Pular para o conteúdo principal

ENCONTRO "FLORES LITERÁRIAS" - HOMENAGEM RECEBIDA DO AMIGO POETA ROBERTO AMORIM

Ontem aconteceu o encontro do mês de abril do Flores Literárias, no Charitas. Evento com microfone aberto, todos que quiseram declamar suas poesias puderam fazê-lo.

Fiquei muito feliz por ter sido lembrada nas palavras do poeta Roberto Amorim. Roberto lançou seu primeiro livro em 14 de agosto do ano passado. Começou a escrever poesias alguns meses antes e postava no facebook. A sua primeira poesia falava sobre a defesa das árvores derrubadas na Prainha, em Arraial do Cabo. Eu gostei e achei muito interessante a proposta de conscientizar, através da poesia, sobre a importância da proteção à natureza. A partir daí, incentivei-o a continuar e a participar da 1ª Antologia Flores Literárias, cujo lançamento ocorreu em julho, também do ano passado.

Roberto seguiu em frente e já está na preparação do seu terceiro livro. No primeiro, consta uma poesia que ele fez para mim intitulada "O Incentivo". E, no evento de ontem, qual não foi minha surpresa ao ouvir as palavras de gratidão de Roberto para mim. Fico feliz por ter dado esse incentivo e por ele ter seguido em frente e se encontrado na poesia. Roberto, quando expõe sua gratidão a mim, demonstra ter espírito nobre, pois a gratidão é uma das mais preciosas virtudes de um ser. Recebi também, juntamente com Andréa e Jaqueline, um acróstico que ele fez para nós, o qual reproduzo abaixo.

Muito obrigada, Roberto, por lembrar-se de mim em suas apresentações, por seu carinho e gratidão pelo ato tão simples que tive de incentivá-lo, quando percebi a pureza e beleza de sua mensagem de amor à natureza através da poesia. Foi de coração que o fiz. Desejo que seu caminho seja de muito sucesso e reconhecimento!

Lua mais bela nunca vi
Um dois três, vou pedir mais outra vez
Coisa bela, cabelos loiros
Inteligente como o sol a florir na primavera
Amanhece, o sol brilha nos seus cabelos
Não sei se é rica, parece ouro
Abelha faz mel, favos doces como o céu, quando a vejo não tem nuvem o azul brilha, como a estrela no céu.

A beleza não esconde
Névoa amor do seu perfume mais doce
Digo com alegria flor bela
Respeito com sabedoria
E você diz palavras com sabedoria
Amor sinto quando estou perto pertinho de você

Joia rara
Amor não se compara
Quando a vejo
Uma chama brota no meu peito
Estado, cidade, país
Lugar belo é com você ser
India, mulata, cabocla
Não importa belas es
Espelho do meu sonho mais bonito, seres belos, flor, jasmim, dama da noite do meu jardim.


Roberto Amorim, 14/3/2018.

 
Roberto Amorim conta a história de sua entrada no mundo da poesia
Apresentação dos acrósticos para mim, Andréa e Jaqueline

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto.
A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos problemas …

DEMOLIÇÃO DOS QUIOSQUES NA PRAIA DAS CONCHAS E ILHA DO JAPONÊS

Na sexta-feira passada (15), aconteceu a demolição de quiosques na Praia das Conchas e na Ilha do Japonês por fiscais do INEA. Incrível a forma autoritária como as coisas acontecem hoje! Parece que o desrespeito e a força têm sido os principais instrumentos para atingir os objetivos! A questão ali estava sub judice, não havia ainda sentença determinando a demolição, como podem ver abaixo na tramitação do processo. E ainda, a forma como foram feitas as demolições revela total despreparo. Não respeitaram os carrinhos de ambulantes ali guardados, destruíram TUDO, quebraram vidros sem o menor cuidado e preocupação, deixando os pedaços espalhados pela areia da praia, agredindo aquele ambiente natural. Muito triste ver como tornou-se comum resolver as coisas "na marra". Falta total de respeito com anos de trabalho, afinal os quiosques pertenciam a trabalhadores e foram demolidos sem decisão judicial para tal. Seria muito bom saber o que a prefeitura tem a dizer sobre esse triste, lame…

POESIA "COM LU", DE HAIRON HERBERT DE FREITAS

Linda, maravilhosa poesia!!

Com Lú
O amor não acaba, o amor só aumenta. Experimente uma frase, Espere mais e comente.
Seja velho, seja jovem, Esqueça o tempo que passou. O momento é agora, Aproveite tudo com amor.
Não chore, não clame, Seja firme, seja honesto. Não viva mau seus sentimentos, Aos restos estranhos, acalento.
Contudo o amor revigora, Mesmo no atrapalho da hora, Volta sempre sem demora.
O amor é sem fim, É eterno em mim, Consciente estou, Quando estou com amor.
Hairon H. de Freitas 15/7/2019