Pular para o conteúdo principal

OPINIÃO

O clientelismo é a porta aberta para a corrupção.

Subverte o poder, deixando este de emanar do povo e passando a pertencer a grupos ou a pessoas com interesses próprios e não-coletivos. A moeda de troca utilizada é o voto ou até mesmo dinheiro. Joga por terra o princípio democrático de igualdade entre os votos dos cidadãos na medida em que os valoriza diferentemente, passando o voto de certo cidadão a valer mais que o de outro.

A contratação de pessoal em desacordo com as necessidades administrativas visando agraciar favorecidos em troca de voto ou de dinheiro fere de morte o princípio da impessoalidade, um dos principais da Administração Pública, podendo levar à invalidação do ato.

O administrador encontra-se sujeito aos princípios da administração pública e da democracia, pois estão prescritos constitucionalmente. Há leis a serem seguidas, há argumentos para embasar pedidos de invalidação ou anulação de atos. Mas e a prática? Como os cidadãos podem ser ouvidos em seus direitos quando os instrumentos para isso na maioria das vezes não são acessíveis? Ou, pior ainda, quando o clientelismo invadiu até mesmo as esferas do Judiciário?

O Brasil é o país da discrepância entre teoria e prática. Uma Constituição enorme, leis de todos os tipos e para “proteger” diversos seguimentos, mas uma justiça cara, em muitos casos inacessível. Uma justiça que de cega não tem nada, pois enxerga muito bem quando quer enxergar.

Luciana G. Rugani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J