segunda-feira, 25 de setembro de 2017

FONTE DO ITAJURU SEGUE FECHADA À VISITAÇÃO PÚBLICA

por Luciana G. Rugani - Em comunicado oficial por e-mail enviado dia 29 de agosto, a Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Cabo Frio anunciou que no dia 21 de setembro, em comemoração ao dia da árvore, a Fonte do Itajuru seria aberta à visitação pública, com segurança, jardim temático e outras melhorias. Assim dizia o comunicado:

"...Para fechar a programação, no dia 21, Dia da Árvore, acontece a inauguração da Fonte do Itajuru, a partir das 9h. O local passou por reformas, como a troca de todo o gradil e a pintura da guarita. Além disso, a Fonte vai ganhar um jardim temático com plantas endêmicas, como pau-brasil, guapeba, pitangas, aroeira, entre outras. “canteiro cabo-friense, flora nativa”. O projeto Kombination promete animar a entrada do Parque no dia da inauguração, para entreter os visitantes.
Para o secretário de Cultura, Ricardo Machado, a reabertura da Fonte do Itajuru vai abrir uma nova possibilidade de turismo, além de recuperar parte da história de Cabo Frio:
“Não temos dúvidas que a Fonte é um dos marcos mais importantes da nossa cidade e a reabertura vai reavivar a história desta que é a sétima cidade mais antiga do Brasil. E isso vai proporcionar mais uma bela opção para os turistas, de conhecer o local que abastecia a cidade na colonização”, destaca ele.
Para o coordenador de Meio Ambiente, Eduardo Pimenta, quem mais vai ganhar com a reabertura da Fonte é a população e a cidade como um todo: “Vamos dar segurança ao local para que a população possa desfrutar de todo aquele paraíso. O lago também foi revitalizado”, comentou Pimenta".

Hoje nosso blog recebeu do Centro de Estudo e Pesquisa do Meio Ambiente Aquático (CEPMAA) fotos atuais da Fonte do Itajuru através das quais percebemos que infelizmente a abertura à visitação pública anunciada no comunicado não foi efetivada. O local continua fechado e com aspecto de abandono. Lamentável que um ponto histórico de tamanha relevância para a história da cidade siga dessa maneira! É mais um pouco da história que se perde a cada dia e mais um atrativo turístico que fica abandonado.
No facebook há um grupo intitulado "Casarões Antigos, Histórias e Relíquias" destinado a tirar do esquecimento os monumentos históricos de todo o país. O grupo tem mais de 10 mil participantes e o post sobre a fonte do Itajuru já teve mais de 400 curtidas. Através dos comentários podemos perceber a tamanha indignação dos participantes em relação a essa questão.
Seguem abaixo o comunicado da prefeitura, com destaque no trecho sobre a abertura da Fonte do Itajuru, as fotos tiradas hoje pelo CEPMAA e o link e comentários para o grupo do facebook "Casarões Antigos, Histórias e Relíquias".
Fica aqui também nossa solicitação para que a questão seja resolvida o mais breve possível para que mais este pedaço de nossa história não se perca e possa ser devidamente divulgada para os turistas e cidadãos.

JAQUELINE BRUM LANÇA “PALAVRAS À FLOR DA PELE” NO CHARITAS

por Luciana G. Rugani - O livro de Jaqueline fala sobre um tema do qual as relações pessoais hoje em dia estão muito carentes.
Seu livro versa sobre como as palavras dão voz aos sentimentos e como podemos senti-las. Conteúdo relevante pois vivemos um tempo rico em recursos de comunicação, porém pobre em diálogo, frieza nas relações, com nenhuma ou apenas poucas e frias palavras.
Vale a pena ler!
 _______________________________________
  Este é o terceiro livro da escritora, que contou com a presença de 100 pessoas no lançamento

A escritora Jaqueline Brum lançou o seu terceiro livro, “Palavras à flor da pele”, na noite de sábado (23), na Casa de Cultura José de Dome - Charitas. A cabo-friense recebeu o carinho de amigos, familiares, artistas locais e admiradores do seu trabalho. Mais de cem pessoas prestigiaram o evento que contou também com apresentação do Coral Despertar e da cantora Sarah Dhy, além da presença de escritores da região.

"Foi uma noite emocionante! Estou muito feliz com tudo que vivi no lançamento. É o terceiro livro, mas a emoção é de como se fosse o primeiro. A noite foi linda, emocionante, inesquecível", comemorou Jaqueline.

Durante o evento a autora teve a honra de receber a família do poeta Cardoso da Fonseca, que viajou especialmente para o lançamento. "Recebi muito carinho, muitas homenagens e dividi minha alegria e palavras com todos. Ninguém queria ir embora", completou.

Segundo ela, o livro faz uma reflexão de como as palavras podem dar voz aos sentimentos e de como devem ser sentidas. Além de escritora Jaqueline Brum   é professora, bióloga e palestrante. Recentemente esteve no maior evento literário do país, a 18ª Bienal Internacional do Livro Rio, representando Cabo Frio.

O Charitas está localizado na Avenida Nossa Senhora da Assunção, no Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 20h. A Casa de Cultura conta com exposições artísticas temporárias e permanentes.

Att.
Coordenadoria de Comunicação