Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 27, 2019

CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO - 4° FESTIVAL DE POESIA DE LISBOA

Segue abaixo meu certificado de participação no IV FESTIVAL DE POESIA DE LISBOA, organizado pela editora helvético-brasileira Helvetia Éditions, cujo objetivo principal é valorizar a língua portuguesa e incentivar a criação poética. O festival ocorreu de 12 a 14 de setembro deste ano em Lisboa e deu origem a uma antologia composta de poetas de todas as partes do Brasil e de Portugal.  Em minha biografia, destaquei o fato de ser membro da ALACAF - Academia de Letras e Artes de Cabo Frio. Fiquei muito feliz pelo fato de o nome de nossa cidade haver sido registrado no evento e no livro da antologia.  O livro já está a caminho. Assim que chegar, postarei aqui matéria para divulgá-lo.

TEXTO DE JOÃO PEREIRA COUTINHO: UMA CONSPIRAÇÃO DE ESTÚPIDOS

por João Pereira Coutinho

Se trocarmos políticos corruptos por idiotas, teremos razões para festejar?
Contra a estupidez, até os deuses lutam em vão. Assim falava Schiller. E assim falo eu, que dedico há anos uma atenção obsessiva ao assunto. Há gente que gosta de olhar para pássaros. Eu gosto de olhar para estúpidos, motivo por que me dediquei ao comentário político em solo luso.
Atenção. Não falo da estupidez pontual, acidental, pessoal. Não atiro a primeira pedra: os meus atos de estupidez, que são vários e continuarão a ser vários, fazem parte da minha imperfeição.
Eu falo da estupidez consistente, estrutural, constitucional. Falo de uma estupidez que não é possível apagar, corrigir, civilizar. E que jamais pode ser confundida com a mera ignorância. A ignorância tem cura. A estupidez, não.
Mas o que é a estupidez? De onde vem? Como podemos neutralizá-la, se é que podemos? A resposta foi dada, de forma inultrapassável, por Carlo M. Cipolla em “The Basic Laws of Human Stupidity”. Conhecia…