terça-feira, 21 de maio de 2019

ETIQUETA NAS REDES SOCIAIS: COMUNICANDO COM EDUCAÇÃO E INTELIGÊNCIA


A comunicação é um processo essencial na vida dos homens. Qualquer relação social será com certeza muito mais enriquecedora se houver diálogo. A maturidade de uma pessoa revela-se justamente na capacidade de colocar-se no lugar do outro, respeitar suas opiniões divergentes e saber dialogar, apesar das diferenças.

Hoje em dia, principalmente com o advento do mundo virtual, onde as pessoas não ficam mais cara a cara, olho no olho, muitos utilizam o silêncio como resposta. Este silêncio é muito diferente daquele outro destinado a acalmar e evitar contendas. O silêncio ao qual muitas pessoas estão aderindo, principalmente nas redes, é um silêncio covarde, um silêncio controlador e humilhante, pois o fato de simplesmente deletar ou ignorar revela desconsideração total pela outra pessoa. E ninguém, nenhum ser humano, merece ser tratado com descaso ou desconsideração. 

Hoje existem tantos meios de comunicação e, por incrível que pareça, as pessoas desaprenderam a se comunicar. Ao invés de maturidade e inteligência, agem de forma bronca e covarde. Muitas vezes imaginam algo do outro e preferem prejulgá-lo do que se assumirem homens ou mulheres com capacidade de diálogo para chegarem diretamente e conversar como gente.  Muitos convivem virtualmente e esquecem que estão lidando com seres humanos e não com máquinas.

Para finalizar, o silêncio em uma relação nunca é a melhor saída. Por mais que julguemos ser uma relação sem importância, que nada representa para nós e que nada vem a somar, saibamos ofertar nossa atenção ao menos com uma resposta às colocações. Não nos custará nada, além de alguns poucos três ou quatro segundos, e poderá nos acrescentar muito em termos de contato pessoal. Mostraremos mais maturidade, inteligência, coragem e capacidade de bem relacionar, além de demonstrarmos a sabedoria de nunca desprezar alguém, ainda que nos pareça sem a menor importância, pois a vida é mestre em nos ensinar que aquele que despreza o pouco, acaba perdendo o muito. E ainda, como diz a frase ilustrativa do texto, ao adotar a indiferença como resposta, amanhã você poderá ser alvo do desprezo total de não merecer nem uma pergunta.

Luciana G. Rugani
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...