode-se conseguir uma solução mais célere se houver interesse e empenho por parte do poder público. Um projeto adequado e regulamentar que propicie mais segurança e até mais agilidade para os taxistas.

      Excluir
  2. Já que a senhora tem tempo hábil e boa vontade em ajudar o tráfego do município, por favor, continue pesquisando, pois, há ainda muitos pontos na cidade que precisam ser revistos. Não preste atenção só nos taxistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, meu caro! Claro que sim! Sempre se tem tempo quando se quer colaborar e exercer o dever de cidadania. Eu estava passando pela calçada, indo justamente para um trabalho que estava realizando e onde eu daria uma entrevista, pena que era sobre outro tema senão eu teria aproveitado para abordar também este assunto!E o taxi cortou o passeio na minha frente! Então o tempo se faz, meu caro, e se organiza. Justamente por meu tempo ser precioso é que faço dele algo útil, não uso internet para ironias nem coisas do tipo, para isso realmente eu não tenho tempo! Na cidade há muito o que ser revisto sim, e sempre que percebo algo faço o alerta. E olha, tenho que prestar atenção no taxista sim, pois ele apareceu cortando na minha frente. Se eu estivesse desatenta, poderia ter sido atropelada! E sinceramente, acho que é uma classe que merece muito mais do que um retorno improvisado e proibido. É uma classe que merece um retorno digno e com segurança, afinal de contas creio que não estão ali de favor, não é mesmo? Boa tarde, obrigada pela boa vontade em dedicar seu tempo para o meu blog!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto.
A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos problemas …

DEMOLIÇÃO DOS QUIOSQUES NA PRAIA DAS CONCHAS E ILHA DO JAPONÊS

Na sexta-feira passada (15), aconteceu a demolição de quiosques na Praia das Conchas e na Ilha do Japonês por fiscais do INEA. Incrível a forma autoritária como as coisas acontecem hoje! Parece que o desrespeito e a força têm sido os principais instrumentos para atingir os objetivos! A questão ali estava sub judice, não havia ainda sentença determinando a demolição, como podem ver abaixo na tramitação do processo. E ainda, a forma como foram feitas as demolições revela total despreparo. Não respeitaram os carrinhos de ambulantes ali guardados, destruíram TUDO, quebraram vidros sem o menor cuidado e preocupação, deixando os pedaços espalhados pela areia da praia, agredindo aquele ambiente natural. Muito triste ver como tornou-se comum resolver as coisas "na marra". Falta total de respeito com anos de trabalho, afinal os quiosques pertenciam a trabalhadores e foram demolidos sem decisão judicial para tal. Seria muito bom saber o que a prefeitura tem a dizer sobre esse triste, lame…

POESIA "COM LU", DE HAIRON HERBERT DE FREITAS

Linda, maravilhosa poesia!!

Com Lú
O amor não acaba, o amor só aumenta. Experimente uma frase, Espere mais e comente.
Seja velho, seja jovem, Esqueça o tempo que passou. O momento é agora, Aproveite tudo com amor.
Não chore, não clame, Seja firme, seja honesto. Não viva mau seus sentimentos, Aos restos estranhos, acalento.
Contudo o amor revigora, Mesmo no atrapalho da hora, Volta sempre sem demora.
O amor é sem fim, É eterno em mim, Consciente estou, Quando estou com amor.
Hairon H. de Freitas 15/7/2019