domingo, 7 de janeiro de 2018

CABO FRIO: PRAÇA DAS ÁGUAS VOLTA A FUNCIONAR PRECARIAMENTE

Depois de ver nas redes sociais fotos da Praça das Águas com água e algumas pessoas comentando que seria água de chuva, outras dizendo que não e outras na dúvida, resolvi ir lá hoje à tarde para inteirar-me pessoalmente da situação.

Observei que realmente ligaram um maquinário, pois há barulho de funcionamento naquela casa de máquinas que fica atrás das pedras, e um pouco de água descendo delas. Não há mais nada ligado, nem chafariz, nem qualquer outra queda d'agua. A queda d'água que havia nas pedras da outra extremidade não estava funcionando. O volume de água está pouco, pois há áreas ainda sem água.

Não sei o objetivo de a terem colocado em funcionamento de modo precário, pois ali não basta colocar água. Precisa de limpeza, manutenção. Tem muita sujeira na água, os desenhos em 3D já desapareceram, continua sem os peixes artesanais e sem as luzes coloridas, as madeiras da borda seguem quebradas e, além disso, na parte de fora ao redor, as lixeiras estão todas enferrujadas e as estátuas de Leandro e de Victor Ribas seguem quebradas.

Pelo menos percebemos que a desculpa dada, ainda no primeiro semestre do ano passado, de que haveria vazamento e que por isso não poderiam voltar a enchê-la, está descartada. 

Espero que tenham compreendido o "tiro no pé" que deram ao deixar abandonado um ponto turístico tão importante como este e estejam começando a acordar para a necessidade de cuidar e providenciar a devida limpeza e manutenção deste patrimônio público que tanto destaque trouxe para o turismo da cidade. Além disso, um local bem cuidado naturalmente impõe mais respeito aos visitantes. Uns e outros se atrevem a entrar nas águas e subir nas pedras, mas para isso basta que tenham vigilantes atentos para repreendê-los. Do jeito que está hoje, sem cuidado, poucos são os que respeitam.







Leve sombreamento do desenho 3D
















Luciana G. Rugani

CABO FRIO: CINEMA, TEATRO E FOLIA DE REIS NO ESPAÇO USIN4

Para começarmos o ano com muita alegria e cultura, nada melhor que abrirmos nossas postagens de 2018 falando sobre o belíssimo evento que aconteceu ontem no espaço Usin4, bairro Jardim Excelsior, aqui em Cabo Frio (RJ).

Há muito eu queria conhecer o Usin4 e outra não poderia ter sido melhor oportunidade. 

Para começar, assistimos ao curta "Os Reis de Sagrado", de Lucas Muller, documentário esclarecedor sobre a tradição popular da folia de reis.

A seguir, aconteceu a apresentação do teatro documentário "Antônio de Gastão - Memória é Trabalho", com o coletivo de teatro "En La Barca Jornadas Teatrais", participação de Bruno Peixoto e Anna Fernanda. A história de Antônio de Gastão (1912-1990), um homem de talentos múltiplos, o maior artista popular da nossa região, é também a história de nossa cidade. Ao ouvirmos a narrativa na primeira pessoa, nos transportamos no tempo e vemos o artista falando sobre os fatos da época, os costumes, as primeiras transformações na cidade quando áreas eram loteadas para serem transformadas em salinas e o sentimento que tais transformações geravam no povo da terra.

Depois de um ano de pesquisas, o grupo divulgou a história do artista em 25 apresentações durante o ano de 2017. Muitas histórias, poesias e músicas de Antônio de Gastão estão registradas no livro "Antônio de Gastão - Pescador de Cabo Frio". Um livro riquíssimo em cultura local do qual não há na biblioteca da cidade nenhum exemplar. O grupo vem trabalhando intensamente por uma reedição do livro, que, com certeza, será uma grande conquista para nossa cidade.

Após o teatro documentário, assistimos ao teatro de bonecos do Sorriso Feliz Criações Artísticas e depois à apresentação das folias de reis Estrela D'Alva e São Cristóvão, uma belíssima expressão de religiosidade e cultura popular.

Foi uma noite muito agradável e alegre. O espaço Usin4 é um local acolhedor onde frequentemente são promovidos eventos culturais. O Usin4 fica na rua Geraldo de Abreu, 4, Jardim Excelsior, próximo à rodoviária. Vale a pena conhecer!












 




Luciana G. Rugani
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...